CURSOS




História

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


3266 Horas

Prof.ª Ma Elza Silva Carlos ()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação / Objetivo 

O curso objetiva formar o professor de História, como educador consciente e preparado para atender às novas exigências do mercado de trabalho; capaz de compreender a História como processo e como conhecimento, cujos objetivos são as transformações permanentes do homem em sociedade.

Mercado de Trabalho / Perfil Profissional 

Ao mesmo tempo em que oferece a Licenciatura em História, habilitando o profissional para o Ensino Fundamental e Médio, o curso capacita para a pesquisa histórica e o ingresso nos cursos de pós-graduação. O profissional da área desenvolve competências e habilidades para atuar no ensino de História, produzir materiais didático-pedagógicos, pesquisas e conhecimento histórico no âmbito da produção acadêmica, bem como para o desenvolvimento de projetos e gestão de patrimônio histórico-cultural, nas áreas de preservação do patrimônio, assessorias a entidades públicas e privadas, nos setores culturais, artísticos ou turísticos.

O curso na Instituição

Possui um corpo docente altamente qualificado, com Especialistas, Mestres e Doutores nas áreas específicas de ensino e pesquisa, tendo obtido sucessivas aprovações no ENADE e com a melhor avaliação entre os cursos de História do Grande ABC.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

O curso oferece a formação teórica e prática compatível com as exigências curriculares do Ministério da Educação, abrangendo História do Brasil, História da América, História da África; História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea; Teoria da História; História da Cultura, da Arte, da Ciência; Patrimônio Histórico dentre as disciplinas oferecidas, bem como as disciplinas e práticas que fundamentais à formação do profissional da educação: Psicologia, Políticas Públicas na Educação Básica e Didática. Além delas, há as práticas pedagógicas, com pesquisa de campo, visitas técnicas a museus e sítios históricos.

Infraestrutura

Biblioteca com acervo especializado – livros, periódicos, jornais e mapas históricos; Laboratório de Informática para aulas práticas de tecnologia aplicada à educação; Sala de Pesquisa e equipamentos de multimídia. 



Atividades Complementares

Visando a ampla formação acadêmica e cultural, a integralização do curso inclui atividades que permitem a participação em Cursos de Extensão, Palestras e outros eventos; realização de pesquisa de iniciação científica; visitas técnicas e monitoradas com aulas práticas em museus e sítios históricos e a frequência em eventos culturais diversos.

 


Denominação: Curso de História – Licenciatura

Regime Escolar: Seriado semestral

Tempo de Integralização: mínimo 4 (quatro) anos; máximo 6 (seis) anos;

Titulação: Licenciado em História

Atividades complementares: 200 horas – atividades extraclasse.

Estágio supervisionado: 400 horas, integralizadas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Informações Gerais


Documento Download
Atividades Complementares do Curso
Estágio Supervisionado do Curso
Formulário de Relatório de Artigo, Capítulo de livro e ou Livro
Formulário de Relatório de Final de Horas Complementares
Formulário de Relatório de Horas Complementares
Formulário de Solicitação de Análise de Evento
Inscrição de Trabalho de Curso
Matriz Curricular do Curso
Plano de Aula
Plano de Ensino Anual
PPC - Projeto Pedagógico do Curso
Registro de Cumprimento de Estágio Supervisionado
Relatório Final de Estágio Supervisionado

Corpo Docente


Nome Email Currículo