Acervo
Apresentação
A Biblioteca Marechal Rondon, da Faculdade de Ciências e Letras Nossa Senhora Aparecida, é um órgão de apoio vinculado à UNIESP, que têm como missão dar suporte informacional às atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais para os corpos discente e docente, contribuindo para elevar o nível socioeconômico e cultural da sociedade em geral.
Objetivos
- Coletar, organizar e difundir a documentação bibliográfica relativa aos programas de ensino, pesquisa e extensão;
- Prestar serviços à comunidade interna e externa;
- Tornar-se um campo para exploração e enriquecimento cultural;
- Criar um ambiente favorável à formação do hábito da leitura e estimular a apreciação literária;
- Difundir a boa leitura.
Acervo
Dispõe de um acervo constituído por 895 títulos, totalizando 10418 exemplares nas diversas áreas do conhecimento, que atende aos cursos cursos oferecidos pela instituição, como também a comunidade em geral. O acervo geral é formado por livros, obras de referência, trabalhos de conclusão de curso (TCCs), periódicos e materiais multimídias (DVDs, CD-ROMs, fitas de vídeo e livros digitais). A Biblioteca é informatizada, utiliza o sistema RM Biblios que dispõe de processo de reservas e renovações de empréstimos via Internet e consulta ao catálogo do acervo geral.
Espaço Físico
O espaço físico destinado à biblioteca é de 84 m², dividido em:
- ambiente para o acervo;
- ambiente de leitura individual: 4 lugares;
- ambiente de leitura em grupo: 3 mesas;
- sala para estudo em grupo: 1;
- terminais para consulta na Internet: 5;
- sala de vídeo: 1.
Política de Aquisição:
I - A Política de Aquisição, Expansão, Atualização e Conservação de Acervo da Biblioteca abrange os seguintes critérios:
a) orçamento semestral específico, atualizado e aprovado pela Mantenedora;
b) aquisição das bibliografias básica e complementar correspondente a cada disciplina dos diferentes cursos, com base no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), visando atender à proposta pedagógica desses cursos;
c) composição de acervo para atender novos cursos e aumento de vagas;
d) atualização e expansão do acervo da Biblioteca;
e) criação de normas de preservação e conservação do acervo.
II - A Política de aquisição deve contemplar as várias fases do processo: satisfação dos usuários, seleção, aquisição, descarte e preservação:
a) ao final de cada semestre a Biblioteca deve apresentar à Diretoria Geral a planilha orçamentária detalhada relativamente aos tipos de materiais e serviços, para aprovação de verba;
b) os valores do orçamento são pré-definidos e atualizados de acordo com as necessidades da Instituição;
c) as aquisições devem ser autorizadas, exclusivamente, pela Coordenadora da Biblioteca.
III - Aquisição das bibliografias básica e complementar correspondentes a cada disciplina dos diferentes cursos, com base no PDI:
a) a aquisição da bibliografia básica, nos seus diferentes suportes, deve ser feita levando-se em conta a relação exemplar/aluno e a sua atualização, conforme os padrões de qualidade do MEC;
b) para a bibliografia complementar, bem como para aquela considerada de interesse para a biblioteca, nos seus diferentes suportes, deve ser adquirido no mínimo um exemplar para o acervo de consulta;
c) é levado em conta para tanto, a cotação que melhor atenda os interesses da Instituição;
d) a localização de artigos de periódicos, trabalhos publicados em eventos e teses é realizada pela BIREME, e disponibilizada ao usuário em tempo mínimo possível.
IV – Composição de acervo para atender novos cursos e criação de vagas:
a) com base no acervo já existente efetua-se um levantamento das bibliografias a serem adquiridas constantes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), considerando o número de alunos a serem atendidos/número de exemplares de cada título da bibliografia básica. Após listagem e cotação em pelo menos três fornecedores procede-se à aquisição mediante complementação de orçamento, se necessário.
V – Atualização e expansão do acervo das bibliotecas dar-se-ão:
a) por indicação do corpo docente, conforme constante no PDI vigente, solicitando-as por meio do formulário eletrônico Planilha de Solicitação de Material Bibliográfico;
b) por doações e permutas;
c) pela manutenção de assinaturas de periódicos em papel e em suporte eletrônico;
d) pela manutenção de bases de dados especializadas online ou em CD Rom;
e) recursos de multimídia (fitas de vídeos, DVDs, CDs-Rom);
f) pela aquisição de equipamentos adequados para a utilização da informação nos diferentes suportes;
g) pela aquisição de acervos de outras bibliotecas ou de professores.
