Biblioteca


Acervo

A Biblioteca Prof° José Lazzarini Júnior, dada a sua importância à formação dos futuros profissionais e aos estudos aprofundados dos professores e pesquisadores da Faculdade IESA, tem por objetivo:

- Disponibilizar os suportes informacionais existentes em seu acervo;
- Exercer sua função como agente educacional;
- Proporcionar o enriquecimento da cultura nas diferentes áreas de conhecimento; 
- Estimular os programas de pesquisas e extensão aos alunos matriculados em todos os níveis de ensino e também a coordenadores, professores e funcionários.

Serviços oferecidos:

A Biblioteca Prof° José Lazzarini Júnior disponibiliza os seguintes serviços:

- Acervo aberto;
- Reserva de bibliografias dos cursos;
- Espaço alternativo para estudo individual e em grupo;
- Comutação bibliográfica e empréstimos entre bibliotecas;
- Orientação para pesquisa bibliográfica ao acervo via internet;
- Serviço de repografia em outro espaço, de acordo com a legislação vigente;
- Acesso à internet;
- Acesso às bases de dados referenciais;
- Bibliofone (renovação por telefone);
- Sugestões de leitura.

Seu acesso é informatizado pelo sistema RM Biblios.

Atualmente, o acervo bibliográfico é composto por 22760 volumes nacionais e importados, entre livros, periódicos, CDs, DVDs e TCCs.

Contamos atualmente com a biblioteca virtual Minha Biblioteca, disponível no site da IESA, correspondente a 9000 títulos digitais.

Atualmente, o acervo bibliográfico é composto por 17.538 volumes nacionais e importados, entre livros, periódicos, CDs e DVDs, todos distribuídos pelas diversas áreas do conhecimento e atendendo sempre às necessidades de nossos alunos e corpo docente

Os periódicos também são de fundamental importância para a pesquisa. Por esse motivo, nosso acervo conta com grande variedade de títulos nacionais e internacionais, técnicos e científicos.

O material audiovisual, também muito diversificado, é composto por vídeos, cd’s, dvd’s e mapas.

Contato:

- (11) 4433-5050 Ramais: 5057

Equipe:

- Neuza Ventura Nunes da Silva – Bibliotecária CRB 8/5442

- Elisângela Santos de Souza – Auxiliar de Biblioteca


Horário de Funcionamento:

- Segunda-feira a Quinta-feira das 8h às 22h.

- Sexta –feira das 8h às 21h

- Sábado das 8h às 12h

 

Biblitoecas Virtuais Temáticas

http://www.bibvirtuais.ufrj.br/cienciassociais/

http://www.bibvirtuais.ufrj.br/estudosculturais/

http://inovacaotecnologica.ibict.br/

http://www.ebah.com.br/content/AGAAACvogAJ/biblioteca-virtual-museus-ciencia-divulgacao-cientifica

 

Outros Links

http://www.periodicos.capes.gov.br/ -
Acesso ao Portal de Periódicos da CAPES

http://www.dominiopublico.gov.br/ -
Além de textos, traz fotos, ilustrações, sons e vídeos, divididos em ciências exatas, ciências sociais, literatura, referência, religião e partitura. O item literatura já conta com cerca de 700 títulos. Acesso gratuito.

http://worldlibrary.net/Collections.aspx -
Provavelmente o maior catalogo de livros eletrônicos do mundo, com mais de 60 mil títulos em formato PDF, para serem lidos on-line ou copiados. Tem também 50 mil fotos e ilustrações para copiar e usar. Para acessar o conteúdo integral é necessário assinar o site, pagando U$$ 8,95 (cerca de R$ 25,00) por ano. Para quem não quiser pagar, há 27 mil livros gratuitos. Acesso parcialmente gratuito.

