Biblioteca


Acervo

Biblioteca Central Zilda Salvagni

Serviço

O serviço de biblioteca da Faculdade de Taquaritinga - FTGA  tem como objetivo oferecer informação aos docentes, discentes e funcionários, podendo também ser utilizada pelo público em geral. Os usuários têm livre acesso ao acervo da Biblioteca para consulta e pesquisa; Além disso, disponibilizamos a biblioteca virtual universitária visando a redução do tempo nas pesquisas. Nela os alunos vão ter um acervo digital com mais de 3.000 livros em mais de 40 áreas de conhecimento, como Administração, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Pedagogia, Sistemas de Informação, entre outras.

 

 

Bibliotecas Digitais

 

Bibliotecas Digitais Brasileiras - Livros de Acesso Aberto

Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa
Projeto que visa oferecer recursos educacionais úteis para estudantes e professores desde o ensino infantil até o universitário, ajudando a suprir a carência de bibliotecas escolares no país e de materiais de qualidade em língua portuguesa na Internet, além de estimular o interesse pela leitura. Textos, imagens, sons, programas. 
Apostilas do Telecurso 2000.
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/
Procedimentos: Clique em BUSCA e depois em MAPA DO SITE. Tendo dúvida, clique em AJUDA
 
Virtual Bookstore
Virtual Bookstore é um site de acesso livre a livros e literatura. Aqui você encontra centenas de livros completos da literatura Nacional e Internacional em formato eletrônico.
http://vbookstore.uol.com.br/index.shtml
Procedimentos: Busca por literatura brasileira, internacional, resumos e biografias.
 
Portal Domínio Público: Biblioteca Digital desenvolvida em software livre
Lançado em novembro de 2004, com um acervo inicial de 500 obras. Permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos.Seu principal objetivo é promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou com sua divulgação devidamente autorizada.
http://www.dominiopublico.gov.br
Procedimentos: Permite 3 tipos de pesquisas: Básica - por Conteúdo ou por Autor.
Consulte "Obras Mais Acessadas". Tendo dúvida, clique em AJUDA
 
Biblioteca Nacional Digital Brasil
Disponibiliza livros, periódicos e textos na íntegra.Além do Acervo Local disponibiliza as Monografias do Curso AGINTEC, documentos institucionais e Links que dão acesso à conteúdos.
http://bndigital.bn.br/
Procedimentos: Acessibilidade a conteúdos digitais em interface de pesquisa amigável. Acesso a conteúdos, imagens, sites, currículos e Resumos.
 
FGV - CPDOC. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Abriga conjuntos documentais relevantes para a história recente do país e desenvolve pesquisas históricas. Os documentos do CPDOC constituem o mais importante acervo de arquivos pessoais de homens públicos do país, integrado por mais de 170 fundos, totalizando cerca de 1,8 milhão de documentos.O Programa de História Oral, com depoimentos de personalidades que atuaram no cenário nacional, tem mais de 4.000 horas de gravação, correspondentes a cerca de 800 entrevistas.
http://www.cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/
Procedimentos: Busca por autor, título e assunto, no conjunto dos trabalhos do
Centro. Consulta gratuita mediante cadastro.
 
Bibliotecas Virtuais Temáticas
As Bibliotecas Virtuais Temáticas são desenvolvidas por meio da parceria do IBICT com Instituições que desejam organizar e difundir seus conteúdos temáticos. Por isso, a sua abrangência é determinada juntamente com a Instituição parceira. Todas as Bibliotecas Virtuais Temáticas são construídas segundo um mesmo padrão de informação.
http://prossiga.ibict.br/bibliotecas/
Procedimentos: As Bibliotecas Virtuais Temáticas estão listadas em ordem
alfabética. Escolher a(s) que melhor cobre(m) o assunto de seu interesse
 
Páginas Brasileiras: Ciência, Tecnologia e Educação:
Portal de informações que se integra ao conjunto de serviços de informação, comunicação e educação à distância do Programa Prossiga.É constituído por um banco de dados de localizadores de informações dos mais importantes sites brasileiros que tratam das atividades de ciência e tecnologia das Instituições de Pesquisa, Institutos de Tecnologia e Universidades brasileiras.
http://www.prossiga.br/paginasbrasileiras/
Procedimentos: Clique em COMO USAR
 
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Brasileiras
O modelo da BDTD integra duas iniciativas: a de registro bibliográfico e a de publicação eletrônica de teses e dissertações existentes nos acervos das IES brasileiras.
http://bdtd.ibict.br/
Procedimentos: Clique em BUSCA AVANÇADA.
 
