Publicações

Ribeirão Pires: Biblioteca faz exposição sobre o Folclore

Data: 26/09/2018 | 0 Comentário


Compartilhe

          

 

Com o intuito de colaborar na preservação do patrimônio cultural e histórico brasileiro,  a biblioteca da Faculdade de Ribeirão Pires durante o mês de agosto, trouxe uma exposição a respeito do Folclore Brasileiro.

A exposição reuniu um breve histórico acerca do Folclore, bem como explorou as brincadeiras, as artes e gastronomia. Também foi possível vislumbrar obras que compõe o nosso acervo e que tratam sobre o tema.

A cada semana foi apresentado um novo tema, fazendo com que a exposição se construísse ao passo que cada tema novo era trabalhado, concebendo a ideia de conjunto, onde, assim como em nosso folclore, cada parte junta forma uma identidade nacional ímpar.

O Brasil possui um ríquissimo patrimônio imaterial que é sua cultura popular. Singular por sua pluralidade oriunda do hibridismo histórico, etnográfico, racial, social e religioso.

Esses bens culturais são identificados atráves do nosso Folclore e sobrevivem e se resignificam graças a resistência dos sujeitos histórico-sociais ao preservarem sua identidade cultural (memória), através da prática de costumes, das artes, da linguagem, de suas crenças e valores transmitidos de geração em geração.

Cabe assim as instituições ligadas à cultura e ao ensino uma atenção especial e necessária com ações de pesquisa e registro, mas sobretudo na promoção e no reconhecimento da cultura popular em todos seus matizes.




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!