Infraestrutura

 

A UNISUZ vem crescendo desde a sua fundação em 1999. Conforme aumento da demanda, o prédio foi recebendo melhorias e aumento de seus aparatos pedagógicos. Entre muitos outros pode-se destacar: recursos para aumento da acessibilidade como elevador, aumento e melhorias dos laboratórios de Informática e ampliação do acervo físico e digital da biblioteca. Hoje a IES conta dez cursos de graduação credenciados. 

 

A Faculdade Unida de Suzano  - UNISUZ, disponibiliza:

Para atendimentos aos coordenadores de cursos, professores e funcionários:

- Salas para coordenações de cursos e serviços acadêmicos. 

- Armários para cada Coordenador.

- Sala dos professores.

- Banheiros privativos para professores.

- Microcomputadores com acesso livre à internet.

- Gabinetes de trabalho para professores tempo integral – TI.

- Armários exclusivos para cada professor.

- Departamento de Recursos Humanos.

- Rede Wireless.

- Atendimento reservado aos professores, alunos e demais necessidades de contato com a Coordenação do Curso.

- Sala de reunião - utilizada para encontros entre Direção, Coordenadores, NDE, Docentes e reuniões com representantes de sala, equipada com computadores com acesso à Internet.

Para reuniões de planejamento quando está presente todo o corpo docente, utiliza-se a sala 33 (sala de reunião II), no prédio I, espaço com 123 m², mantendo todos em um ambiente espaçoso e confortável, preparada para utilização de projetor multimídia e caixa de som. A sala também é utilizada para reuniões com os representantes de todos os cursos.

Para atendimento aos discentes:

- Secretaria Geral, local de registros acadêmicos, processos administrativos em relação à vida acadêmica do aluno e do egresso, responsável pela supervisão das funções cotidianas. A secretaria conta com 7 (sete) funcionários, incluindo a Secretária Geral, revezam-se atendendo em três turnos (manhã, tarde e noite). 

- Departamento de Projetos Sociais.

- Departamento Financeiro.

- Biblioteca.

Salas de aula

As salas de aula são amplas, mantém boa distância entre os alunos, oferecendo conforto em movimentação. As salas são equipadas com televisor em posicionamento estratégico, vídeos para utilização nas aulas, tela para projetor multimídia fixa, iluminação adequada, lousa devidamente preservada, cadeiras escolhidas ergonomicamente. As salas são preparadas para instalação de equipamentos móveis de projeção (retroprojetores, projetor multimídia/data-show , caixas amplificadoras que são usados em sala de aula ou em outras dependências, conforme requisição do Professor.

Como questão de qualidade, sob a ótica do aluno, o número de alunos em uma sala é fator decisivo. Com essa percepção, as salas foram projetadas para concentrar no máximo 50 alunos, embora historicamente o Curso de Sistemas de Informação nunca teve mais de 40 alunos em suas turmas. A acústica e ventilação adequadas são preservadas e garantem o perfeito atendimento aos objetivos educacionais propostos.

Dos recursos audiovisuais e multimídia

A Faculdade Unida de Suzano  - UNISUZ dispõe de um Sistema de Controle de Empréstimos de equipamento para uso em sala de aula:

- Uso do Docente: é feita a reserva antecipada dos recursos audiovisuais e multimídia. Na data da utilização, o inspetor de alunos providencia a instalação na sala de aula ou laboratório agendado. Ao término da aula, o equipamento é recolhido ao setor de audiovisual.

- Uso do Discente: a solicitação dos recursos é feita da mesma forma que os professores, sendo necessário o aval do professor.

Acesso dos alunos a equipamentos de informática

Para o bom acesso e desenvolvimento das atividades dos Cursos, a Faculdade Unida de Suzano  - UNISUZ proporciona aos alunos o acesso aos equipamentos, em constante atualização no seu parque de Tecnologia da Informação.

Os laboratórios de Informática são equipados com computadores e programas atualizados, atualmente, têm-se os seguintes laboratórios de informática disponíveis:

a) Laboratório 1: medindo 57,12  m2, com 17 terminais.

 b) Laboratório 2: medindo 68,88 m2, com 20 terminais 

c) Laboratório 3: medindo 57,85 m2, com 13 terminais 

As dimensões físicas, acústica, iluminação, ventilação, mobiliário, limpeza, equipamentos e segurança foram previamente planejados de forma a assegurar o conforto ambiental e o atendimento pedagógico ao qual se destina. 

