UNIESP recebe doação de livros raros que inspiram a criação de novo e importante Projeto aos seus alunos

Data: 10/08/2022 | 0 Comentário

No dia 27 de julho de 2022, na cerimônia em comemoração do Jubileu de Prata da UNIESP S/A, a Instituição ganhou um valioso presente: três livros raríssimos e autografados, dois  pelos seus autores e um pelo seu famoso dono. O presente foi dado pelo Professor Pós-Doutor João Adalberto Campato Júnior, que é editor-chefe das Revistas UNIESP e é coordenador dos Núcleos de Pesquisas da Diretoria de Pesquisa, Extensão e Publicações do Grupo. Ele é Professor do Curso de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Brasil, um importante escritor e, por isso, um amante e colecionador de livros raros como os que presenteou a UNIESP.

Os livros doados pelo professor Campato e recebidos com muita honra e alegria pelos mantenedores da UNIESP, que agradeceram o presente recebido na cerimônia festiva, foram os seguintes :

1. CASTRO, Eugênio de . Poesias Escolhidas . Rio de Janeiro:

Editora Francisco Alves& Cia, 1902. Detalhe: o livro está autografado por Menotti del Picchia, pois o exemplar foi dele um dia.

1. COUTO, Mia. Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra. Editora Caminho,2002.Autografado pelo próprio autor.
  2. FREIRE, Paulo &GUIMARÃES, Sérgio. Sobre Educação – Diálogos. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1982. Autografado por Paulo Freire em 1982.

O recebimento desses livros importantes e raros motivou a elaboração de um Projeto que pretende viabilizar que todas as IES UNIESP tenham a oportunidade de conhecer essas obras de perto. pois seria injusto colocá-las como parte do acervo da Biblioteca de apenas uma IES mantida pela UNIESP e muito mais se elas ficassem guardadas sem serem vistas e apreciadas pelos apaixonados por livros. O Projeto, antes de tudo, vem propor que as obras visitem todas as Bibliotecas de todas as IES UNIESP e que cada visita seja um mote para que alguma atividade acadêmica, artística e/ou cultural seja realizada em comemoração à famosa visita. Além disso, a visita e as atividades realizadas na mesma ocasião também servem de mote para o que mais se pretende: levar os alunos de cada IES UNIESP a participar da leitura e da produção de textos de diferentes gêneros literários, levando em conta que a leitura, a reflexão, a argumentação, o debate, a pesquisa e a produção de textos são exercícios que desenvolvem e aprimoram a inteligência humana, ou melhor, as múltiplas inteligências que o ser humano possui: a verbal, a emocional, a artística, dentre as demais.Assim sendo, qualquer atividade realizada por ocasião da visita de obras raras às Bibliotecas UNIESP sempre culminará com o lançamento de um Concurso de obras literárias de determinado ou de variados gêneros que escolherá quais alunos - de todos os Cursos da IES - produziram os melhores textos literários naquele(s) gênero(s) em uma posterior solenidade de premiação.

É pelo que foi exposto que o Projeto motivado pela doação dos 3 livros raros e por isso valiosos recebe o nome de "Obra e Autor: Inspirando a leitura e a produção de gêneros literários". Em breve, mais informações sobre ele serão anunciadas. Aguardem.

O professor João Adalberto Campato Jr, como citado, recebeu os agradecimentos dos mantenedores na cerimônia do Jubileu de Prata da UNIESP. Ele também recebeu os agradecimentos e o Projeto motivado pela doação dos livros da Diretoria de Pesquisa, Extensão e Publicações, da qual ele faz parte e, ao receber, assim respondeu:

"Professora Rosa Beloto: Agradeço-lhe imensamente o projeto que legitima as doações feitas e aquelas que ainda serão. Nem sendo a mais otimista das pessoas, eu poderia ter imaginado um projeto tão diversificado, cheio de alternativas, interdisciplinar, multissetorial e de olhos para o passado, presente e futuro quanto o que a senhora apresenta. Parabéns pelo engenhoso projeto, do qual a UNIESP tem de se orgulhar!"

Mais uma vez, Professor Campato, a UNIESP agradece o presente tão especial além daquele que o senhor já lhe dá com seu diário e brilhante trabalho!

Por Rosa Beloto