CURSOS




Ciências Biológicas

Graduação: Licenciatura



6 Semestres


Presencial





2819 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

O Curso Licenciatura em Ciências Biológicas está voltado para a formação do profissional que queira atuar como docente nos níveis Fundamental e Médio nas disciplinas de Ciências e Biologia, respectivamente.

Em três anos propomos formar docentes capazes de desenvolver qualquer atividade de aprendizagem em Ciências Naturais. Mais do que um professor atuante nas áreas de Ciências e  Biologia, os profissionais graduados pela nossa Instituição obterão habilidades necessárias para atuarem também como educadores ambientais, em cursinhos pré-vestibulares, em aulas para concursos públicos e no desenvolvimento de novos instrumentos de aprendizagem (livros, apostilas, experimentos, guias informativos, entre outros).



Objetivos

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tem como objetivo formar professores que atuem no Ensino Fundamental (6º a 9º anos) como docente em Ciências Físicas e Biológicas e no Ensino Médio (1ª à 3ª séries) como docente em Biologia.



Mercado de Trabalho / Perfil Profissional

O atual mercado de trabalho é extremamente promissor, já que a alguns anos atrás houve a perda de interesse dos jovens pela atividade docente. Para ocupar esse nicho profissional, carente destes profissionais na região, surge este curso de graduação na UNIESP de Presidente Venceslau.

O profissional formado em nossa IES pode ir ainda mais além, pois uma vez obtida a graduação em nosso curso, ele poderá seguir carreira acadêmica na pós-graduação, em Especialização, Mestrado e Doutorado nas áreas afins em qualquer região do País.



O curso na Instituição

Nossa instituição conta com laboratórios onde são desenvolvidas as aulas práticas, nas quais o graduando tem a chance de concretizar o conhecimento adquirido nas aulas teóricas.

O curso também é desenvolvido por meio de atividades externas, tais como visitas culturais, visitas técnicas e saídas de campo em áreas naturais correspondentes às disciplinas de Botânica, Zoologia, Ecologia e Educação Ambiental.

Os acadêmicos são estimulados a participarem de Projetos de Iniciação Científica, Cursos de Extensão, Semanas Acadêmicas, Ciclo de Palestras, Oficinas, Monitoria e Estágio em Laboratório.



Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

Biologia Celular, Molecular e Evolução

Visão ampla da organização e interações biológicas, construída a partir do estudo da estrutura molecular e celular, função e mecanismos fisiológicos da regulação em modelos eucariontes, procariontes e de partículas virais, fundamentados pela informação bioquímica, biofísica, genética e imunológica.

Diversidade Biológica

Conhecimento da classificação, filogenia, organização, biogeografia, fisiologia e estratégias adaptativas morfofuncionais dos seres vivos nas áreas de microbiologia, botânica e zoologia.

Ecologia

Relações entre os seres vivos e destes com o ambiente ao longo do tempo geológico. Conhecimento da dinâmica das populações, comunidades e ecossistemas, da conservação e manejo da fauna e flora e da relação saúde, educação e ambiente.

Fundamentos de ciências exatas e da terra

Conhecimentos matemáticos, físicos, químicos, estatísticos, geológicos entre outros, fundamentais para o entendimento dos processos e padrões biológicos.

Fundamentos Filosóficos e Sociais

Reflexão e discussão dos aspectos éticos e legais relacionados ao exercício profissional.



Disciplinas Pedagógicas e de Instrumentalização

O estudante cursará além das disciplinas do núcleo comum, as disciplinas pedagógicas e as disciplinas de Instrumentalização para o Ensino de Ciências Biologia. Correspondem à prática como componente curricular objetivando a articulação dos conhecimentos teóricos com a prática profissional.



Infraestrutura para o curso

Nossa instituição conta com modernos laboratórios onde são desenvolvidas as aulas práticas, nas quais o graduando tem a oportunidade de concretizar o conhecimento adquirido na teoria. 

Para que as aulas práticas sejam totalmente satisfatórias e atendam aos objetivos do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, os laboratórios foram equipados com microscópios, lupas estereoscópicas, microscópio e lupa estereoscópica trinoculares com câmera de vídeo acoplada a equipamento de TV, Kits de lâminas permanentes animal e vegetal, capela, estufa, equipamentos de física e química, vidrarias, reagentes, modelos anatômicos humanos, coleção de rochas, entre outros.

A Biblioteca da FAPREV/UNIESP é de caráter universitário e tem como objetivo contribuir para a capacitação do estudante e para formação contínua dos professores. Além da literatura específica, é equipada com computadores e locais para estudo.

Sala de informática onde são disponibilizados computadores que atendem as necessidades dos acadêmicos.

Contamos também com uma ampla área verde e uma nascente no Campus, considerados como um laboratório vivo de observação, onde aulas práticas de campo são ministradas.



Estágio Supervisionado

O Estágio Supervisionado é desenvolvido exclusivamente por meio de atividades práticas, sendo um dos destaques do Curso, totalizando 400 horas e integralizando a carga horária total do curso.

As atividades de estágio têm por finalidade principal propiciar ao aluno situações em que possa refletir sobre a prática pedagógica fundamentada nas teorias estudadas. São essencialmente práticas e proporcionam também, situações simuladas e reais de vida e trabalho, vinculadas à sua área de formação, bem como a análise crítica das mesmas. Busca, em todas as suas variáveis, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. 



Atividades Complementares

As Atividades Complementares correspondem a 200 horas de atividades focadas no desenvolvimento de projetos, pesquisas, cursos de extensão e palestras. Os acadêmicos são estimulados a participarem de palestras, seminários, encontros, oficinas, monitorias, estágio em laboratório, projetos de iniciação científica, entre outros. 

Estas atividades visam transmitir ao discente a base consistente em disciplinas de formação específica da área biológica e a formação humanística que lhes permita o desenvolvimento de uma adequada visão crítica que o possibilite a intervir e colaborar para a construção de uma sociedade sustentável e mais justa.

 

Atividades Complementares: 200 horas
Estágio Supervisionado: 400 horas
Conselho Profissional: CRBio – Conselho Regional de Biologia.

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo