Publicações

Aula prática na Pedagogia da FAPE integra teoria e experiência sensível

Data: 15/05/2025 | 0 Comentário


Compartilhe

          

No Curso de Pedagogia da Faculdade de Presidente Epitácio (FAPE), a construção do conhecimento vai além das salas de aula convencionais. No último dia 8 de abril, os estudantes participaram de uma atividade prática com o tema “Corpo e Educação”, que propôs uma reflexão profunda sobre o papel do corpo no processo educativo.

Sob a supervisão da docente Prof.ª Helenrose Valin, a vivência destacou como o corpo comunica, sente, aprende e se faz presente nos espaços pedagógicos. A atividade foi marcada por dinâmicas de escuta, expressão e troca de experiências, permitindo aos alunos compreenderem na prática a importância do corpo como linguagem na formação humana e na atuação docente.

Segundo a professora Helenrose, “o educador precisa aprender a escutar o corpo do outro e também reconhecer o seu próprio corpo como instrumento de ensino. A sensibilidade, o movimento e a empatia são dimensões fundamentais na formação de quem educa”.

A proposta da aula integrou teoria e prática, conforme a filosofia do curso, que valoriza experiências reais como parte essencial do processo de formação. A atividade também possibilitou a construção coletiva de saberes, promovendo um ambiente acolhedor e reflexivo entre os futuros pedagogos.

“Momentos como este reforçam que formar-se educador é, antes de tudo, uma experiência de humanidade”, concluiu a docente.




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!