Publicações

Extensão Curricular foi implantada na Faculdade de Suzano

Data: 14/06/2022 | 0 Comentário


Compartilhe

          

A extensão curricular consiste na adequação dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), visando garantir um percentual mínimo de 10% da carga horária total dos cursos de graduação para execução de atividades de extensão, em atendimento à Resolução 7, de 18 de dezembro de 2018 - Conselho Nacional de Educação. Neste semestre, a extensão curricular foi implantada no Curso de Direito da Faculdade de Suzano. 

Os alunos foram orientados pela Prof.ª Ma. Roseli Arboleya Ratcov Franco, da disciplina Introdução à Linguagem, na elaboração de projetos e execução das atividades estabelecidas. Os grupos foram constituídos de acordo com orientação recebida do Núcleo de Direito, da Uniesp S/A, e da Prof.ª Rosa Maria Beloto,  Diretora de Pesquisa, Extensão e Publicações. 

A turma de 1º semestre do Curso de Direito da Faculdade de Suzano, é composta , também, por alunos das Unidades de Caieiras e de São Bernardo, e os alunos organizaram os grupos de acordo com a sua faculdade de origem, bem como as atividades programadas foram realizadas nas suas respectivas cidades. 

Um grupo de alunos da Faculdade de Suzano apresentou um projeto para desenvolver as atividades voltadas ao tema “Violência contra a Mulher”, realizando uma roda de conversa, divulgação nas redes sociais e panfletagem em diversos pontos da cidade de Suzano.  

A roda de conversa teve a participação da advogada Dra. Daniela Itice, do Grupo Promotoras Legais e Integrantes do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais da Prefeitura Municipal de Suzano. 

Outro grupo de Suzano desenvolveu um projeto abordando a “Violência Doméstica no âmbito Nacional Contemporâneo”. 

Além das ações junto à comunidade, os trabalhos foram divulgados em página do Instagram - @aqui_voce_tem_valor.   

Um terceiro grupo de Suzano abordou o tema “Violência contra a Mulher”, também realizando ações de panfletagem em diversos pontos da cidade de Suzano. 

Os alunos da Faculdade de Caieiras escolheram o tema “Bullying”, e realizaram o seu projeto e desenvolveram atividades pertinentes ao mesmo, especialmente para um público-alvo do 9º ano do Ensino fundamental, promovendo a discussão temáticas “brainstorming”, na unidade Escolar EE Mario de Toledo de Moraes, bairro das Laranjeiras, no Município de Caieiras/SP. 

E, ainda, os alunos da Faculdade de São Bernardo, da mesma forma que os demais grupos de Suzano e Caieiras, elaboraram o seu projeto para o desenvolvimento de atividades pertinentes ao tema “Violência Doméstica”, confeccionando camisetas e distribuição de  panfletos nas ruas centrais e feiras de São Bernardo. 

      Segundo a Diretora de Pesquisa, Extensão e Publicações da UNIESP S/A, Profa. Rosa Beloto, “o resultado de excelência obtido pelas 3 Faculdades na implantação da Extensão Curricular é fruto de um trabalho conjunto dos Coordenadores do Núcleo, de docentes e principalmente de discente do Curso de Direito,que aproveitaram o TIID- Trabalho Interdisciplinar Integrado do Curso de Direito para destinarem parte da carga horária do trabalho para a extensão, parte para pesquisa e parte ainda como atividade de ensino, contemplando, assim, os 3 eixos indissociáveis na formação completa dos alunos do Curso. O trabalho de excelência realizado pelos alunos mostrou o que desde o início tratamos em nossas capacitações sobre a extensão curricular: que nas atividades de extensão, além da prestação de serviços àcomunidade, o aluno aprende fazendo, adquirindo competências para atuação como profissionais, como cidadãos e como indivíduos, já que, nessa prestação de serviços, ele também adquire as novas competências exigidas no mercado e em todas as relações humanas: a ética e a solidariedade. Essas atividades também são uma oportunidade para o aluno dar à sociedade um pouco do muito que já recebeu ao ingressar noensino superior e, assim, de estreitar os laços da Instituição de Ensino Superior em que ele estuda com a comunidade, dando-lhe visibilidade. Outra razão para afirmar que a implantação da Extensão Curricular no Curso de Direito é um absoluto sucesso é que os trabalhos de excelência realizados mostram que muito ao contrário de ser uma perda, essa carga horária destinada à extensão é mais do que um ganho valioso!Parabéns a todos os envolvidos nesse sucesso! Que ele sirva de inspiração a todas as IES UNIESP!”, conclui a Professora Rosa Beloto.

    Veja algumas imagens dessa bem sucedida experiência dos alunos do Curso de Direito.




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!