Biblioteca


Acervo

Acervo

A Faculdade dispõe de uma biblioteca especializada para uso do corpo docente, discente e demais membros da comunidade, sob a responsabilidade de profissional legalmente habilitado.

O acervo é composto por 11.911 títulos e 35.634 volumes, dentre livros, obras de referência, periódicos científicos, CD-ROM, DVD, fitas de vídeo, áudio-livro, teses, monografias, folhetos etc. As obras de referência conta com enciclopédias, almanaques, atlas e dicionários. A biblioteca também oferece links e materiais bibliográficos de domínio público, como e-books e periódicos eletrônicos para ampliar a pesquisa acadêmico-científica dos seus usuários.

A Faculdade Unida de Suzano investe na manutenção e conservação das instalações físicas e equipamentos, visando às condições adequadas de trabalho e de estudo, e, investe também na atualização de acervo bibliográfico e dos equipamentos tecnológicos, em consonância às necessidades acadêmicas.

A Biblioteca da Faculdade Unida de Suzano, vem buscando cada vez mais atender as questões de acessibilidade e inclusão social, melhorar e adaptar os serviços oferecidos a realidade da comunidade interna e externa, com o objetivo de contribuir para o cumprimento da missão institucional, no atendimento humanizado e na quebra das barreiras do preconceito e discriminação social. 

Aos egressos da IES, a Biblioteca oferece condições para que possam manter o vínculo e fazer empréstimos de livros, na modalidade de sempre aluno, onde é concedido o mesmo direito dos discentes

Obras Impressas

Periódicos

Vídeos e DVDs

Multimídias

Total

 
 

Área Conhecimento

Tit.

Vol

Tit.

Vol

Eletr.

Tit.

Vol

Tit.

Vol

Tit.

Vol

 
 

Ciênc. Agrárias

1

1

-

-

-

-

-

-

-

1

1

 
 

Ciênc. Biológicas

172

447

-

-

5

3

3

-

-

175

455

 
 

Ciênc. da Saúde

450

1654

15

236

138

28

44

14

54

507

2126

 
 

Ciênc. Exatas e da Terra

1005

2846

15

597

66

12

12

42

143

1074

3664

 
 

Ciênc. Humanas

2557

5451

34

1548

141

23

23

138

148

2752

7311

 
 

Ciênc. Soc. e Aplicadas

4794

12529

102

4776

247

73

73

535

646

5504

18271

 
 

Engenharias

27

32

-

-

-

-

-

-

-

27

32

 
 

Linguística, Letras e Artes

1775

3419

4

188

35

58

66

34

66

1871

3774

 
 

Total Geral

10781

26379

170

7345

632

197

221

763

1057

11911

35634

 
 

 

O acervo de livro é adequado em quantidade, pertinência, relevância acadêmico-científica e atualização; contempla as bibliografias básica e complementar dos cursos oferecidos pela IES.

A adequação dos periódicos impressos é verificada de acordo com a necessidade dos usuários da Biblioteca da Faculdade Unida de Suzano e daqueles específicos dos cursos oferecidos pela Instituição. O acervo de periódicos é adequado em quantidade, pertinência, relevância acadêmico-científica e atualização.

Nas últimas avaliações in loco dos cursos da Faculdade Unida de Suzano, a Biblioteca obteve conceito 5.

Redes de informação acessadas

A Biblioteca da Faculdade Unida de Suzano tem por objetivo proporcionar aos usuários a extensão do acervo através de intercâmbios mantidos com outras instituições para busca de materiais bibliográficos.

Esta extensão pode ser efetuada a partir do COMUT IBICT; CCN - Catálogo Coletivo Nacional; SIBi /USP - Catálogo Coletivo; EEB (Empréstimo Entre Bibliotecas).

Do acesso à Internet, principalmente aos portais da PRODASEN, IBICT, PROSSIGA, SCIELO, SEER e Revistas Eletrônicas Gratuitas.