Serviços
Empréstimo e Consulta
A Biblioteca oferece serviço de empréstimos para alunos, professores e funcionários. Seu acervo é aberto à comunidade para consulta. Para empréstimo, o usuário deve apresentar o Cartão de Identificação.
O sistema de empréstimo é realizado através do setor de empréstimos com profissional responsável. A reserva de materiais emprestados pode ser realizada via página Semar ou no balcão de atendimento. A consulta ao acervo da biblioteca pode ser feita on-line, por título, autor, assunto ou palavra-chave.
Empréstimo entre Bibliotecas
Solicitação de empréstimo de materiais não existentes no acervo da Biblioteca “Marechal Rondon” às demais Bibliotecas da rede Unicastelo. A solicitação pode ser feita através do preenchimento do formulário de requisição EEB que deve ser entregue no balcão de atendimento da Biblioteca. O solicitante será informado quanto ao recebimento do(s) material(is) por e-mail.
Comunicação Bibliográfica
É um serviço cooperativo de atendimento às solicitações de artigos de periódicos, dissertações, teses e anais de congressos. Para utilizá-lo, o usuário deverá certificar-se que o trabalho de seu interesse não se encontra disponível no acervo da Biblioteca. Feito isso, preencher o formulário de requisição do COMUT, e entregar no balcão de atendimento. O solicitante será informado quanto ao recebimento do(s) documento(s) por e-mail. Os valores são definidos de acordo com o local de atendimento do pedido (Brasil ou exterior), tipo do documento solicitado (artigo, capítulo de monografia ou tese), forma de envio das fotocópias (correio, fax, e-mail) e número de páginas do documento. O tempo médio de atendimento de um pedido varia de acordo com a forma de envio do documento e a biblioteca que atende o pedido.
Levantamento Bibliográfico
Prestamos auxílio aos usuários para levantamentos bibliográficos. O levantamento consiste na busca e localização de dados bibliográficos em fontes especializadas automatizadas. Para usufruir do serviço, o usuário deverá realizar o agendamento no balcão de atendimento ou via e-mail.
Orientação na Normalização de Trabalhos Acadêmicos
A Biblioteca realiza orientações de normalização visando à revisão da aplicação das Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em trabalhos de conclusão de curso (TCC), com relação à apresentação, citações e referências de trabalhos acadêmicos.
Estão disponíveis no balcão de atendimento em meio impresso as seguintes normas da ABNT: NBR 6023 (Referências – elaboração), NBR 10520 (Citações em documentos – apresentação), NBR 14724 (Trabalhos Acadêmicos – apresentação).
Para usufruir do serviço, o usuário deverá realizar o agendamento no balcão de atendimento ou via e-mail.
Ficha Catalográfica
A Biblioteca oferece o serviço de elaboração da ficha catalográfica para os trabalhos produzidos na Unidade. Para solicitar a elaboração da ficha, deve ser feito o preenchimento do formulário de requisição de ficha catalográfica que deve ser entregue no balcão de atendimento. O usuário deve aguardar um e-mail da Bibliotecária confirmando o recebimento dos dados e informando a data que a ficha será reenviada. A Biblioteca tem um prazo de 48 horas para reenviar a ficha ao autor do pedido.
Visitas Orientadas e Treinamento de Usuários
Instrução formal ou informal prestada aos usuários para melhor utilização de todos os serviços e recursos de informação existentes na biblioteca. As visitas e treinamentos devem ser previamente agendados no balcão de atendimento.
Acesso à Internet
A Biblioteca possui atualmente 5 computadores destinados à pesquisa na internet para seus usuários. O limite de acesso diário para cada usuário é livre desde que não haja demanda. O serviço é gratuito, sendo cobrada apenas a impressão realizada no setor de atendimento da faculdade.
Reprografia de Material Digital
Serviço de cópias do material digital (livros digitais) aos usuários que desejarem. Para solicitar o serviço, basta dirigir-se ao balcão de atendimento e realizar a solicitação ao atendente. As cópias poderão ser gravadas em dispositivo pessoal fornecido pelo usuário (CD/DVD), ou em dispositivo fornecido pela biblioteca, mediante pagamento de uma taxa de R$2,00. A Biblioteca tem um prazo de 4 horas para realizar a entrega do material.