NAD - NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE

Informações Gerais


Nivelamento

Programa de Nivelamento – O que é?


Considerando o grande número de alunos que ingressam no ensino superior com algumas lacunas formativas, dificultando o acompanhamento dos componentes curriculares neste grau de ensino, fazendo com que muitos percam o entusiasmo e como consequência o trancamento de matrícula. Considerando ainda a heterogeneidade e o desnivelamento formativo entre os alunos, há a necessidade de oferecer aos alunos, que apresentam estas dificuldades, a oportunidade do nivelamento da aprendizagem, para que possam, de forma homogenia e segura, acompanhar os estudos nesta nova fase da vida.

A UNIESP cumprindo a sua missão de fazer todos os esforços de inclusão, apresenta o PROGRAMA DE NIVELAMENTO que será ofertado aos alunos ingressantes em cada um dos cursos oferecidos nas suas Instituições de ensino.

A UNIESP proporcionará aulas de Nivelamento em Língua Portuguesa, Matemática e Informática sempre que houver turmas ingressantes na Instituição, que após o processo seletivo, for constatado a necessidade de contribuir na superação das lacunas formativas nestas áreas do saber.

Informações:

- O Nivelamento será composto por 8 (oito) encontros de 4 (quatro) horas de duração em cada encontro, ofertado durante os seguintes meses: Março e Abril/ para ingressantes do primeiro semestre do ano letivo e Setembro/Outubro para os ingressantes do segundo semestre do ano letivo;

- As aulas serão aos sábados, procurando quando possível, evitar o conflito de horários entre o módulo I de Língua Portuguesa, o Módulo I de Matemática e o Módulo I de Informática;

- O programa será organizado tendo em vista abranger os principais conteúdos de dificuldade geral dos alunos;

- As aulas serão oferecidas gratuitamente aos alunos e contarão com a orientação e acompanhamento de docentes qualificados e com experiência para identificar as dificuldades que interferem no desempenho acadêmico dos alunos e sugerir mecanismos adequados de estudos.

 

Centro de Orientação Psicopedagógico

A psicologia, enquanto campo de conhecimento, tem como objetivo principal assegurar a saúde e o bem-estar do ser humano. Profissionais são chamados a todo instante para restabelecer a ordem e o equilíbrio onde houver sofrimento mental ou psíquico, seja individual ou grupal, de modo a restabelecer a ordem interior. Levando em consideração esse pressuposto, o IES preocupar-se-á com a saúde mental dos alunos que farão sua formação na instituição. Dentro dessa preocupação, estão contempladas intervenções de diversas ordens que visam garantir aos ingressantes e egressos da Instituição uma interação com o curso, com os docentes, equipe técnico-administrativa, que contemplem uma relação pautada pela justiça, equidade, equilíbrio, ética e cuidados necessários à promoção do bem-estar. Dentre as intervenções, está o Programa de Acompanhamento Psicológico ao Corpo Discente e Docente.

Metodologia do Programa

O programa atuará como um fator não somente preventivo, mas também como uma maneira de, ao se focalizarem os problemas escolares, intervir de maneira mais eficaz e pertinente possível. Tal ação será efetuada a partir de técnicas psicológicas, inerentemente relacionadas à práxis dessa profissão, como por exemplo, a escuta, a orientação psicológica, o aconselhamento psicológico, psicoterapia e dinâmica de grupo.

O aluno poderá participar do programa através da indicação do coordenador de seu curso, que orientado por um de seus professores ou por sua própria avaliação na função de Docente terá o real conhecimento da necessidade do indicado ao programa.

Agendamento

O interessado deverá procurar a Secretaria e solicitar o agendamento de seu horário de atendimento.

Arquivos


Documento Download