Bases de Dados Brasileiras na Internet
Este serviço reúne informações referenciais e acesso à bases de dados produzidas no País e utiliza a seguinte classificação: dados científicos, dados estatísticos, eventos, imagem e multimídia, instituições de C&T, legislação, pesquisadores e especialistas, produção científica, catálogos de bibliotecas e arquivos pessoais.
http://www5.prossiga.br/basesdedados/
 
Virtual Books Online
Acesso livre a livros eletrônicos em várias línguas.
http://virtualbooks.terra.com.br
Procedimentos: Usa as ferramentas WinZip e Acrobat Reader para ler os livros.
 
Fundação Biblioteca Nacional: Acervo Digital
http://www.bn.br/portal/
 
Biblioteca Digital de Peças Teatrais
BDTeatro é uma biblioteca digital do Banco de Textos Sandro Polloni, que faz parte do acervo da Biblioteca Central da Universidade Federal de Uberlândia UFU.
http://www.bdteatro.ufu.br/
Procedimentos: Pesquisa por Autor/Tradutor, Título, Assunto, Gênero, Resumo, Número de personagens, Atos ou Cenas - ou - através de pesquisa no texto completo das peças.
 
Bibliotecas Virtuais de Notáveis da C&T no Brasil
Apresenta uma galeria de pesquisadores considerados notáveis por sua contribuição ao desenvolvimento científico nacional. Novos nomes serão incluídos periodicamente.
http://www.canalciencia.ibict.br/notaveis/
 
E-Books & Cultura
eBooks [ livros eletrônicos ] de diversos assuntos e em formatos variados
http://www.ebookcult.com.br/
 
Biblioteca Jurídica Virtual BUSCALEGIS
Criada em 1997 através do laboratório de informática jurídica da Universidade Federal de Santa Catarina. Seu objetivo é facilitar o acesso a trabalhos científicos relativos às diversas áreas do direito.
http://buscalegis.ufsc.br/
 
Biblioteca Virtual do Centro de Documentação e Informação da FAPESP
Missão: obter excelência na provisão e promoção da informação referencial da produção científica e tecnológica gerada com apoio financeiro da FAPESP e/ou com sua participação.Objetivo: contribuir para a preservação e disseminação da memória institucional da FAPESP.
http://fapesp.bvs.br/
Procedimentos: Está organizada em duas partes principais: 1) Fontes de Informação e 2) Programas de Inovação Tecnológica da FAPESP. Sobre recursos de pesquisa, consulte o Tutorial de Navegação e Pesquisa.
 
Biblioteca Digital da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento
Vasto acervo sobre o tema Gestão do Conhecimento, de autores nacionais e internacionais, sendo um referencial de pesquisa na área.Material disponível para os usuários cadastrados no site da SBGC.
http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/portal/DesktopDefault.aspx?TabID=3430
 
BIBLIOTECA DIGITAL - Instituto de Estudos Brasileiros - USP
A proposta desta biblioteca digital é criar uma ampla base de dados sobre o pensamento científico brasileiro entre os séculos 16 e 19. Desde o final de 2005, quando o projeto de digitalização teve início, mais de 50 obras já foram disponibilizadas na internet. "Essa é a maior biblioteca de obras raras digitalizadas na USP. Por serem livros de grande valor acadêmico, nossa intenção é facilitar o acesso para o maior número de pessoas interessadas. É uma forma que encontramos para democratizar o conhecimento do Brasil colônia", disse Márcia Moisés Ribeiro, coordenadora do projeto e pesquisadora do IEB. No site do IEB, as páginas da coleção podem ser visualizadas em duas versões: a original, que mostra a imagem do papel com manchas e imperfeições, e para impressão, em que a imagem foi devidamente tratada.
http://www.ieb.usp.br

 

Regulamento

Para maiores informações sobre as regras de utilização da biblioteca, clique abaixo e faça o download do documento completo.