Ribeirão Pires: Acadêmicos de Pedagogia fazem Contação de Histórias para crianças

Data: 28/06/2019 | 0 Comentário

Os alunos do 6º e 7º semestres (matutino e noturno), do curso de Pedagogia realizaram uma Contação de Histórias, com cenários e fantoches confeccionados com materiais recicláveis, tendo caixas de leite como base.

As apresentações foram de contos de fada e histórias infantis atuais como "Moana", de modo à trabalhar o componente curricular "Arte" da BNCC - Base Nacional Comum Curricular, especificamente no Ensino Fundamental, onde tal componente curricular está centrado nas seguintes linguagens: Artes visuais, Dança, Música e Teatro.

Cada uma dessas linguagens articula saberes, referentes à produtos e fenômenos artísticos, envolvendo práticas como: criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas. Com isso, a criança desenvolve não apenas a sensibilidade, mas a intuição, o pensamento crítico (complexidade do mundo), suas emoções e as subjetividades que se manifestam como expressão durante o processo de aprendizagem em Arte.

A atividade foi orientada pela professora Roseli Seixas, para a disciplina de "Fundamentos e Práticas do Ensino de Arte”. Para a professora "a atividade se apresentou como uma interface da literatura e da arte e certamente para as alunas, como ressaltado pela aluna Deginane do 7º semestre, foi de renovação da alfabetização com a criatividade".

Essa atividade rendeu uma parceria fundamental, pois as alunas aplicaram a atividade de Contação de Histórias durante à tarde com alunos do Fundamental I do SESI CE080, como parte do projeto SELIBI2019 - Semana do Livro e da Biblioteca da Escola. Na ocasião, além da visita à exposição, as crianças ainda puderam desfrutar das histórias de "Cachinhos de Ouro", "A Bela e a Fera","Branca de Neve", entre outros.