História
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Nossa Senhora Aparecida” foi concebida com o propósito de dar continuidade ao projeto educativo iniciado em 12 de abril de 1950, por seus fundadores, no âmbito da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com a implantação do Colégio Técnico Comercial “Nossa Senhora Aparecida”, cuja mantenedora tem a mesma denominação, e constituída na forma de pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, registrada no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas de Sertãozinho, Registro nº 74, Folha 39 do Livro “A” em 18 de outubro de 1965.
A estrutura física do referido Colégio foi projetada para permitir que o aluno aproveite intensamente o tempo de sua permanência no ambiente escolar. Para isso, as instalações dispõem de biblioteca, laboratórios de informática, química, física e biologia, sala de leitura, oficinas de inglês e um excelente espaço de convivência.
Utilizando o espaço, infra-estrutura e instalações do Colégio Técnico Comercial “Nossa Senhora Aparecida” e preservando os mesmos compromissos e princípios educacionais que marcam a história da Mantenedora nos seus anos de existência foi credenciada em 21 de junho de 2000, por meio da Portaria MEC nº 855, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Nossa Senhora Aparecida”, de Sertãozinho, ocasião em que foram autorizados os cursos de Licenciatura em Matemática, mediante a mesma Portaria de credenciamento, de Licenciatura em Letras com habilitação em Português/Inglês e Respectivas Literaturas, por meio da Portaria MEC nº 917 de 29/06/2000.
Posteriormente foram autorizados os cursos de Administração com habilitação em Marketing, mediante a Portaria MEC nº 2.896 de 14/12/2001 e de Pedagogia, por meio da Portaria SESu nº 506 de 17/08/2006.
O corpo docente contratado para os cursos superiores de Letras, Matemática, Pedagogia e Administração foi selecionado com base na titulação acadêmica e na experiência no Ensino Superior para orientar e colaborar em todas as fases da implantação dos cursos.
A partir de 2004 os cursos foram reconhecidos. Inicialmente a Licenciatura em Letras, com habilitação em Português/Inglês e Respectivas Literaturas, por meio da Portaria MEC nº 1.673, de 03/06/2004, em seguida a Licenciatura em Matemática, mediante a Portaria MEC nº 3.879, de 24/11/2004 e por último o Bacharelado em Administração, por meio da Portaria SESu nº 1.087, de 14/12/2006.
Cumprindo determinação da Lei nº 10.861/2004 a Direção da Faculdade criou e implantou a sua Comissão Própria de Avaliação (CPA) que vem contribuindo para elevar a qualificação da oferta educacional na Instituição.
Em 2007, o controle da gestão da Mantenedora passou por ampla reformulação, de modo a promover uma expansão estratégica da sua Mantida. Nessa perspectiva foi estabelecida uma parceria com a Universidade Camilo Castelo Branco, UNICASTELO, sediada no município de São Paulo, voltada para a elaboração de projetos pedagógicos dos novos cursos de graduação, para a oferta de programas de pós-graduação lato sensu, e ainda a oferta de disciplinas na modalidade à distância, no limite dos 20% permitidos pela Legislação Educacional.
Missão
A missão da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Nossa Senhora Aparecida”, doravante identificada pela sigla SEMAR é oferecer, de maneira crescente e sustentável, educação superior contemporânea comprometida com a formação de sujeitos éticos, socialmente responsáveis e profissionais qualificados para o mundo do trabalho e o exercício da cidadania, que contribuam para melhoria da qualidade de vida.
A SEMAR como instituição educacional, destina-se a promover a educação, sob múltiplas formas e graus, a ciência e a cultura geral, tem por finalidade:
I – estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito investigativo e do pensamento reflexivo;
II – formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;
III – incentivar o trabalho de investigação científica, visando ao desenvolvimento da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;
IV – promover a divulgação de conhecimentos culturais e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, da publicação ou de outras formas de comunicação;
V – suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização;
VI – estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade; e
VII – promover a extensão, aberta à participação da população, visando a difusão das conquistas e benefícios geradas na instituição.
Diretora Geral:
Carmen Lúcia Martins Ragazzi
Coordenador do Curso de Letras: Leonardo Vicente Vivaldo
(alexandre.melo@uniesp.edu.br)
Coordenador do Curso de Administração: Fernando Dândaro
(fernando.dandaro@uniesp.edu.br)
Coordenador do Curso de Pedagogia: Marco Aurélio Martins Praça
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Nossa Senhora Aparecida” está sob a direção geral da prof. Ms Carmen Lucia Martins Ragazzi, Mestre em Educação Especial.
Mantenedor: José Fernando Pinto Costa
Coordenador de Administração: Fernando Dandaro
Coordenador de Pedagogia: Marco Aurélio Martins Praça
Coordenador de Letras: Leonardo Vicente Vivaldo
Composição do NDE
- Fernando Damião de Paula- Representante Docente;
- Eder de Paula-Representante Docente;
- Gustavo Bisson Moreno - Representante Técnico Administrativo;
- Giovana Carla Mossin Araújo- Representante Discente;