Publicações

UNIESP – São Roque: Alunos da FSR e FBP visitam Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional em Brasília

Data: 21/12/2016 | 0 Comentário


Compartilhe

          

No período de 14 a 17 de dezembro, acadêmicos dos cursos de Direito da Faculdade São Roque – FSR, Faculdade Barão de Piratininga – FBP e da Anhanguera Marte/SP, sob a coordenação do professor Vagner Olegário da ATLAEDU Assessoria Acadêmica, realizaram visitas técnica em Brasília – DF, no STF (Supremo Tribunal Federal) e Congresso Nacional (Câmara e Senado).

O STF – Supremo Tribunal Federal é a mais alta corte do Judiciário do País e tem como competência a guarda da Constituição, cabendo-lhe processar e julgar originariamente: ação direta de inconstitucionalidade e ação direta de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual, além das demais hipóteses contempladas no artigo 102 da Constituição Federal.

Na visita ao STF, os acadêmicos conheceram as instalações, a composição e funcionamento do Órgão, a Galeria de Ex-Ministros e a história da Justiça, com visitação ao salão nobre e contemplação dos bustos de personalidades da história da Justiça, como D Pedro I, Rui Barbosa, Teixeira de Freitas, Pedro Lessa e Epitácio Pessoa, além de assistirem, no plenário do STF, ao julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, quando presenciaram intervenção de profissional da advocacia Geral da União e da CNI (Confederação Nacional das Indústrias). Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer de perto os Ministros do STF, em especial o Ministro Marco Aurélio que gentilmente, de forma reservada, dedicou alguns minutos para proferir algumas palavras de motivação diretamente aos acadêmicos e se deixar fotografar com eles.

A visita ao Congresso Nacional compreendeu a visitação às instalações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, incluindo os plenários dessas duas casas, os diversos salões, os bustos e galerias de Presidentes do Senado da República e da Câmara e o museu do Senado, além de visualizar com clareza todas as etapas do processo legislativo (processo de elaboração das leis).

A Catedral Metropolitana de Brasília, um dos cartões postais da Capital Federal, dada a sua importância como símbolo cristão e como projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, também fez parte da programação da visitação. Além de monumentos históricos como Memorial JK, um museu brasileiro de Brasília, capital do Brasil, que foi projetado por Oscar Niemeyer, inaugurado em 12 de setembro de 1981 e dedicado ao ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, fundador da cidade de Brasília. No local, encontram-se o corpo de JK, diversos pertences, como sua biblioteca pessoal, e fotos tanto dele como de sua esposa Sarah.

Conforme consta no projeto, a visita técnica compreende um método inovador de ensino, interligando teoria e prática, firmando-se como ferramenta didática hábil a preparar o discente do curso de Direito, além de promover a interdisciplinaridade entre as várias disciplinas do Direito, pois, no decorrer da visita técnica, o discente tem a oportunidade de fazer um resgate de conteúdos vistos em sala de aula, desde a Introdução ao Estudo do Direito, o Direito Constitucional, o Direito Processual Civil, o Direito Processual Penal, a Organização Judiciária, o Processo Legislativo, a Ética Profissional, a Prática Jurídica, a História e várias outras matérias previstas no Projeto Pedagógico do curso.

Parabéns aos acadêmicos que de forma ordeira e comprometida, se portaram de forma exemplar, observando as regras e etiquetas estabelecidas pelos órgãos visitados, trazendo na bagagem uma experiência ímpar que contribuíra em sua trajetória profissional.




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!