Clube Suzaninho

Outro espaço bastante utilizado pelos alunos do Curso de Educação Física é a quadra poliesportiva do Clube Suzaninho localizado à aproximadamente 10 minutos da Faculdade Unida de Suzano, também é utilizado uma sala de aula nas dependências do Clube medindo 87,78 m2 com capacidade para 85 alunos.  É neste ambiente que são realizadas as aulas teóricas e nas quadras poliesportivas são realizadas as atividades práticas do curso de educação física.

É neste ambiente que são realizadas semanas de palestras, a Exposição UNISUZ, Integração Solidária, abertura da Jornada UNISUZ, entre outros eventos intercursos, extracursos e envolvendo a sociedade.

BIBLIOTECA

A Biblioteca está localizada no primeiro piso do Prédio I, com área total construída de 219,44 m2, constituindo-se numa estrutura de apoio ao ensino, pesquisa e extensão. 

O acervo é composto por 11.911 títulos e 35.002 volumes, dentre livros, obras de referência, periódicos científicos e atualidades, CD-ROM, DVD, fitas de vídeo, áudio-livro, teses, monografias, folhetos etc. As obras de referência conta com enciclopédias, almanaques, atlas e dicionários. A biblioteca também oferece links e materiais bibliográficos de domínio público, como e-books e periódicos eletrônicos para ampliar a pesquisa acadêmico-científica dos seus usuários.

A Faculdade Unida de Suzano - UNISUZ investe na manutenção e conservação das instalações físicas e equipamentos, visando às condições adequadas de trabalho e de estudo, e, investe também na atualização de acervo bibliográfico e dos equipamentos tecnológicos, em consonância às necessidades acadêmicas.

A Biblioteca da Faculdade Unida de Suzano - UNISUZ,  vem buscando cada vez mais atender as questões de acessibilidade e inclusão social, melhorar e adaptar  os serviços oferecidos a realidade da comunidade interna e externa, com o objetivo de contribuir para o cumprimento da missão institucional, no atendimento humanizado e na quebra das barreiras do preconceito e discriminação social. 

Aos egressos da IES, a Biblioteca oferece condições para que possam manter o vinculo e fazer empréstimos de livros, na modalidade de sempre aluno, onde é concedido o mesmo direito dos discentes.

LABORATÓRIOS DIDÁTICOS ESPECIALIZADOS

Aos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Cursos Superiores de Tecnologia em Marketing e Gestão Financeira da UNISUZ, utilizam das dependências do NPA – Núcleo de Práticas Administrativas como laboratório didático especializado que contem os seguintes equipamentos:

a) 1 sala de reunião

b) 1 sala de expediente

O Curso de Direito da UNISUZ utiliza das dependências do NPJ – Núcleo de Prática Jurídica como laboratório didático especializado que contem os seguintes equipamentos:

a) 1 sala de reunião

b) 1 sala de expediente

c) 2 salas de atendimento

d) 1 cartório modelo 

e) 1 sala para a prática simulada

LABORATÓRIOS DIDÁTICOS ESPECIALIZADOS: SERVIÇOS

Núcleo de Práticas Administrativas – NPA

O Núcleo de Práticas Administrativas é um serviço ofertado aos alunos do Curso de Administração, Ciências Contábeis e aos Cursos Superiores de Tecnologia em Marketing e Gestão Financeira, que tem como objetivo desenvolver projetos que possibilitem a aplicação das competências e habilidades propostas nos cursos, notadamente na área de gestão, inserindo-os na prática profissional, preferencialmente, na região onde está situada a instituição e voltada a micros e pequenas empresas. 

Possibilita integrar a comunidade acadêmica – instituição, alunos, professores – e a sociedade em busca de desenvolvimento conjunto. 

Assim, tanto as empresas estarão mais preparadas para o cenário competitivo, como os alunos terão a possibilidade de aplicar essas competências e habilidades, desenvolvendo, entre outros, o espírito empreendedor, tornando-os mais aptos para o mercado de trabalho. 

