UNIESP - Suzano: Faculdade de Suzano realiza o XIII ENDEPE – Encontro de Estudo Pedagógicos

Data: 27/10/2017 | 0 Comentário

O XIII ENDEPE – Encontro de Estudo Pedagógicos, que trouxe como tema “ Reflexões sobre o Processo Educativo: A Prática Docente em Debate”, aconteceu nos dias 10, 11 e 13 de outubro, com o objetivo de oportunizar aprofundamento e estudos de temas relativos a formação docente em Pedagogia e Matemática, promovendo situações de aproximação e articulação entre a teoria e prática em educação. O evento contou com a participação de profissionais convidados e de referências na área e também de professores e alunos por meio de exposição e socialização de trabalhos desenvolvidos.

O ENDEPE contou em sua organização com a equipe gestora, professores e alunos, destinados à comunidade acadêmica dos cursos de Pedagogia e Matemática.

As palestras trouxeram por tema:  O uso das TIC’s nas pesquisas em Educação, com o professor dr. Jorge Miklos e por moderadores os doutores André Figueiredo Rodrigues e Marina Pinheiro Fortunato; Arquitetura escolar: a dimensão espacial da atividade educativa apresentada pela profª.  dra. Rivânia Kalil Duarte; Alfabetização e Letramento: Pontos e Contrapontos pela profª. drª. Silvia M. Gasparian Colello; Apresentação em Libras - História de uma gata,  Emília a boneca gente, Era uma vez e Oração apresentadas pela alunas do curso de Pedagogia sob a coordenação da profª. me. Renata Borges; Escravos de Jó e Dança dos Arcos pelas alunas de Pedagogia sob a coordenação do prof. me. André José Rodrigues; Ciranda do anel pelos alunos de Pedagogia e alunos do 7º ano da Escola Francisco de Souza Mello, sob a coordenação  do profª. me. Eva Pereira Rocha; Elaboração de Oficinas: Recursos Baseados em Precursores Da Educação Infantil. - Alunos de Pedagogia  sob a coordenação da  profª. me. Renata Borges; A Música Como Brinquedo sob a coordenação da  professora Eva Pereira Rocha; Jogos e Matemática – oficina realizada pela professora me. Marta Regina Egéa Kleine ; Gênero em Educação  pela profª. drª Reni Gomes da Silva; Produção textual pela profª me. Leila Aparecida Silva Sanches; Desenvolvimento Motor pela profª. me. Denilce  Gomes Aparecida Xisto Souza; Brincar e Aprender: a importância do brincar na educação infantil pela Profª. Isabel Cristina P. Lourenço.

Aconteceu ainda, com a noite de autógrafos do lançamento do livro “Alfabetização de Letramento”, de André figueiredo e Maria Pinheiro Fortunato.