CURSOS




Letras

Graduação: Licenciatura






Presencial







Marina Pinheiro Fortunato (marina.fortunato@uniesp.edu.br)

INSCREVA-SE           


Descrição

O curso de Letras da UNISUZ, habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, foi autorizado pela em 07 de junho de 2002 - Portaria 1.699 publicada no Diário Oficial da União em 10/06/2002. Obteve reconhecimento em 23 de fevereiro de 2006 - Portaria nº 577, publicada no Diário Oficial da União em 01/03/2006. 

Renovação de reconhecimento, Portaria 286 de 21 de dezembro de 2012, publicada no DOU de 27 de dezembro de 2012.

CONCEPÇÃO DO CURSO:

O Curso de Letras tem com objetivo a formação de profissionais da educação que estejam em consonância com a sociedade atual. Prevê a formação do professor de Língua Portuguesa e de Literaturas Portuguesa e Brasileira para atuar no Ensino Fundamental e Médio, planejando, executando, avaliando atividades educacionais da área, bem como promovendo o aprimoramento social e cultural dos educandos. Para atender a esses princípios, a diretriz seguida é a de garantir aos futuros professores sólidos conhecimentos das Ciências da Linguagem, voltadas para a intervenção pedagógica, tendo a docência como base obrigatória de sua formação e identidade profissional.

MERCADO DE TRABALHO:

O egresso do Curso de Letras poderá atuar em escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes públicas ou privadas, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Gramática de Língua Materna, Leitura e Produção de Textos, Literatura Brasileira e Portuguesa e outras áreas afins. Pode atuar ainda na realização de pesquisa, na crítica literária, apoio e assessoria a equipes de produção de textos literários, jornalísticos e outros quaisquer que demandem o conhecimento da linguagem verbal nos contextos oral e escrito.

OBJETIVOS (GERAIS E ESPECÍFICOS):

GERAIS:

Formar o professor de Língua Portuguesa e de Literaturas Portuguesa e Brasileira para atuar no Ensino Fundamental e Médio, planejando, executando, avaliando atividades educacionais da área, bem como promovendo o aprimoramento social e cultural dos educandos.

ESPECÍFICOS:

- Atuar com uma visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações lingüísticas e literárias que fundamentam sua formação profissional, para o ensino de educação básica, nos níveis fundamental e médio;
- Analisar e refletir sobre a Linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
- Desenvolver a ação pedagógica e os saberes lingüísticos baseados, conscientemente, nas teorias que os fundamentam;
- Planejar meios técnico-pedagógicos que viabilizem o processo de leitura crítico-analítico-opinativa;
- Compreender o discurso e ação congruentes nas práticas acadêmicas, de maneira interdisciplinar, de tal forma a garantir o percurso da apreensão e transferência de conhecimentos, formalizando a efetiva integração dos fatores teoria e prática;
- Utilizar metodologias e técnicas de ação didático-pedagógica no ensino da Língua, como postura dinâmica, dialética e razoável;
- Buscar novas correntes teórico-lingüísticas, como atitude dialética de abertura para o novo.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:

Espera-se que o profissional egresso do curso de Pedagogia desenvolva as seguintes competências e habilidades:

- Atuar na profissão com competência técnica e compromisso político;
- Utilizar a língua portuguesa, com domínio e coerência nas suas manifestações oral e escrita especialmente na recepção e produção de textos; 
- Organizar e planejar situações didáticas que promovam a efetivação dos processos de ensino e de aprendizagem, utilizando-se, ainda, de processos legítimos de avaliação para o aprimoramento da prática docente e discente no Ensino Fundamental e Médio;
- Recorrer a teorias lingüísticas e literárias que possibilitem a investigação e aprofundamento dos conhecimentos teóricos/práticos com vistas ao aprimoramento da prática docente;
- Recorrer aos conhecimentos teóricos/científicos a fim de compreender e solucionar os desafios com que defronta no dia-a-dia da sala de aula e da docência;
- Considerar e valorizar as diferentes linguagens manifestas nas sociedades e sua função na produção de conhecimento, incluindo tecnologias da informação e comunicação;
- Organizar situações didáticas diversificadas condizentes com a formação de conceitos, procedimentos e atitudes nos alunos;
- Organizar, selecionar, avaliar materiais didáticos para o aprimoramento da prática pedagógica;
- Promover a articulação dos conhecimentos escolares com os conhecimentos e vivências dos alunos, a fim de favorecer a formação de conceitos científicos.

Informações Gerais


Documento Download
Atividades Complementares do Curso
Estágio Supervisionado do Curso
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso
Regimento Geral do Curso
Regulamento de Atividades Complementares

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Leila Aparecida Sanches
Renata Borges Silva
Tiago Erasmo de Moura