Publicações

Suzano: Revista do Núcleo de Pesquisa e Extensão da UNISUZ é classificada em ferramenta do MEC

Data: 22/07/2019 | 0 Comentário


Compartilhe

          

A Revista Interface, editada pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Suzano - UNISUZ, recebeu classificação B4 pela ferramenta Qualis- Periódicos da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação vinculada ao MEC - Ministério da Educação.

A ferramenta é usada para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do módulo Coleta de Dados da Plataforma Sucupira. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.

A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos.
A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; A2; A3; A4; B1; B2; B3; B4; e C - com peso zero.

A classificação B4 recebida pela Revista Interface é referente ao período 2017 a 2020 e foi realizada pelos comitês de consultores de cada área de avaliação seguindo critérios previamente definidos pela área e aprovados pelo CTC-ES, que procuram refletir a importância relativa dos diferentes periódicos para uma determinada área. Os critérios gerais e os específicos utilizados em cada área de avaliação da CAPES estão disponibilizados nos respectivos Documentos de Área.

É importante ressaltar que apenas os periódicos que tenham recebido produção no ano ou período de classificação serão listados e classificados, portanto, não se trata de uma lista exaustiva de periódicos, mas sim uma lista de periódicos efetivamente utilizados pelos programas de pós-graduação no período em análise.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC) do Brasil que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados brasileiros.

O núcleo de Pesquisa e Extensão parabeniza o trabalho desenvolvido pela dra. Marina Pinheiro Fortunato, responsável pelo Conselho Editorial da Interface.




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!