Suzano: Acadêmicas de Pedagogia da Universidade Brasil visita Hospital da cidade

Data: 05/09/2018 | 0 Comentário

As alunas do Curso de Pedagogia da Faculdade Suzano do grupo da Universidade Brasil monitorados pela Professora Silvia Rangel realizaram uma visita técnica à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Suzano, como atividade prática da disciplina de Gestão em espaços não escolares. Acompanhados pelas profissionais da equipe multi e interdisciplinar do hospital receberam todas as informações relevantes sobre as ações que envolvem as possibilidades de inserção da pedagogia nos contexto hospitalar.

“o papel da educação no hospital e, com ela, o do professor, é propiciar a criança o conhecimento e a compreensão daquele espaço, ressignificando não somente a ele, como a própria criança, sua doença e suas relações nessa nova situação de vida. A escuta pedagógica surge, assim, como uma metodologia educativa própria do que chamamos pedagogia hospitalar. Seu objetivo é acolher a ansiedade e as dúvidas da criança hospitalizada, criar situações coletivas de reflexão sobre elas, construindo novos conhecimentos que contribuam para uma nova compreensão de sua existência, possibilitando a melhora do seu quadro clínico.” (FREITAS 2005, p. 135 apud CASTRO 2009, p. 47).

A atividade complementa o conhecimento compartilhado em sala de aula, oferecendo aos futuros profissionais outras possibilidades de atuação que apresenta constante expansão no mercado de trabalho.

A equipe da Santa Casa além do incentivo demonstrou carisma e humanização, sentimentos essenciais para atuar junto a Pedagogia Hospitalar.