CURSOS




Administração

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


Presencial





4430 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

O Curso de Administração da Faculdade de Presidente Venceslau está estruturado para formar bacharéis em Administração, com capacidade para atuar em atividades próprias ao campo profissional do Administrador, como profissional liberal ou não, utilizando-se de sua criatividade e autonomia construídas ao longo do curso para promover o desenvolvimento das organizações e sociedade compreendendo, também, o macro ambiente e as relações nele existentes.

Para tanto, em consonância com as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Administração (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2005), esse curso prima para que os formandos tenham capacidade e aptidão “para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador”.

Constituído por um projeto de bacharelado, a formação de administradores é o elemento central do curso de Administração da FAPREV e a ideia que norteia todo esse curso é a que o graduado esteja preparado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional, com a finalidade de atender as particularidades regionais e locais onde está inserido.

Perfil Profissional

O Projeto Pedagógico do Curso de Administração da FAPREV incorpora o que as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Administração (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2005) definem como perfil dos administradores. Assim, ao final do processo de formação, deverá apresentar “capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador”.

Em outras palavras, especificamente, o administrador deve:

- Ter a capacidade para compreender e refletir sobre a heterogeneidade das demandas sociais;
- Ser capaz de pensar e repensar o contexto geral dos negócios;
- Ser ético na profissão e capaz de compreender sua formação profissional como um processo contínuo, autônomo e permanente;
- Ser comprometido com a sociedade e com o ambiente das futuras gerações, valorizando princípios éticos e de cidadania.

Mercado de Trabalho

Uma área abrangente, a administração permite ao profissional atuar em diversos ramos do setor público, privado e não governamental. As principais áreas de atuação, segundo o Conselho Federal de Administração (CFA), são finanças, marketing, mercadologia, recursos humanos, orçamento, relações industriais, administração de material e de produção e organização e métodos e programas de trabalho.

Objetivo Geral

O Curso de Administração da FAPREV tem como objetivo geral formar gestores na área da Administração, dotados de autonomia, poder de decisão e de comando e que conheça e entenda o funcionamento das organizações, do ambiente e das relações empresariais.

Objetivo Específico

1. Proporcionar uma visão ampla e integrada da administração, no contexto das transformações econômicas, sociais e políticas do país e do cenário mundial;
2. Desenvolver capacidades de comunicação, trabalho em equipe e liderança que favoreçam tomadas de decisão em um contexto democrático;
3. Propiciar a aquisição de conhecimentos e instrumentos de gestão que contribuam para a elevação dos padrões de eficiência, eficácia e efetividade da administração;
4. Desenvolver a capacidade de gestão e o uso de estratégias em ambientes de constantes mudanças, empregando conhecimentos específicos das áreas que concorrem para o desenvolvimento das empresas.

O Curso na Instituição

A FAPREV – Faculdade de Presidente Venceslau entende que à Educação cabe preparar os indivíduos para compreender os impactos das novas tecnologias na cultura através da concepção de sociedade como um processo complexo e inacabado onde valores e paradigmas estão sendo permanentemente questionados. Sociedade “global” composta por “diferentes”, cujas características terão enorme importância para a Instituição na superação do “déficit de conhecimentos” e no enriquecimento do diálogo entre povos e entre culturas. Será a partir da compreensão das diferenças individuais, da aceitação dos opostos, da tolerância com os adversos que se construirá a sociedade "global", pluralista e fraterna. 

A Instituição também parte da necessidade de que, enquanto agência promotora de ensino superior deve ser possuidora de uma política de graduação teoricamente rigorosa, sólida e articulada organicamente a um projeto de sociedade e de educação.

A FAPREV – Faculdade de Presidente Venceslau está comprometida com a transmissão e construção do saber, com a pesquisa, com inovações, com o ensino e formação profissional que contemple conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à atuação do cidadão, bem como com a educação continuada e a cooperação internacional, a fim de contribuir com um desenvolvimento sustentável. 

Empresa Júnior

A Empresa Júnior - FAPREV JÚNIOR – vinculada à IESP de Presidente Venceslau, a FAPREV - FACULDADE DE PRESIDENTE VENCESLAU - Mantenedora: Instituto Educacional do Estado de São Paulo - Credenciamento: Portaria nº. 4.523 de 23/12/2005 - Unificação: Portaria nº. 840 de 14/11/2008, a Empresa Júnior é uma instituição privada, sem fins lucrativos, mas com fins educacionais, vinculada a Faculdade de Presidente Venceslau – FAPREV, coordenada por um professor e gerida pelos discentes da faculdade em questão.

