Biblioteca


Acervo

Acervo

O acervo é composto por 12.906 títulos e 28.890 volumes, dentre livros, obras de referência, periódicos científicos, CD-ROM, DVD, fitas de vídeo, áudio-livro, teses, monografias, folhetos, obras de acesso eletrônico etc. 

A Faculdade de Suzano investe na manutenção e conservação das instalações físicas e equipamentos, visando às condições adequadas de trabalho e de estudo, e investe também na atualização de acervo bibliográfico e dos equipamentos tecnológicos, em consonância às necessidades acadêmicas, como a aquisição de assinatura da Plataforma EBSCO, que conta com mais de 22 mil títulos de periódicos e a assinatura da biblioteca digital eLivro, com mais de 10 mil títulos disponíveis.

O acervo de livros e periódicos atendem em quantidade, pertinência, relevância acadêmico-científica e atualização; contempla as bibliografias básica e complementar dos cursos oferecidos pela IES.

Nas últimas avaliações in loco dos cursos da Faculdade de Suzano, a Biblioteca obteve conceito 5.

 

Redes de informação acessadas

A Biblioteca da Faculdade de Suzano tem por objetivo proporcionar aos usuários a extensão do acervo através de intercâmbios mantidos com outras instituições para busca de materiais bibliográficos.

Esta extensão pode ser efetuada a partir do COMUT IBICT; CCN - Catálogo Coletivo Nacional; SIBi/USP - Catálogo Coletivo.

Do acesso à Internet, principalmente aos portais da PRODASEN, IBICT, PROSSIGA, SCIELO, SEER, a Plataforma EBSCO, que contemplam bibliotecas virtuais nas diversas áreas do conhecimento, principalmente a Biblioteca Virtual em Saúde, BIREME entre outros periódicos científicos.

A Biblioteca conta com uma seleção de base de dados de Bibliotecas Virtuais e Portais utilizados para ampliar a pesquisa acadêmico-científica dos seus usuários, como o acervo da Biblioteca Digital do Senado Federal (226 mil documentos); Biblioteca Brasiliana da USP (mais de 3.000 mil itens digitalizados), Acervo digital da Revista Veja; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações; Acervo da Biblioteca Nacional; Domínio Público dentre outros. 

 

Política de atualização e expansão do acervo

A Política de Desenvolvimento de Coleções (PDC) da Biblioteca da Faculdade de Suzano, é um instrumento norteador para o processo de aquisição, expansão e atualização do acervo. Sendo revisada a cada 02 (dois) anos para adequação à necessidade da comunidade universitária, aos objetivos da Biblioteca e aos da Instituição. 

As estratégicas para desenvolvimento e atualização do acervo são efetuadas nas seguintes etapas: seleção; prioridades da aquisição; desbastamento de material bibliográfico e especial; reposição de material; avaliação da coleção; e revisão da política de seleção.

É de responsabilidade do Núcleo Docente Estruturante – NDE, Coordenação de curso e Corpo docente a seleção dos itens que compõem a bibliografia básica e a complementar dos cursos.

Da aquisição dos materiais bibliográficos, nas modalidades de Compra, Doação e/ou Permuta. 

Da prioridade de compra, os da bibliografia básica, na proporção média de um exemplar para a faixa de 10 a menos de 15 vagas anuais pretendidas/autorizadas, de cada uma das unidades curriculares; da bibliografia complementar, no mínimo 2 (dois) exemplares de cada título. 

 

Da Informatização e tratamento do acervo

O acesso ao acervo da Biblioteca é feito através do Catálogo automatizado, disponível no Portal da Faculdade. Ele permite aos discentes, docentes e funcionários a realização de pesquisas e recuperação da informação, propiciando aos seus usuários uma melhor utilização dos materiais bibliográficos e autonomia de pesquisa.

O sistema de gerenciamento e informatização da biblioteca é feita através do Sistema de Gestão de Biblioteca, fornecido pela TOTVS, empresa brasileira de software e líder no mercado em sistema ERP, realiza a gestão integrada do acervo da instituição, controlando os processos de gestão bibliotecária, cadastro de livros e periódicos; circulação do acervo, como empréstimo, reservas, renovações e serviços de alerta.