http://www.bibvirtuais.ufrj.br/estudosculturais/ -
Apresenta sites comentados sobre museus, centros culturais, cinemas, movimentos de mulheres, cidadania e outros assuntos acadêmicos e para o público em geral. Acesso gratuito.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Enciclop%C3%A9dia -
Enciclopédia digital. Seus princípios são a produção coletiva e o compartilhamento do conhecimento. Em inglês, português e dezenas de outras línguas. Acesso gratuito.

http://www.about.com/ -
Portal que oferece orientação e dicas para se fazer praticamente qualquer coisa (decoração, culinária, desenvolvimento de planos de negócio, sinopse de filmes, compra de veículos, lições de idiomas, dietas e muito mais) São mais de 50 mil tópicos. Em inglês. Acesso gratuito.

http://www.gutenberg.org/-
Biblioteca on-line, com milhares de obras completas em vários idiomas, digitalizadas e disponíveis de graça. Os livros podem ser lidos na tela ou ser impressos. O Project Gutenberg Consortia Center (www.pg2.org) reúne coleções de ebooks. Acesso gratuito.

http://www.virtualbooks.com.br/v2/capa/ -
Livros completos grátis em português, inglês, espanhol, alemão, francês e italiano. O forte é a literatura brasileira. Acesso gratuito.

http://www.portugues.com.br/ -
Site com ótimos recursos em multimídia. Traz entrevistas, clássicos da literatura brasileira, telecurso 2000, e vídeos. Acesso gratuito.

http://www.bn.br/portal/ -
Além de oferecer os recursos de busca pela internet nos acervos da biblioteca, há uma Biblioteca Digital que oferece gratuitamente para download centenas de títulos em formato pdf. ou txt. Acesso gratuito.

 

Política de aquisição, expansão e atualização do acervo

Para atender usuários potenciais da Biblioteca, os mecanismos de seleção e aquisição do acervo bibliográfico e audiovisual, tomam por base, tanto a bibliografia arrolada nos programas de ensino dos Projetos Pedagógicos, de cada um dos cursos da instituição, as indicações dos professores e do Núcleo Docentes Estruturante.

Alem destes procedimentos, ainda são consideradas para seleção e aquisição destes materiais, as bibliografias básicas encaminhadas semestralmente pelos Coordenadores dos cursos à biblioteca, sendo estas listas fruto de reuniões periódicas do NDE e dos professores. Para os títulos de periódicos, a seleção e aquisição são ainda complementada pela consulta no site do MEC/Capes.

De forma geral, para assegurar a qualidade e atualização do acervo bibliográfico, os critérios adotados são:

  • adequação do material aos objetivos do curso e da disciplina;
  • autoridade /conceito do autor;
  • equilíbrio da obra quanto à distribuição do conteúdo;
  • qualidade técnica quanto a ponto de vista gráfico e /ou sonoro;
  • custo justificável em consideração à verba disponível;
  • idioma acessível aos usuários;
  • atualidade do material;
  • disponibilização de livros-texto, na razão de um exemplar para a faixa de 10 a menos de 15 vagas anuais pretendidas/autorizados;
  • disponibilização da bibliografia complementar , na proporção de cinco exemplares para cada título;
  • disponibilização dos demais títulos, em função de estatísticas de empréstimo e uso da coleção e da disponibilidade de outros títulos similares na coleção da Biblioteca.

Para os periódicos, há uma seleção para os títulos de relevância para os cursos, estando a coleção de periódicos, permanentemente, em desenvolvimento. Além destes critérios gerais, são levados em conta o perfil da Instituição e de seus usuários, em termos de demanda da informação.

O acervo de periódicos haverá cuidado em manter atualizadas as assinaturas correntes, adquirindo títulos nacionais e de interesse para cada curso. A Faculdade mantém uma política de atualização e expansão do acervo biblioográfico que  regulamenta a aquisição, a permuta, o descarte, dentre outros.

Regulamento

Para maiores informações sobre as regras de utilização da biblioteca, clique abaixo e faça o download do documento completo.