Publicações

Ribeirão Pires: Coordenadora de ADM da FRP concede entrevista à Editora Todas as Musas

Data: 18/09/2019 | 0 Comentário


Compartilhe

          

Em entrevista concedida a Flávio Botton da Editora Todas as Musas, a professora e coordenadora do curso de Administração das Faculdades de Ribeirão Pires (FRP) e Mauá (FAMA), Margareth Toscano Martinez Barthasar, revelou as camadas de seu livro intitulado "Clima organizacional: um estudo empírico com as guardas civis da região do ABC". A entrevista ocorreu na biblioteca da faculdade, em 6 de junho, dia do lançamento do livro.

Ao longo de 8 minutos, a entrevista explorou como foi a concepção do livro até os frutos de sua pesquisa, que gerou dados que podem ser usados por todas as guardas municipais, valorizando a questão da segurança que vem tomando cada vez mais conta dos municípios do ABC, bem como do país como um todo.

O livro provém do trabalho de mestrado e propõe o estudo da Guarda Civil de três municípios do ABC paulista e revela como o clima organizacional tem papel fundamental dentro das empresas, dentro de um quadro geral de proporcionar a melhora na qualidade de vida dos funcionários, no caso das Guardas Civis.

Através de questionário in loco, as entrevistas levaram cerca de dois meses e meio para serem apuradas, essa abordagem foi uma forma de evitar disparidades e incongruências nas respostas da pesquisa.

Margareth relatou que ficou surpresa com a receptividade e até mesmo espanto por parte dos guardas por serem entrevistados, uma vez que quase ninguém se importou em entender sua função, como é o tratamento e até mesmo o plano de carreira. O que levou a conclusão que o feedback e o reconhecimento são peças chave para o clima organizacional, isso até mesmo mais considerativo que a remuneração em si. Ainda contam como muitas vezes são desacreditados em sua função pela própria sociedade, quando comparados aos Policiais Militares, e isso acompanha a própria mudança no papel do guarda civil bem como na forma como eles mesmos se enxergam ou buscam sua própria identidade.

Destaca que a segurança no estado necessita de uma reforma, mas o fundamental, o passo a ser dado está principalmente no investimento em educação uma vez que exerce papel primordial.

A docente encerrou a entrevista falando de seus projetos, como a realização do doutorado no qual irá mais afundo no tema abordado pelo livro, mas agora traçando uma comparação entre a Guarda Municipal Brasileira ou do Estado de São Paulo, com a portuguesa e/ou espanhola.

 

 

 

 

 




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!