Quem Somos

A Organização Educacional de Ribeirão Pires - O.E.R.P. foi fundada por um grupo de professores da região, em 20 de dezembro de 1971, com a finalidade de gerir escolas de todos os níveis de ensino. 

A Entidade personalizou-se quando do registro de seus Estatutos no Registro de Títulos e Documentos da Comarca de Ribeirão Pires, sob o número 16, às fls. 08 do Livro A-1, em 06 de junho de 1972. 

Constituída na forma da lei, é uma associação sem fins lucrativos, com cadastro geral de contribuintes n.º 44.178.309/0001-41. Oferece a alunos de baixa renda, dentro dos seus recursos, bolsas de estudo, inclusive as do ProUni.

 

Cadastrada na Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires no Cadastro Fiscal de Serviços, sob o no. 919/73 foi declarada de Utilidade Pública Municipal, pela Lei n.º 1.643, de 18 de dezembro de 1974, e foi declarada de Utilidade Pública Federal pela Portaria n.º 315, de 06 de abril de 2001, publicada no D.O.U de 09/04/2001.

 Até 1990, desenvolveu suas atividades no “Externato Nerina Adelfa Ugliengo”, à Rua João Ugliengo, n.º 12, no centro de Ribeirão Pires, como sede provisória. Hoje com sede própria, está instalada na Rua Coronel Oliveira Lima (antiga Capitão José Gallo), n.º 3.345, no Parque Aliança, em Ribeirão Pires - SP.

 

 Seu estatuto sofreu alterações em 2007 para adequar-se ao novo Código Civil.

 Em 13 de março de 1973, a Organização Educacional de Ribeirão Pires - O.E.R.P. obteve autorização para manter a Faculdade de Ciências e Letras de Ribeirão Pires (hoje, Faculdades Integradas de Ribeirão Pires), autorizada pelo Decreto n.º 71.897, de 13/03/1973 - com os seguintes cursos: Estudos Sociais, Letras, Matemática e Pedagogia, reconhecidos pelo Decreto n.º 78.971 de 16/12/1976.

 Foi criada com o propósito de formar professores e especialistas em educação para atuar no ensino de 1.º e 2.º graus, hoje fundamental e médio, na vigência da Lei n.º 5.692/71, com licenciatura nas quatro áreas acima mencionadas.

 Enquanto funcionou em sede provisória, não houve acréscimo de novos cursos. Com instalações limitadas, houve acréscimo apenas de novas habilitações:

  • ao curso de Estudos Sociais, pela via da plenificação, foram autorizadas e reconhecidas as habilitações de Geografia e de História;
  • o curso de Matemática, por conversão, foi transformado em curso de Ciências - licenciatura de 1.º grau e plena com habilitação em Matemática;
  • ao curso de Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional, foram autorizadas e reconhecidas às habilitações em Administração Escolar e de Supervisão Escolar para exercício nas escolas de 1.º e 2.º graus e, posteriormente, Magistério das Matérias Pedagógicas do ensino Médio.

 

Tanto no caso de Estudos Sociais, quanto no de Pedagogia, as habilitações foram solicitadas para atender à necessidade de formação de professores para a rede de escolas de 1.o e 2.o graus, em expansão.

Somente em 1991, com sede própria, solicitou o curso de Educação Física - licenciatura e bacharelado e, posteriormente, o bacharelado em Administração, com duas habilitações.

Em 1999, a antiga Faculdade de Ciências e Letras de Ribeirão Pires a Faculdade de Educação Física e a Faculdade de Administração foram unificadas sob a denominação de Faculdades Integradas de Ribeirão Pires, pela Portaria n.º 814, de 14/05/1999.

A FIRP - Faculdades Integradas de Ribeirão Pires, é a única Instituição de Ensino Superior do município e vem crescendo de acordo com as necessidades locais. Em 1992, contava com aproximadamente 400 alunos - hoje, tem cerca de 850 (oitocentos e cinquenta) alunos em estado matriculados e pré-matriculados, distribuídos em dez cursos: Administração, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), História, Letras, Matemática e Pedagogia e os Cursos Superiores de Tecnologia: Gestão Financeira, Logística e Gestão de Tecnologia de Informação.

A mantenedora, A Organização Educacional de Ribeirão Pires - OERP, bem como sua mantida, as Faculdades Integradas de Ribeirão Pires – FIRP integra o rol de faculdades do Grupo Educacional UNIESP-União Nacional das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo, com sede à Rua Três de Dezembro, nº 38, Sé - São Paulo - SP .

 Com a integração, a  Organização Educacional de Ribeirão Pires – OERP passou a se chamar UNIESP S/A , e seu CNPJ passou a ser CNPJ 193474100039-04, conforme Portaria SERES/MEC nº 140, de 23 de fevereiro de 2017, publicada no Diário Oficial da União de 01/03/2017.

 

 

 

Diretor 
Prof.ª Eliana Vileide Guardabassio


Departamento  Pessoal


Responsável  -  RH
Rosane Aparecida Thomaz Logiudice (rosane.logiudice@universidadebrasil.edu.br)


Secretaria

Secretária geral
Suzelen Braga de Santana (suzelen.santana@universidadebrasil.edu.br)

 
Assistente de secretaria 
Karla Beatriz Bonadio (karla.bonadio@universidadebrasil.edu.br)

 
Auxiliares de secretaria
Anderson Andrezzo Cordeiro (anderson.cordeiro@universidadebrasil.edu.br)
Daiana Augusta do Carmo Brunelli (daiana.brunelli@universidadebrasil.edu.br)
Najara Delgado Gracioli (najara.gracioli@universidadebrasil.edu.br)

 

Biblioteca 

Bibliotecária
Andréa dos Santos Garcez de Oliveira (andrea.oliveira@universidadebrasil.edu.br)
 

Auxiliares de biblioteca

Aline Mendes Gama (aline.gama@universidadebrasil.edu.br)
Rute Maria Martins (rute.martins@universidadebrasil.edu.br)


Departamento Comercial

Coordenador
Marilaine Lemos Martines (marilaine.martines@universidadebrasil.edu.br)


Auxiliares

Luciana Félix Soares (luciana.soares@universidadebrasil.edu.br)
Simone Feitosa Nicolau (Simone.nicolau@universidadebrasil.edu.br)
Jefferson Souza Martins  (jefferson.martins@uniesp.edu.br)
Ualisson Henrique de Oliveira Monteiro (ualisson.monteiro@universidadebrasil.edu.br)

 
Laboratórios

Auxiliar
Sebastião Maria de Souza  (sebastião.souza@universidadebrasil.edu.br)


Coordenadores de cursos

Cristovão Fiamenghi da Silveira  - Curso de Educação Física
Sandro Costa Gonçalves - Curso de Administração, Gestão Financeira e Logística
Maria Helena Silva Bettega - Curso de Pedagogia
Elza da Silva Carlos - Curso de História