UNIESP - Ribeirão Pires: Faculdade de Ribeirão Pires participa do "Cleanup Day"

Data: 25/09/2017 | 0 Comentário

Todos os anos, no terceiro sábado de setembro, é celebrada a Clean Up The World (limpeza do mundo, em tradução livre). Oficialmente lançada em 1993, com o apoio da ONU, esta celebração tem como objetivo conscientizar milhares de pessoas em todo o planeta sobre a importância de manter as áreas costeiras limpas. Estima-se que, nesta data, cerca de 35 milhões de pessoas em mais de 130 países se organizam em inúmeros mutirões para recolher toneladas de lixo.

Aqui no Brasil, a data também é comemorada e é conhecida como o Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios. Este ano, a data foi comemorada no dia 16 de setembro (sábado), e existem diversas ações programadas em várias cidades do do País.

Uma dessas ações foi realizada nas dependências do Parque Estoril, no município de São Bernardo do Campo, local este que recebe um dos braços da represa Billings. A ação fez parte da disciplina “Princípios e Políticas da Educação Ambiental”, ministrada esse semestre aos alunos do curso de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado do 6º semestre, da Faculdade de Ribeirão Pires.

Os alunos percorreram as margens da represa Billings retirando todo tipo de material que não fazia parte daquele ambiente, como isopor, sacolas plásticas, vidros, garrafas pet e até um capacete, utilizando-se de caiaques, pranchas de stand-up paddle e canoas. Ao todo foi recolhido 26 sacos de lixo de 50 litros em apenas duas horas em uma pequena extensão de margem.

O objetivo da ação foi de conscientização e mostrar que é possível escrevermos uma história diferente para os recursos naturais simplesmente cuidando dos espaços que são ricos em biodiversidade. Garrafas pet, sacolas de plástico e canudinhos que acabam ficando nesses lugares tornam-se lixo e prejudicam muito a vida que existe ali. Descartar o lixo corretamente é fundamental para esse movimento em defesa do meio ambiente. Além disso, essa atividade proporcionou a todos bem estar mental em conjunto com atividade física.