Quem Somos

O Centro de Ensino Superior de Presidente Epitácio - CESPE - foi criado, na Estância Turística de Presidente Epitácio, com a finalidade de se tornar a entidade mantenedora da FAPE. O CESPE foi autorizado para funcionamento no dia 26/11/96, nos termos do Decreto 39 202/95 e Res. S. E. 03/95 e com fundamento nas Deliberações nº 5/95, 26/86, 18/86 e à vista do que consta o Processo nº 969/96, através da Portaria do Delegado de Ensino de Presidente Venceslau no D. O ., de 29/11/96.

O CESPE iniciou suas atividades em 26/11/96 e, atualmente, já mantém 07 cursos, dos quais o de Letras foi o pioneiro.O curso de Letras possui a habilitação de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas literaturas. Três novas habilitações para esse curso, a de Língua Espanhola e respectivas literaturas, a de Tradutor e Intérprete e a de Secretariado Executivo Trilíngüe Português / Inglês / Espanhol, foram recentemente autorizadas.

Os outros cursos solicitados ao Ministério da Educação foram os cursos de Pedagogia com habilitação em Administração Escolar, Supervisão Escolar, Magistérios dos anos Iniciais do Ensino Fundamental e Magistério da Educação Infantil, Administração com habilitações em: Gestão de Negócios, Sistema de Informação, Gestão Ambiental; Direito; Ciência da Computação Turismo e Ciências Contábeis tendo sido estes já aprovados pelas respectivas comissões de especialistas e aprovados pelo Conselho Nacional de Educação.

A FAPE atende a uma clientela de 1020 alunos, oriundos de diversos municípios vizinhos, ministrando cursos de graduação, de atualização, aperfeiçoamento e de extensão.

O Centro de Ensino de Presidente Epitácio foi criado com o objetivo de oferecer à região do Pontal do Paranapanema mais uma Instituição de Ensino Superior já que quase a totalidade dos concluintes do Ensino Médio, moradores da região, encontrava-se, praticamente, sem acesso às faculdades, tanto por sua localização, acarretando despesas de locomoção, quanto, e sobretudo, pelos preços das mensalidades, inacessíveis para essa clientela. A filosofia que norteou a criação da Faculdade foi exatamente a de possibilitar a população carente o ensino superior. Propositadamente, cobra-se uma das menores mensalidades dessa região e o resultado tem sido excelente pois a FAPE vem formando profissionais que, em sua maioria atuam na própria comunidade.

A Faculdade de Presidente Epitácio entende a educação como uma necessidade e prioridade à formação do indivíduo, uma vez que contribui basicamente para garantir a continuidade e a própria renovação de sua cultura. A sociedade, por sua vez, carece cada vez mais de uma educação integral e qualificada, imposta pelo desenvolvimento num contexto globalizado. Por isso, a FAPE tem como missão formar profissionais competentes e gerar desenvolvimento regional pela valorização da ciência, tecnologia e educação, bem como a difusão e preservação da cultura e a promoção do bem comum. O cumprimento dessa missão obedece ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

O CESPE, além da Faculdade de Presidente Epitácio, mantém em funcionamento um colégio de aplicação, o Colégio da Faculdade (CEPE), autorizado pela Portaria do Dirigente Regional de Ensino de Presidente Venceslau, de 26/08/98, D. O de 27/08/98. Este colégio oferece Ensino Fundamental e Médio.

O Centro de Ensino Superior de Presidente Epitácio é uma sociedade civil de atuação local em Presidente Epitácio e em todo o território nacional, por tempo indeterminado, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Presidente Epitácio, Estado de São Paulo, protocolada no Cartório do Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Presidente Epitácio, sob nº 5.390 às fls. 040, no livro A nº 2 de Pessoas Jurídicas em 1º de novembro de 1995.