Informações Gerais
Apresentação:
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem por finalidade conduzir a Avaliação Institucional segundo critérios estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, objetivando a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão de sua oferta, o aumento permanente de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especificamente a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais da instituição de ensino superior, por meio da valorização de sua missão junto a comunidade, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da autonomia e da identidade institucional.
As atividades de avaliação institucional serão realizadas com vistas à análise global, integrada, legítima e contínua do conjunto de dimensões, estruturas, relações, atividades, funções e finalidades da instituição; dentre outros aspectos, o ensino, a pesquisa, a extensão, a administração, as responsabilidades e os compromissos sociais e acadêmicos.
O que é Avaliação Externa?
A Avaliação Externa é um importante instrumento cognitivo, crítico e organizador das ações da instituição e do Ministério da Educação. É composto por duas etapas:
- A visita dos avaliadores à instituição.
- A elaboração do relatório de avaliação institucional.
O que é Avaliação Interna?
Avaliação Interna ou Auto-avaliação é, portanto, um processo cíclico, criativo e renovador de análise, interpretação e síntese das dimensões que definem as IES. É um processo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender o significado do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.
O que vai ser avaliado?
Toda Instituição será avaliada e orienta a partir da seguinte reflexão: “UNIESP – Faculdade Taquaritinga, O que temos e o que queremos?”.
Por que o processo de avaliação?
Com a avaliação haverá mudanças no processo acadêmico de produção e disseminação de conhecimento, ela contribuirá também para a formulação de caminhos para a transformação da educação superior, evidenciando seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e solidária e, portanto, mais democrática e menos excludente.
Da Constituição
A comissão própria de avaliação é composta por representantes da comunidade acadêmica e por um representante da sociedade civil, assim distribuídos:
01 coordenador da CPA;
01 representante do corpo docente;
01 representante do corpo técnico administrativo;
01 representante do corpo discente;
01 representante da sociedade civil.
Quem faz parte da Comissão Interna da FTGA?
A Avaliação Interna da FTGA é constituída pelos seguintes membros:
Comissão Própria de Avaliação:
Profa. Célia Regina Ricardo de Oliveira Sassi – Coordenadora CPA;
Prof. Gerson Carlos Eduardo – Representante Docente;
Jéssica Fernanda Bischoff – Representante Técnico Adminsitrativo;
Laís Mariana Roveri – Representante Discente;
Luiz Fernando Coelho da Rocha – Representante da Sociedade Civil.
Edilaine Farias de Carvalho - Representante Discente.
Laís Mariana Roveri - Representante da Sociedade Civil.
Como será o processo?
O processo iniciou-se com a implantação da CPA, e nesta fase serão levantados dados segundo os princípios norteadores da avaliação:
- Avaliação do Ensino de Graduação
- Avaliação da Pesquisa Científica e/ou Produção Intelectual
- Avaliação da Extensão
- Avaliação das Ações Comunitárias
- Avaliação da Gestão Institucional
- Recursos Humanos: Corpo Docente e Técnico-Administrativo
- Infra-Estrutura Física: Obras e Espaço Físico
A avaliação será contínua, pois é ela que nos permite verificar a “qualidade” do ensino e se os objetivos propostos estão sendo atingidos.
Contamos com todos vocês!