Ribeirão Pires: Diretora é entrevistada pelo Programa Papo Reto

Data: 12/12/2018 | 0 Comentário

Durante a III Feira do Empreendedorismo que ocorreu na Faculdade de Mauá (FAMA), a convite da Prof. Ma. Eliana Vileide, diretora das Faculdades de Ribeirão Pires e Mauá, o evento contou com a cobertura do programa Papo Reto, apresentado por Márcio Araújo – aluno egresso de Educação Física da Faculdade de Ribeirão Pires. Em troca, gentilmente, a profa. Vileide aceitou o convite do apresentador para participar direto dos estúdios de uma entrevista na terça, 06 de novembro.

Na entrevista, Vileide agradeceu por dispor do espaço para compartilhar das mudanças e desenvolvimentos significativos e positivos que vem ocorrendo nas duas Faculdades, que tiveram seus caminhos cruzados, como bem frisado por ela, através do trabalho realizado em Mauá. Contou também que a fórmula secreta para gerir as duas unidades, foi sendo construída desde sua formação em Administração pela Faculdade de Mauá. Em breves palavras mencionou sua trajetória profissional e acadêmica, edificada em três pilares fundamentais: educação, formação e competência.

Segundo ela, “se preparar primeiro, para colher mais tarde”, vem de seu gosto por desafios, e claro, atrelado a busca pela capacitação, fez com que ela estivesse há três anos frente à direção da FAMA e há três meses como gestora da Faculdade de Ribeirão Pires.

De aluna a diretora e também escritora, falou sobre seu livro "Gestão pública de resíduos sólidos na região do Grande ABC”, projeto de mestrado que aborda “como transformar problemas em desafios e transformar esses desafios em oportunidades”. E continua “[...] na velocidade que nós estamos consumindo e descartando e muitas vezes de forma irresponsável, nós não teremos mais espaço suficiente para tanto aterramento de resíduos [...] esses materiais devem retornar à cadeia produtiva gerando economia nos processos e gerar também um ganho ambiental”.

Discutiram sobre a pauta educação/formação e de como hoje, o ensino superior está mais acessível, seja em questões financeiras, a forma como ocorre o ingresso e que não deixa de ser por si só uma questão de necessidade mercadológica e muitas vezes pessoal.

Divulgou os nove cursos da Faculdade de Ribeirão Pires os dez cursos da Faculdade de Mauá, que abarcam a área da Saúde, como Nutrição e Enfermagem; os de Educação, que é o caso das Licenciaturas, dentre elas, Educação Física, Pedagogia e História; e os da área de Negócios, na modalidade tecnólogo, como Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Financeira e Logística, bem como os de bacharelado.

Abordaram ainda o conteúdo exigido na prova do ENEM, pautas raciais, de gênero e LGBT+; contextos sociais que, segundo a avaliação da professora, trazem à reflexão desencadeando uma ressignificação necessária, bem como a busca pelo debate destas questões que são intrínsecas e não devem ser apartadas do espaço universitário. “Temos a missão de trazer esses debates cada vez mais para dentro dos muros e fora das Faculdades, até mesmo para a conscientização”, concluiu.