Descrição
Apresentação / Objetivo
Baseado na Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996(LDBEN: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Parecer CNE/CES 1302 de 06 de novembro de 2001(Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura), na Resolução CNE/CP 1 de l8 de fevereiro de 2002(Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura plena), na Resolução CNE/CP 2 de 02 de fevereiro de 2002(Institui a carga horária dos cursos de licenciatura), o curso de Licenciatura tem sua Matriz Curricular adaptada da Matriz Curricular Unificada da UNIESP e terá como objetivos:
- Preparar educadores para docência na área de Matemática;
- Capacitar os alunos para o exercício das atividades que exijam conhecimentos da Matemática;
- Desenvolver a capacidade de pensar, de definir situações complexas, de diagnosticar e propor soluções para os problemas que envolvam as atividades de Matemática;
- Incentivar o espírito científico, o interesse pelos estudos (autoformação) e a formação continuada.
Mercado de trabalho / Perfil profissional
Para atuar com profissionalismo um mercado de trabalho em processo de constantes mudanças, principalmente de ordem global e tecnológica e exercer o papel de um educador, o Licenciado em Matemática necessita não somente do domínio dos conhecimentos gerais da docência e específicos da área, mas, também, da compreensão das questões envolvidas no seu trabalho.
O curso na Instituição
A Licenciatura em Matemática tem características diferenciadas em relação às outras Licenciaturas desenvolvidas pela instituição, principalmente pela falta de requisitos básicos da educação básica, sendo que a maioria acaba se valendo dos sete anos de integralização para cumprir todas as exigências do curso: dependências, atividades complementares, estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso. A desistência dos alunos também supera a de outros cursos e as turmas acabam terminando o curso com quantidades reduzidas
Principais Disciplinas Teóricas e Práticas
Muito embora, todas as disciplinas devam ser contempladas com a teoria e prática, algumas acabam se restringindo à teoria, ficando a prática reduzida a sala de aula.
Infraestrutura
Sala de aula, biblioteca, laboratório de informática, auditório.
Estágio Supervisionado
Conforme Resolução 2 CNE/CP de 19/02/2002, o aluno do curso deverá cumprir 400 (quatrocentas) horas de estágio curricular supervisionado, a partir da segunda metade do curso, ou seja no quarto, quinto e sexto semestres do curso.
Atividades Complementares
Baseadas na mesma legislação serão destinadas 200(duzentas) horas da carga horária total do curso para Atividades Complementares, vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão que contribuam para a formação do profissional da área de educação e que não sejam efetuadas nos períodos normais de aula.
Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
Em fase de reelaboração, o novo PPC deverá contemplar a Matriz Unificada UNIESP, bem como as novas ementas decorrentes da referida Matriz.
Estágio Supervisionado: 400 horas, contemplando o Ensino Fundamental e Médio.
Atividades Complementares: 200 horas – atividades extraclasse.
Denominação: Curso de Matemática – Licenciatura
Regime Escolar: Seriado semestral
Tempo de Integralização: mínimo 4 (quatro) anos; máximo 6 (seis) anos;
Corpo Docente
Nome | Currículo |
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