Núcleo de Prática Jurídica – NPJ

O Curso de Direito da UNISUZ utiliza das dependências do NPJ – Núcleo de Prática Jurídica como laboratório didático especializado que prestam os seguintes serviços :

 

a) Em todos os plantões (tarde) será agendado o número de Assistidos que serão atendidos durante todo o mês corrente, de conformidade com a disponibilidade de cada plantão;

b) O Professor Orientador agendará previamente o número de atendimentos para um período máximo de 15 (quinze) dias;

c) A triagem socioeconômica será realizada classificando apenas aqueles que preencherem os requisitos mínimos de admissibilidade previstos na letra “e” infra;

d) Os classificados permanecerão no local até que recebam o Protocolo de Atendimento com o nome, a data e hora prevista para retornarem;

e) O critério de renda e de jurisdição é inafastável e fundamental. Serão atendidas pessoas físicas com renda bruta familiar não superior a 3 (três) salários mínimos em casos de ordem civil e penal. Não serão atendidos casos de ordem trabalhista, nem pretendentes que residam fora dos limites da jurisdição de Suzano (SP). Nas áreas atendidas (civil e penal), serão formalizados atendimentos até o limite de 10 (dez) procedimentos ao mês, observando-se o contido nas disposições transitórias.

f) Sempre que a agenda do mês estiver completa, o atendimento a novos Assistidos será suspenso, só reabrindo na penúltima semana do mês para o agendamento do mês subsequente;

g) Estão excetuados dessa suspensão os mandados provindos de outras Assistências Judiciárias, desde que com prazo suficiente para a necessária pesquisa, estudo e elaboração das peças judiciais;

h) Os mandados com prazo que forem apresentados até às 16 horas, deverão ser analisados pelo Professor Orientador, e se estiverem dentro dos parâmetros exigidos e após a devida aprovação poderão ser admitidos;

i) Comparecendo o Assistido após as 16 horas, portando mandado, deverá o Professor Orientador analisar as condições mínimas de admissibilidade previstas na letra “e”, retro, orientando-o para retornar no dia seguinte;

j) O NPJ não poderá atuar em casos a favor de réu em ações onde o autor já esteja sendo assistido por este Escritório, devendo haver encaminhamento verbal sugerindo a utilização de outros órgãos de assistência judiciária.

Núcleo de práticas jurídicas: atividades básicas

As atividades práticas e visitas orientadas do Curso de Direito da UNISUZ são contempladas pelas disciplinas de Estágio Profissional da Advocacia integrado ao Estágio Supervisionado Curricular I, II, III, IV.

O professor Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica é o responsável pela orientação, diretrizes e controle das pastas dos alunos que contém todas as atividades práticas desenvolvidas durante o curso.

Compete também ao professor Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica o controle e a supervisão do NPJ que contempla dentre as suas dependências o Escritório Modelo de Assistência Judiciária; o Cartório Modelo; as Salas de Atendimento; a Sala de Atividades Simuladas; e a Sala de Reunião.

As atividades básicas da prática jurídica são realizadas especialmente no NPJ através de atendimento jurídico prestado pelo aluno / estagiário à população da cidade quando se enquadra nos critérios de triagem socioeconômica.

As atividades da prática jurídica são: protocolo de atendimento (art. 14 e ss); ficha de atendimento (art. 17 e ss); abertura das pastas com documento dos clientes (art. 21 e ss); elaboração das peças (art. 25 e ss); agendamento e acompanhamento dos prazos processuais (art. 29 e ss); fichas de acompanhamento (art. 35 e ss); acompanhamento das publicações (art. 38 e ss); participação das reuniões (art. 49 e ss); acompanhamento das audiências com o advogado (art. 54 e ss) e arquivamento das pastas em arquivo morto (art. 58 e ss).

Em relação as visitas orientadas, os alunos / estagiários do NPJ, tem que fazer levantamento dos processos em tramitação no Fórum da Comarca de Suzano, periodicamente, para atualizar o controle da tramitação processual em andamento.

