CPA - COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO

Informações Gerais


Você sabe como surge a CPA?

Com o propósito de assegurar a melhoria na qualidade de Ensino, o Ministério da Educação promulgou a Lei nº 10.861, de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. No artigo 11, as Instituições de Ensino Superior foram orientadas a instituírem uma Comissão Própria de Avaliação.

E o que é a CPA?

Como o nome aponta é uma comissão própria, ou seja, específica para cuidar da avaliação de toda a Instituição de Ensino onde ela está inserida. Tem como responsabilidade a condução dos processos internos de avaliação, viabilizando a investigação sistemática, permanente e ampla, que permitirá a obtenção de informações de ordem interna e externa sobre o desempenho da Instituição. Tem em vista a emissão de juízo de valor e a tomada de decisão, visando à necessidade de viabilizar melhoria contínua de tudo o que envolve a Instituição: ensino e as condições de ensino, englobando com isso, as pessoas (professores e membros do corpo técnico-administrativo, coordenadores e direção), a infraestrutura, os serviços, enfim, tudo o que é importante para que o serviço educacional aconteça com qualidade.

Como ela é composta?

A composição da CPA deve ser feita com a representatividade de todos os segmentos da Instituição de Ensino, devendo ter, pelo menos, um representante do corpo discente, um representante do corpo docente, um representante do corpo técnico-administrativo e um representante da comunidade externa, respeitando o critério da proporcionalidade, ou seja, o número de representantes deve ser igual, considerando cada segmento.

Em suma, quais os objetivos da CPA?

Entre os objetivos mais gerais, podemos destacar:

a) conduzir o processo de autoavaliação da Instituição, bem como os de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP, que responde pela avaliação das Instituições de Ensino Superior no Brasil, à serviço do MEC.

b) sensibilizar e mobilizar a comunidade acadêmica para fixar a identidade institucional, explicitando a visão, a missão e os valores da Instituição. Tendo em vista a necessidade de obter a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e dos serviços administrativos, visando o interesse da comunidade, a satisfação das necessidades sociais detectadas e o perfil de sociedade/cidadãos pretendidos pela Instituição.

c) integrar os diversos procedimentos internos de avaliação, bem como viabilizar a integração com os sistemas governamentais de avaliação.

d) oferecer a devolutiva de todos os processos avaliativos, sobretudo apresentando as medidas corretivas, após aprovação da Direção da Instituição.

Destaca-se ainda como objetivos específicos da CPA:

a) deflagrar um processo de autocrítica de toda a comunidade acadêmica;

b) dinamizar, subsidiar, supervisionar e divulgar todo o processo de autoavaliação da Instituição;

c) obter subsídios para o planejamento institucional;

d) obter subsídios para a montagem e a atualização do quadro de indicadores   de qualidade nos trabalhos desenvolvidos pela Instituição;

e) servir de instrumento de avaliação dos cursos oferecidos pela Instituição;

f) avaliar o desempenho docente no tocante ao ensino, à pesquisa e à  extensão;

g) avaliar o desempenho técnico-administrativo;

h) avaliar, sob uma perspectiva administrativa, as condições, o planejamento e a execução do processo ensino-aprendizagem;

i) identificar a qualidade, a quantidade e a adequação dos serviços administrativos;

j) apontar a realidade da infraestrutura em que os serviços são realizados;

Como acontecerá o processo de Avaliação da Faculdade Politécnica de Campinas?

Temos dois momentos distintos da avaliação, promovido pela CPA, a saber:

1. Sempre no mês de maio, teremos a avaliação de satisfação. Esta avaliação subsidiará a tomada de decisão para ser um importante instrumento de gestão, tendo em vista a necessidade de cumprir com os objetivos propostos anteriormente;

2. Sempre no mês de Outubro teremos a avaliação Institucional. Esta avaliação é baseada em dez dimensões, constantes na Lei nº 10.861, artigo 3º, englobando toda a Instituição e com a participação de todos os segmentos. A partir desta avaliação cada Instituição protocola no sistema e-mec (um sistema eletrônico do MEC onde são tramitados os processos de avaliação, regulação e supervisão do ensino superior), um relatório anual, até 31 de março de cada ano.

Quem avalia saberá do resultado da avaliação?

Após a aplicação da avaliação os resultados serão estatisticamente trabalhados e apresentados para que cada setor competente avalie a possibilidade de tomar medidas corretivas para melhorar o processo, após este importante momento, será divulgado para toda a comunidade os resultados da avaliação e as medidas corretivas que serão tomadas, fruto deste importante processo.

Como você já aprendeu um pouco mais sobre a CPA, agora, reconhecendo o quanto a avaliação é importante para garantir a melhoria da sua Instituição, não perca tempo, participe.


Membros do CPA:

Coordenação
José Castilho Junior

Representação Docente 
Prof. Joaquim Rodrigues Guimarães 
Prof. Kleber Bertucca 
Profa. Sílvia Rangel 
Profa. Renata Borges Silva 


Representação Discente 
Moises Rosa Araújo 
Fernanda Luiz Quadro Luz 
Geisa Olivetti Oliveira Barbosa 
Daniel Kumanaya 

Representação Corpo Administrativo 
Cledinéia Oliveira Amorim 
Alexandre Nunes Bandeira 

Representação Sociedade Civil Organizada 
Alexandre Soares Mascena 
Nelson Tanuma 

Arquivos


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