CURSOS




Pedagogia

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial





3200 Horas

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Descrição

Apresentação/ Objetivo

O curso de Pedagogia da FNSA tem por objetivo capacitar o graduando ao exercício do magistério na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, nos cursos de ensino médio na modalidade normal, bem como na atuação da gestão democrática: direção, coordenação, supervisão e orientação educacional para educação básica em espaços escolares e não escolares.

De acordo com as novas Diretrizes Curriculares, o novo pedagogo não é mais um profissional de atuação restrita à sala de aula ou à administração, mas um educador que precisa estar habilitado a atuar tanto em situações e ambientes voltados para a produção e difusão de conhecimentos quanto para a gestão pedagógica e administrativa de projetos e instituições educacionais. Em suma, o pedagogo é um profissional que deve estar capacitado a desempenhar funções de docência, gestão (coordenação pedagógica, administração escolar, supervisão de ensino, orientação educacional), assessoramento, consultoria, planejamento, avaliação de sistemas educacionais em redes e unidades escolares públicas e privadas, empresas, programas, projetos e quaisquer outras instituições ou situações em que se realizem atividades de ensino-aprendizagem.

Isso significa que os processos educacionais, em todos os seus níveis e atividades, exigem do pedagogo conhecimentos complexos sobre o ser social e uma visão abrangente de diversas áreas do saber, isto é, de uma sólida base teórica que lhe permita articular a investigação científica às práticas educacionais. Do mesmo modo, além de capacidades investigativas teóricas e práticas, o pedagogo necessita de habilidades como saber escutar, aprender com os outros, tomar decisões, ser criativo e, é claro, administrativa e eticamente responsável, além de ter comprometimento com a liberdade de pensamento. São estes, portanto, em suas linhas gerais, os objetivos a que se propõe o curso de Pedagogia da FNSA.

 

Mercado de Trabalho/ Perfil Profissional

A proposta do curso de Pedagogia da Faculdade Nossa Senhora Aparecida FNSA (SEMAR) tem como objetivo geral formar o graduando para o exercício qualitativo do magistério na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na gestão educacional em todas as suas dimensões: direção, coordenação, supervisão e orientação educacional e para a atuação pedagógica em espaços escolares e não-escolares. Nesse contexto, o curso orienta sua formação desdobrando-se em objetivos específicos que buscam o equilíbrio entre a teoria e a prática, abordando as áreas de conhecimento, habilidades, atitudes e valores éticos, consolidando aprendizagens que estejam assentadas no desenvolvimento de efetivos mecanismos de interdisciplinaridade curricular que promovam a autonomia intelectual do aluno, com o desenvolvimento de práticas investigativas e de extensão, sempre atentos ao conjunto das normas que compõem a legislação educacional brasileira, construída a partir da Lei nº. 9.394/1996.

Considerando-se que o processo educacional exige do educador conhecimentos complexos sobre o ser social e uma visão abrangente de diversas áreas do conhecimento, o curso de Pedagogia da FNSA delineou o perfil do profissional que almeja formar. A saber, um educador dotado de uma sólida base teórica, que lhe permita articular a investigação científica às práticas educacionais. A formação adquirida deve possibilitar ao egresso a sustentação de um relacionamento produtivo junto ao grupo social em que atua, além de receptivo à busca da melhor forma de intervenção, acentuando o vínculo de transferência do conhecimento valorativo e do processo de desenvolvimento das relações concretas da vida humana.

A orientação ética deve buscar a emancipação do ser humano perante práticas opressivas e alienantes. Emancipação esta que aponta a liberdade como horizonte, que busca a construção da sociabilidade e da conduta propriamente humanas na superação das contradições sociais, único caminho para a convergência entre os interesses individuais e coletivos e para a coexistência com a alteridade (visto que a tolerância ainda se encontra no interior das contradições sociais e, portanto, em formações sociais constituintes de modos de individualização alienantes). Por essa via, pode-se compreender que a liberdade de cada indivíduo não termina onde começa a liberdade do outro, mas sim que esta liberdade é a condição daquela e vice-versa.

 

Diferenciais do curso na Instituição

A busca de um aluno crítico e autônomo permeia o objetivo final do nosso curso de Pedagogia. Possibilitar ferramentas intelectuais para que o aluno consiga, ao final de seu curso, construir um arcabouço crítico, argumentativo e questionador fazem o mote central da nossa graduação.  

Mais que técnico ou teórico de qualidade, mais que um professor competente em sala de aula, a autonomia do sujeito, primeiro do professor e depois dos alunos que esse professor terá, é o principal objetivo do nosso curso.

Para isso, contamos com profissionais atentos e preparados para fomentar o questionamento em sala de aula, dando ampla liberdade de discussão a todos os temas pertinentes à educação e seus paradigmas.

Uma biblioteca e um laboratório de informática complementam a infraestrutura disponível, facilitando o acesso do aluno a pesquisas e construção de trabalhos.

 

Ato Legal de Autorização ou Reconhecimento: Autorizado pela Portaria Sesu nº 506, de 17/08/2006, publicado no DOU de 118/08/2006.

Informações Gerais


Documento Download
Estágio Supervisionado do Curso
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


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