A Biblioteca, conta com uma seleção de endereços eletrônicos de Bibliotecas Virtuais e Portais utilizados para ampliar a pesquisa acadêmico-científica dos seus usuários, como o acervo da Biblioteca Digital do Senado Federal (226 mil documentos); Biblioteca Brasiliana da USP (mais de 3.000 mil itens digitalizados), Acervo digital da Revista Veja; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC-RJ e UFMG; Acervo da Biblioteca Nacional; Domínio Público dentre outros. 

Política de atualização e expansão do acervo

 

A Política de Desenvolvimento de Coleções (PDC) da Biblioteca da Faculdade Unida de Suzano, é um instrumento norteador para o processo de aquisição, expansão e atualização do acervo. Sendo revisada a cada 02 (dois) anos para adequação à necessidade da comunidade universitária, aos objetivos da Biblioteca e aos da Instituição. 

As estratégicas para desenvolvimento e atualização do acervo são efetuadas nas seguintes etapas: seleção; prioridades da aquisição; desbastamento de material bibliográfico e especial; reposição de material; avaliação da coleção; e, revisão da política de seleção.

 

É de responsabilidade do Núcleo Docente Estruturante – NDE, Coordenação de curso e Corpo docente a seleção dos itens que compõem a bibliografia básica e a complementar dos cursos.

 

Da aquisição dos materiais bibliográficos, nas modalidades de Compra, Doação e/ou Permuta. 

Da prioridade de compra, os da bibliografia básica, na proporção média de um exemplar para a faixa de 5 a menos de 10 vagas anuais pretendidas/autorizadas, de cada uma das unidades curriculares; da bibliografia complementar, no mínimo 2 (dois) exemplares de cada título. 

Dos periódicos científicos, a cada 03 (três) anos, o Bibliotecário realiza uma avaliação da coleção de periódicos correntes, para cancelamento, inclusão e manutenção dos títulos.

 

Dos materiais não-convencionais, são adquiridos quando comprovada a necessidade destes para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão.

Dos Jornais e revista de caráter informativo, são adquiridos de acordo com a necessidade e solicitação dos coordenadores.

Dos Trabalhos de conclusão de curso, são incorporados ao acervo os considerados acadêmica e cientificamente relevantes (conceito A ou nota 9 e 10) e conforme as Diretrizes para elaboração de trabalhos acadêmicos. 

 

Da Informatização e tratamento do acervo

O acesso ao acervo da Biblioteca é livre e feito através do Catálogo automatizado, que permite aos discentes, docentes e funcionários a realização de pesquisas e recuperação da informação, propiciando aos seus usuários uma melhor utilização dos materiais bibliográficos.

O sistema de gerenciamento e informatização da biblioteca é feita através do Sistema de Gestão de Biblioteca, fornecido pela TOTVS, empresa brasileira de software e líder no mercado em sistema ERP, realiza a gestão integrada do acervo da instituição, controlando os processos de gestão bibliotecária, cadastro de livros e periódicos; circulação do acervo, como empréstimo, reservas, renovações e serviços de alerta.

 

Todo o acervo da Biblioteca da Faculdade Unida de Suzano, encontra-se carimbado, tombado, cadastrado e indexados na base de dados da Biblioteca, podendo ser consultado via Site Institucional ou Portal do aluno.

 

O tratamento documental destas coleções está baseado, nas normas da AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules); no Código de Classificação Decimal de Dewey – CDD; e tabela PHA (Heloisa de Almeida Prado); e, no vocabulário controlado da PRODASEN e do SIBi /USP.

 

Do Acesso e dos Serviços oferecidos

 

A Biblioteca está localizada no primeiro piso do Prédio I, com área total construída de 219,44m2, constituindo-se numa estrutura de apoio ao ensino, pesquisa e extensão. 

 

O corpo técnico-administrativo está habilitado para realização de todos os serviços oferecidos; orientação ao usuário quanto a pesquisa bibliográfica, COMUT, EEB; sobre o regulamento e funcionamento.