Todo o acervo da Biblioteca da Faculdade de Suzano, encontra-se carimbado, tombado, cadastrado e indexado na base de dados da Biblioteca, o tratamento documental destas coleções está baseado nas normas da AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules); no Código de Classificação Decimal de Dewey – CDD; e tabela PHA (Heloisa de Almeida Prado); e no vocabulário controlado da PRODASEN e do SIBi /USP.

Clique aqui para ter mais informações.

 

Do Acesso e dos Serviços oferecidos

A Biblioteca oferece os serviços de livre acesso ao acervo, da consulta a toda a comunidade acadêmica e comunidade externa, dos empréstimos é privativo aos docentes, discentes, corpo técnico-administrativo e alunos egressos da IES. 

 

Da Inscrição

Os usuários são automaticamente inscritos do ato e efetivação da matrícula, sendo necessário apenas a apresentação de um documento de identificação com foto.

 

Como utilizar a Biblioteca:

É obrigatório a apresentação de um documento com foto (RG, CNH, Carteira de Identidade Profissional – Conselho, Bilhete de ônibus estudantil etc.).

  • Não é permitido o empréstimo a terceiros.
  • O usuário será responsável pelo material retirado.

  

Dos serviços:

Consulta ao catálogo eletrônico - O catálogo do acervo está disponível no Portal da Faculdade, na área do discente, docente ou funcionário. O usuário deverá fazer a pesquisa e verificar a existência do material no acervo, a busca pode ser por autor, título e assunto. Onde deverá anotar o NÚMERO DE CHAMADA (Exemplo: 342.02 B83c), para localização na estante, em caso de dúvida procure orientação no Balcão de atendimento.

 

Consulta ao acervo - São consideradas obras para consulta: Obras de referência (dicionários, enciclopédias, guias); livros sinalizados como consulta local; periódicos; monografias, teses, acervo histórico etc. 

 

Empréstimo - O usuário poderá retirar no máximo 3 (três) títulos por um período de 7 (sete) dias corridos. Alunos com material(is) atrasado(s) ou multa(s) de biblioteca não poderão realizar o empréstimo. 

 

Devolução - No Balcão de atendimento até a data limite de devolução. 

 

Renovação – está deverá ser realizada pelo próprio usuário no Balcão de Atendimento munido com o(s) material(is) emprestado(s) e um documento com foto, ou realizar a renovação antecipadamente, ou seja, antes da data prevista para devolução no Portal da Faculdade. Observando que se o material estiver com reserva, o mesmo deverá ser entregue.

 

Reserva - É feita pelo próprio usuário no Portal da Faculdade ou solicitado no Balcão de atendimento. A reserva ficará à disposição do usuário durante o prazo máximo de 24 horas a contar da devolução do material na Biblioteca, é imprescindível que o solicitante acompanhe o seu pedido.

 

Perda - Em caso de perdas ou danos na obra emprestada, o usuário deve comunicar imediatamente a equipe da Biblioteca, que orientará quanto as medidas cabíveis.

 

A Biblioteca também conta com os serviços de:

  • Capacitação dos usuários e visitas monitoradas; 
  • Levantamento bibliográfico;
  • Comutação Bibliográfica (COMUT);
  • Acesso à Internet;
  • Orientação e normatização dos trabalhos acadêmicos;
  • Empréstimo “Sempre aluno” (egressos).

Clique aqui para ter mais informações.

 

 

Horário de funcionamento:

Período letivo: De segunda a sexta-feira, das 8h10 às 21h30. Aos sábados, das 9h10 às 12h30

Período de Férias (Julho): De segunda a sexta-feira, das 08h10 às 19h30

Para comunidade externa, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.


Contato

Telefone: (11) 4746-7300 
 

 

Regulamento

Para maiores informações sobre as regras de utilização da biblioteca, clique abaixo e faça o download do documento completo.