UNIESP – São Roque: Ser Professor

Data: 26/09/2016 | 0 Comentário

“Ser Professor é: descobrir as verdades, colaborar diretamente na formação integral do indivíduo para os novos tempos; é dar acesso e permanência do indivíduo a um ensino mais realista e as técnicas pedagógicas mais avanças; apresentar a necessidade de trabalhar com habilidades e competências fundamentais para a educação.

Ser Professor é ousar a ensinar, transformar esse indivíduo em aluno, e esse aluno e um cidadão consciente e “conhecedor (a)” dos seus direitos, ciente que a Educação existe, compreender, propor e mudar a realidade.

A Educação é como um agente transformador e o aluno (a) ao ingressar no curso de Pedagogia a longo dos 8 semestres caminha, transforma, cria, muda, constrói, acerta, desafia, pesquisa, busca, debate, critica, conhece, fundamenta, ensina, aprende, descobre e quando finaliza o curso, é outro Individuo, outro Aluno (a) …é um PROFESSOR (a).

Um (a) professor (a) que tem um novo papel na educação contemporânea, com uma responsabilidade, ética e profissionalismo, de envolver os futuros alunos (as) no ensino, na aprendizagem, de mediar conflitos, respeitando as especificidades, as diferenças, o potencial e valorizando a cultura de cada um (a), mas com muita luta pela construção de um ensino criativo, eficiente e de qualidade.

Sabemos que Ser Professor hoje é ser vitima de uma profissão difícil e mal compreendida, em alguns momentos e segmentos, mas com uma extrema nobreza e dignidade   daqueles que tem o privilégio único de anunciar os novos tempos, as novas descobertas, inovações, de escrever, contar e registrar a história; de apresentar os caminhos em direção aos saberes necessários de uma vivencia da cidadania no século XXI.

Segundo Paulo Freire, o Professor é um ensinante, que deve ensinar com competência e deve ensinar o que sabe. A responsabilidade ética, política e profissional do ensinante lhe coloca o dever de se preparar, de capacitar, de se formar antes mesmo de iniciar sua atividade docente.”

Texto de Édina dos Santos Rosa, professora de Pedagogia da Faculdade de São Roque – FSR.