Já as visitas técnicas externas, o aluno regularmente matriculado no Estágio Supervisionado, a partir do 7º período consiste nas visitas a qualquer Fórum para assistirem audiências determinadas pelo professor, e fazer os devidos relatórios, devendo compor a Pasta de Estágio, que depois de entregues, deverão ficar arquivadas por 5 anos nas dependências do Núcleo da Prática Jurídica.

A participação em atividades externas da prática profissional e/ou estágio são propostas em situações de real aproveitamento ao Curso de Direito da UNISUZ, no plano do exercício das diversas carreiras jurídicas.

Compreende nas atividades externas do exercício das diversas carreiras jurídicas: atividades jurídicas simuladas (orais e escritas, sendo as ultimas elaboração de textos e peças jurídico-legais), atividade de Arbitragem, atividade de Negociação, Conciliação e Mediação, visitas técnicas (Fórum de 1ª Instância, Juizado Especial Cível, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Fórum Trabalhista, Tribunal Regional do Trabalho, OAB, entre outras, inclusive as visitas à ação social, teatros, e outros espaços e situações que acrescentem uma visão mais ampla da cultura e do processo jurídico), a participação em eventos realizados em espaços acadêmicos não integrantes da Instituição, como palestras, seminários, simpósios que versem sobre assunto jurídico, político ou social, visam vivenciar situações enriquecedoras.

Todas as atividades internas estão previstas no artigo 2º do Regulamento do Estágio Profissional da Advocacia Integrado ao Estágio Supervisionado Curricular.

A participação nas atividades de natureza externa realizadas em campos de trabalho compatíveis com as diversas áreas de atuação profissional do Curso de Direito da UNISUZ está sendo desenvolvida de acordo com o PPC, integrando os atores acadêmicos envolvidos e vínculo com o entorno, contribuindo para melhoria da qualidade de vida dos assistidos, e inclusão social do curso, por intermédio de seus estagiários e orientadores.

O Núcleo de Práticas Jurídicas NPJ da UNISUZ desenvolve práticas jurídicas de arbitragem, conciliação e mediação implantadas desde o início do curso como disciplina profissionalizante, contemplada no PPC do Curso de Direito, ofertada no 9º período.

É evidente a importância desta disciplina para o curso, face às exigências do mundo do direito contemporâneo, uma vez que se faz necessário utilizar dos meios alternativos de soluções de conflitos para reduzir a sobrecarga dos processos no Poder Judiciário, não só para diminuir o seu trabalho, mas para tornar a justiça mais célere como esperado.

São importantes os temas discutidos na disciplina sobre a conciliação e mediação judiciais, como pode ser observado no destaque conquistado pela Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça que disciplinou a Política Pública de tratamento adequado aos conflitos de interesses, e os incluíram como instrumentos efetivos de pacificação social, solução e prevenção de litígios, capazes de reduzir a excessiva judicialização das lides, a quantidade de recursos e de execução de sentenças.

As práticas jurídicas relacionadas com a disciplina “Técnicas de Conciliação, e Arbitragem” ocorrem em sala de aula ou no próprio NPJ sob a supervisão do coordenador do NPJ, complementadas com visitas externas no juizado arbitral.

Todas essas atividades obedecem ao ementário da disciplina planejado e previsto no Plano de Ensino do professor da disciplina, que estabelece desde o início do semestre todas as atividades para serem desenvolvidas pelos alunos, para então conseguirem a sua aprovação.

A atividade real de conciliação consiste quando se faz necessária aos assistidos no NPJ UNISUZ, antes do ajuizamento da ação judicial. E a atividade real de negociação consiste quando ajuizada a ação as partes procuram negociar para haver uma composição amigável.

A atividade real ocorre no NPJ-UNISUZ, quando se faz a conciliação extrajudicial, para evitar a desnecessária distribuição de uma ação aumentarias as demandas no Poder Judiciário. Já a Negociação, ocorre depois do ajuizamento à ação onde as partes se compõem amigavelmente para por termo a lide por eles criada.

Exige-se do estudante nesta disciplina a visita externa, ou seja: no Poder judiciário para assistir uma audiência de conciliação, audiência que pode ocorrer uma negociação e no Tribunal Arbitral, onde pode presenciar a procedimento arbitral no todo, envolvendo a negociação, conciliação, mediação.