 

 

A Biblioteca oferece os serviços de livre acesso ao acervo, da consulta a toda a comunidade acadêmica e comunidade externa, dos empréstimos é privativo aos docentes, discentes, corpo técnico-administrativo, e aos alunos egressos da IES. 

 

Como utilizar a Biblioteca:

Não é necessário ter o Cartão de Identificação da UNISUZ-UNIESP (solicitação através do portal do aluno). É obrigatório a apresentação de um documento com foto (RG, CNH, Carteira de Identidade Profissional – Conselho, Bilhete de ônibus estudantil etc.). Obs. Não é permitido de empréstimos a terceiros. O usuário será responsável pelo material retirado.

  

Consulta ao acervo - O catálogo do acervo está disponível no portal do aluno. O usuário deverá fazer a pesquisa e verificar a existência do material no acervo, a busca pode ser por autor, título e assunto. Onde deverá anotar o NÚMERO DE CHAMADA (Exemplo: 342.02 B83c), para localização na estante, em caso de dúvida procure orientação no Balcão de atendimento.

 

Empréstimo - O usuário poderá retirar no máximo 3 (três) títulos por um período de 7(sete) dias corridos, alunos com atrasos ou multas não poderão realizar o empréstimo. São considerados obras para consulta: Obras de referência (dicionários, enciclopédias, guias); livros sinalizados como consulta local; periódicos; monografias, teses, acervo histórico etc. 

 

Devolução - No Balcão de atendimento até a data limite. 

 

Renovação - Quando a obra não possuir reserva, deve ser realizado pelo próprio usuário no portal do aluno ou no Balcão de atendimento este deverá apresentar os materiais emprestados e o documento com foto.

 

Reserva - É feita pelo próprio usuário no portal do aluno ou solicitado no Balcão de atendimento. A reserva ficará à disposição do usuário durante o prazo máximo de 24 horas a contar da devolução do material na Biblioteca.

 

Perda - Em caso de perdas ou danos na obra emprestada, o usuário deve comunicar imediatamente a equipe da Biblioteca, que orientará quanto as medidas cabíveis.

 

A Biblioteca também conta com os serviços de:

  • Capacitação dos usuários e visitas monitoradas; 
  • Levantamento bibliográfico;
  • Empréstimo entre Bibliotecas (EEB);
  • Comutação Bibliográfica (COMUT);
  • Acesso à Internet;
  • Orientação e normatização dos trabalhos acadêmicos;
  • Empréstimo “Sempre aluno”.

 

 

A biblioteca da UNISUZ mantém organizadas suas coleções bibliográficas de livros, obras de referência, fitas de vídeo e títulos de periódicos, visando prestar com excelência serviços de intercâmbio e tecnologias apropriados para o bom atendimento à comunidade.


Acesso Livre
Para facilitar a consulta de obras pelos usuários, a biblioteca optou pela política de acesso livre ao acervo.

Das obras com maior demanda e/ou pertencentes a Bibliografia Básica dos cursos, conserva-se no acervo apenas um exemplar para consulta local.


Inscrição

Os usuários são automaticamente inscritos do ato e efetivação da matrícula, sendo necessário apenas a apresentação de um documento de identificação com foto.


Horário de funcionamento:

 

Período letivo: De segunda a sexta-feira, das 8h às 21h50. Aos sábados, das 9h às 12h50

Período de Férias (Julho): De segunda a sexta-feira, das 08h às 19h50

 

Para comunidade externa, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.


Contato

Telefone: (11) 4746-7300 ramal: 7314

Equipe
Cledinéia Oliveira de Amorim - Bibliotecária
(cledineia.amorim@uniesp.edu.br)


Auxiliares de Biblioteca:
Bruna dos Santos Alves Silva
Daniele Santos da Silva
Elias Morais da Silva

Juliana da Silva Ferreira do Nascimento

 

Base de Dados para ter mais informações. 

Clique aqui para ter mais informações. 

Regulamento

Para maiores informações sobre as regras de utilização da biblioteca, clique abaixo e faça o download do documento completo.