UNIESP – Ribeirão Pires: Pedagogia da FIRP visita o Centro Educacional Pomar

Data: 25/10/2016 | 0 Comentário

No dia 22 de outubro, os alunos do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Ribeirão Pires – FIRP realizaram uma visita técnica ao Centro Educacional Pomar, uma escola que adota a filosofia pedagógica de Waldorf.

A Pedagogia de Waldorf traz um modelo no qual as escolas e professores possuem grande autonomia para determinar o currículo, apesar da obrigatoriedade em ministrar o conteúdo indicado pelo MEC – Ministério da Educação. Segundo essa filosofia, as crianças são educadas de forma a observar seu desenvolvimento em três âmbitos: corporal, anímico e espiritual, sendo todo o currículo desenvolvido nesse sentido. Respeita-se aquilo que cada criança tem como potencial e tudo flui de forma harmônica e orgânica. O aprendizado, então, acontece de forma a respeitar o que a criança vivencia dentro dela e no mundo.

Durante a visita os alunos foram recepcionados pela diretora, professora Cinzia Amaral, e participaram de palestras, oficinas e visitas nos espaços da escola. Os alunos do segundo, quarto e oitavos semestres puderam conviver com as crianças, pais, professores e direção dessa escola, que possui uma forma alternativa de educar. “Essas visitas são importantes, pois é assim que os alunos tomam conhecimento de que existem muitas maneiras de se trabalhar a educação”, comentou a coordenadora de Pedagogia da IES, professora Maria Helena S. Bettega.