Infraestrutura

A Faculdade de Suzano vem crescendo desde a sua fundação em 1999. Conforme aumento da demanda, o prédio foi recebendo melhorias e aumento de seus aparatos pedagógicos. Entre muitos outros pode-se destacar: recursos para aumento da acessibilidade como elevador, aumento e melhorias dos laboratórios de Informática e ampliação do acervo físico e digital da biblioteca. Hoje a IES conta dez cursos de graduação credenciados. 

 

A Faculdade de Suzano, disponibiliza:

Para atendimentos aos coordenadores de cursos, professores e funcionários:

- Salas para coordenações de cursos e serviços acadêmicos. 

- Armários para cada Coordenador.

- Sala dos professores.

- Banheiros privativos para professores.

- Microcomputadores com acesso livre à internet.

- Gabinetes de trabalho para professores tempo integral – TI.

- Armários exclusivos para cada professor.

- Departamento de Recursos Humanos.

- Rede Wireless.

- Atendimento reservado aos professores, alunos e demais necessidades de contato com a Coordenação do Curso.

- Sala de reunião - utilizada para encontros entre Direção, Coordenadores, NDE, Docentes e reuniões com representantes de sala, equipada com computadores com acesso à Internet.

Para reuniões de planejamento quando está presente todo o corpo docente, utiliza-se a sala 33 (sala de reunião II), no prédio I, espaço com 123 m², mantendo todos em um ambiente espaçoso e confortável, preparada para utilização de projetor multimídia e caixa de som. A sala também é utilizada para reuniões com os representantes de todos os cursos.

 

Para atendimento aos discentes:

- Secretaria Geral, local de registros acadêmicos, processos administrativos em relação à vida acadêmica do aluno e do egresso, responsável pela supervisão das funções cotidianas. A secretaria conta com 7 (sete) funcionários, incluindo a Secretária Geral, revezam-se atendendo em três turnos (manhã, tarde e noite). 

- Departamento Comercial.

- Biblioteca.

- Coordenação Psicopedagógica.

 

Salas de aula

As salas de aula são amplas, mantém boa distância entre os alunos, oferecendo conforto em movimentação. As salas são equipadas com televisor em posicionamento estratégico, vídeos para utilização nas aulas, tela para projetor multimídia fixa, iluminação adequada, lousa devidamente preservada, cadeiras escolhidas ergonomicamente. As salas são preparadas para instalação de equipamentos móveis de projeção (retroprojetores, projetor multimídia/data-show, caixas amplificadoras que são usados em sala de aula ou em outras dependências, conforme requisição do Professor.

Como questão de qualidade, sob a ótica do aluno, o número de alunos em uma sala é fator decisivo. Com essa percepção, as salas foram projetadas para concentrar a média de 40 alunos. A acústica e ventilação adequadas são preservadas e garantem o perfeito atendimento aos objetivos educacionais propostos.

 

Dos recursos audiovisuais e multimídia

A Faculdade de Suzano dispõe de um Sistema de Controle de Empréstimos de equipamento para uso em sala de aula:

- Uso do Docente: é feita a reserva antecipada dos recursos audiovisuais e multimídia. Na data da utilização, o inspetor de alunos providencia a instalação na sala de aula ou laboratório agendado. Ao término da aula, o equipamento é recolhido ao setor de audiovisual.

- Uso do Discente: a solicitação dos recursos é feita da mesma forma que os professores, sendo necessário o aval do professor.

Acesso dos alunos a equipamentos de informática

Para o bom acesso e desenvolvimento das atividades dos Cursos, a Faculdade de Suzano proporciona aos alunos o acesso aos equipamentos, em constante atualização no seu parque de Tecnologia da Informação.

Os laboratórios de Informática são equipados com computadores e programas atualizados, atualmente, têm-se os seguintes laboratórios de informática disponíveis:

  1. a) Laboratório 1: medindo 57,12 m², com 17  terminais e  horário  de funcionamento das 08h às 22h
  2. b) Laboratório 2: medindo 68,88 m², com 25  terminais e  horário  de funcionamento das 08h às 22h
  3. c) Laboratório 3: medindo 57,85 m², com 19 terminais e  horário  de funcionamento das 08h às 22h

 

As dimensões físicas, acústica, iluminação, ventilação, mobiliário, limpeza, equipamentos e segurança foram previamente planejados de forma a assegurar o conforto ambiental e o atendimento pedagógico ao qual se destina. 

 

Biblioteca

A Faculdade de Suzano dispõe de uma biblioteca especializada para uso do corpo docente, discente e demais membros da comunidade, constituindo-se numa estrutura de apoio ao ensino, pesquisa e extensão. 

A biblioteca mantém organizadas suas coleções bibliográficas de livros, obras de referência, multimídias e títulos de periódicos, visando prestar com excelência serviços de intercâmbio e tecnologias apropriados para o bom atendimento à comunidade. Para facilitar a consulta de obras pelos usuários, a biblioteca optou pela política de acesso livre ao acervo.

A Biblioteca da Faculdade de Suzano, vem buscando cada vez mais atender as questões de acessibilidade e inclusão social, melhorar e adaptar os serviços oferecidos a realidade da comunidade interna e externa, com o objetivo de contribuir para o cumprimento da missão institucional, no atendimento humanizado e na quebra das barreiras do preconceito e discriminação social. 

Aos egressos da IES, a Biblioteca oferece condições para que possam manter o vínculo e fazer empréstimos de livros, na modalidade de sempre aluno, onde é concedido o mesmo direito dos discentes.

 

Laboratórios Didáticos Especializados

Aos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Cursos Superiores de Tecnologia em Marketing e Gestão Financeira da Faculdade de Suzano, utilizam das dependências do NPA – Núcleo de Práticas Administrativas como laboratório didático especializado que contem os seguintes equipamentos:

  1. a) 1 sala de reunião
  2. b) 1 sala de expediente

 

O Curso de Direito da Faculdade de Suzano utiliza das dependências do NPJ – Núcleo de Prática Jurídica como laboratório didático especializado que contem os seguintes equipamentos:

  1. a) 1 sala de reunião
  2. b) 1 sala de expediente
  3. c) 2 salas de atendimento
  4. d) 1 cartório modelo 
  5. e) 1 sala para a prática simulada

 

O Curso de Pedagogia tem como recurso o Laboratório Pedagógico (Brinquedoteca), está estabelecida na Rua José Correa Gonçalves, nº 57 – Suzano – SP, tendo como responsáveis os professores designados pela coordenação do curso que organizarão e acompanharão todas as atividades de aprendizagem realizadas pelos estudantes, aprimorando a prática de formação acadêmica e criando oportunidades de experiências ao desempenho de suas profissões nas diferentes áreas do campo educacional. Além do trabalho com materiais pedagógicos, serão desenvolvidos projetos com o objetivo de resgatar as brincadeiras, jogos e músicas infantis; ruas de recreio em bairros da cidade.