Ribeirão Pires: Professora Maria José Poloni tem artigos publicados em livro

Data: 13/05/2019 | 0 Comentário

Lançado pela Atena Editora em 2019, o livro “As Ciências Humanas e a Produção Criativa Humana’’, que contou com a participação da docente da Faculdade de Ribeirão Pires, Maria José Poloni, no capítulos 8 e 12, em parceria com a amiga Neide Cristina da Silva. No primeiro artigo intitulado ''Direito à Educação: do legal ao real’’, se fundamenta nas obras de Freire, Cury e Monteiro onde analisam o “texto legal” em relação ao “texto real” e mostram as brechas entre os dois tipos de texto e como estes retratam a ampliação das desigualdades no país.

Em sequência no capítulo 12, temos o artigo ''Conscientização e Alienação na EJA da cidade Tiradentes – SP’’, onde as autoras investigaram e analisaram se e de que forma os estudantes autodenominados negros, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos- EJA, foram “impactados” pelo estudo de História e da cultura Afro-brasileira.

Maria possui diversas graduações, entre elas tem formação em Ciências pela Faculdade de Ciências e Letras - Fundação Santo André (1979), habilitação em Biologia pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (1980), Mestrado em Semiótica Sistemas de Informação e Educação pela Universidade Braz Cubas (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Nove de Julho (2017).

O livro traça os desafios e relevância da criatividade no contexto social contemporâneo. Cada capítulo é constituído de um artigo que tem por objetivo analisar as produções científicas brasileiras sobre a criatividade na educação.