As atividades a serem desempenhadas pelos estagiários envolvem todas as funções gerenciais de Marketing, Recursos Humanos, Administração e Controle Financeiro que são concernentes à gestão de uma empresa. Atividades de consultoria, pesquisa de mercado, estruturação e elaboração de projetos diversos, planos de marketing, planos de negócios, processos de recrutamento e seleção, de treinamento e desenvolvimento, entre outras atribuições, constituirão o portfólio de serviços a serem oferecidos ao mercado pela Empresa Júnior da instituição.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

A preocupação com a atualidade dos conteúdos está contemplada tanto na elaboração da estrutura curricular do curso como nas suas atividades didáticas, teóricas e práticas.

Assim sendo, os três primeiros semestres privilegiam os Conteúdos de Formação Básica, compreendendo disciplinas que tratam de assuntos e conceitos fundamentais para a formação do administrador, proporcionando-lhe uma formação humanística, com senso de cidadania ampliado pelo exercício acadêmico, voltada para reflexões críticas de natureza humana, ética, social, ambiental e organizacional. Dessa forma, o bloco de disciplinas de formação básica proporciona, ao acadêmico em Administração, uma visão global da realidade que o cerca, buscando uma formação sócio-político-econômica que vai ao encontro das suas circunstâncias profissionais.

Já a ênfase nos Conteúdos de Formação Profissional é dada a partir do quarto semestre, com a introdução de conteúdos técnicos e específicos da área da administração. Nesse bloco de disciplinas específicas, o enfoque está em torno da construção de conhecimentos de conteúdo específico, tendo como ponto fundamental a visão administrativa da organização em todos os seus aspectos, pois, como administradores, os bacharéis em Administração em formação deverão estar preparados para se defrontar com a complexidade administrativa das organizações, em função de suas perspectivas futuras, nas diversas áreas da administração, tais como: de Administração Geral, Marketing, Gestão de Pessoas, Agronegócios e Administração Pública.

Os Conteúdos de estudos Quantitativos e suas Tecnologias, por sua vez, são trabalhados em disciplinas da estrutura curricular do Curso que venham a contribuir para a formação desse profissional, na medida em que proporcionam a utilização de estratégias e procedimentos que instrumentalizam o administrador, não só no desenvolvimento de conteúdos inerentes à administração, mas, também, na aplicação de tecnologias no exercício de sua profissão.

Os Conteúdos de Formação Complementar estão representados no Trabalho de Curso, momento em que o aluno vai integrar o saber das várias áreas do conhecimento em Administração, utilizando-se, também, de estudos opcionais de caráter transversal e interdisciplinar em outros cursos de domínios conexos, tais como: globalização da economia, desenvolvimento, qualidade de vida no trabalho, que proporcionam o enriquecimento de sua formação.

Assim organizados os conteúdos de formação básica, profissional, de estudos quantitativos e suas tecnologias e formação complementar, o Curso de Administração da Faculdade de Presidente Venceslau busca uma visão sistêmica da empresa. Dessa forma, possui cinco pilares de formação acadêmica: administração de pessoas, administração financeira, administração mercadológica, administração de materiais e administração de produção.

Estágio Supervisionado

O Estágio Curricular Supervisionado é parte das exigências legais para a consecução do grau de Bacharel em Administração e que proporciona ao alunado o desenvolvimento de diversas competências, principalmente seu discernimento acerca do relacionamento entre o referencial teórico-acadêmico e a prática de mercado, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

O Estágio Supervisionado (300 horas) constitui-se em um trabalho onde as atividades práticas são exercidas mediante fundamentação teórica prévia ou simultaneamente adquirida. Tem como finalidade: integrar o processo de ensino-pesquisa-aprendizagem; propiciar aos alunos experiências no mercado de trabalho; gerar trabalhos técnicos que produzam fontes de pesquisa relevantes para os parceiros - aluno, organizações e IES. O Estágio Supervisionado desenvolver-se-á em conformidade com o art. 7º da Resolução nº 4, de 13 de julho de 2005, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado; e nas condições de Regulamento próprio da FAPREV, de acordo com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, aprovado pelo Colegiado do Curso de Administração.

Concomitantemente, de acordo com o §1º do art. 7º da Resolução nº 4, de 13 de julho de 2005, a FAPREV poderá realizar o estágio na própria instituição de ensino, mediante laboratórios que congreguem as diversas ordens práticas correspondentes aos diferentes pensamentos das Ciências da Administração, para atender aos alunos que não conseguirem estágio nas empresas. Mais especificamente, os alunos aprenderão a prática e a escrituração comercial contábil de uma empresa de pequeno porte.

Entretanto, as atividades de estágio poderão ser reprogramadas e reorientadas de acordo com os resultados teórico-práticos, gradualmente reveladas pelo aluno, até que os responsáveis pelo acompanhamento, supervisão e avaliação do estágio curricular possam considerá-lo concluído, resguardando, como padrão de qualidade, os domínios indispensáveis ao exercício da profissão.

 

Atividades Complementares: 200 horas
Estágio Supervisionado: 300 horas
Conselho profissional: CRA – Conselho Regional de Administração
Nota de Avaliação CPC MEC: 3 (2011)

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
Portaria de Reconhecimento de Administração
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo