Biblioteca


Acervo

A Biblioteca Dr. Sebastião Vayego de Carvalho é mantida pelas Faculdades de Ribeirão Pires. Considerada como um dos elementos fundamentais para infraestrutura e suporte didático-pedagógico da instituição, tem como missão oferecer serviços e produtos de informação com confiabilidade, qualidade e relevância através da biblioteca central do campus.

 

Acesso e Utilização:

O acervo é composto de obras nacionais e internacionais nos diferentes suportes (impresso, meio eletrônico, áudio, entre outros) e é aberto, ou seja, as pessoas tem acesso livre às estantes. O público da biblioteca é constituído de alunos, professores, funcionários da instituição, ex-alunos, além de atendermos o público externo para pesquisa local. A consulta ao pode ser feita por assunto, título, autor entre outras formas.


Área Física:

A área do acervo é de  154,04 m², onde  ficam disponíveis livros e revistas. Há também 2 computadores para acesso ao materiais on line, a biblioteca virtual e a base de dados de periódicos (esses dois últimos o acesso é feito via portal do aluno).

Instalações para estudos individuais e em grupo: O espaço para leitura compreende uma área de 125,61 com estantes para revistas e jornais, com 10 (dez) mesas com 04 (quatro) cadeiras cada e 14 (quatorze) box para estudo individual. Há 10 (dez) computadores para pesquisa ao acervo e estudo em geral. No mesmo ambiente tem 10 e mesas e suas respectivas cadeiras para estudo.


Atualização:

Visando a atualização do acervo e atendendo as publicações mais recentes, a aquisição é feita mediante solicitação de professores e alunos ou conforme a bibliografia indicada. A bibliotecária encarrega-se de adquirir os exemplares, por meio de catálogos e livrarias, a fim de manter a biblioteca atualizada. A atualização é feita também através de doações ou permutas.

 
Informatização:

A biblioteca encontra-se informatizada com o sistema RM Totvs, que nos dá acesso à seleção, aquisição, tombamento, catalogação, classificação, relatórios, empréstimos, estatísticas de empréstimos de livros (facilitando a aquisição de livros e estudo dos alunos), indexação de revistas e cadastro de alunos e funcionários, sendo que os alunos tem acesso a 2 terminais para pesquisas e a acesso via internet. 

 
Organização:

O acervo da Biblioteca está organizado pelo Sistema de Classificação CDD e AACRII (simplificado). 

 
Acervo:

Oferece opções para pesquisa e realização de trabalhos acadêmicos em um acervo variado de livros, teses, dissertações de mestrado, periódicos e jornais, DVDs, mapas, CDs e outros materiais que se encontram representados em catálogo on-line: 

ÁREAS

LIVROS

PERIÓDICOS POR TÍTULO IMPRESSO

TÍTULOS

EXEMPLARES

Ciências Agrárias

681

1058

Ciências Biológicas

494

2478

Ciências da Saúde

894

3582

Ciências Exatas e da Terra

1787

3391

Ciências Humanas

2914

6932

Ciências Sociais e Aplicadas

1032

2973

Engenharias e Tecnologia

377

944

Linguística, Letras e Artes

4783

10079

 

 

 

TOTAL GERAL DO ACERVO

12962

31437

 

Regulamento

Para maiores informações sobre as regras de utilização da biblioteca, clique abaixo e faça o download do documento completo.