Alunos do Curso de Direito da FAPE visitam a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM)

Data: 24/05/2024 | 0 Comentário

No último dia 23 de maio, os alunos do curso de Direito da Faculdade de Presidente Epitácio (FAPE) realizaram uma visita técnica à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) sob a supervisão da Prof.ª Fernanda Aparecida Lisboa Porcel, Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ). A visita teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma vivência prática e um conhecimento mais aprofundado sobre o funcionamento de uma delegacia especializada.

Os alunos foram recebidos pela Delegada Ana Carolina Assis Coelho e pela escrivã de polícia civil Camila Santana. Durante a visita, tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da delegacia, os diversos funcionários que compõem a equipe e a função desempenhada por cada um deles.

A Delegada Ana Carolina apresentou dados relevantes sobre o registro de boletins de ocorrência, destacando a importância de uma delegacia especializada no atendimento às mulheres. Além disso, falou sobre sua carreira como Delegada de Polícia, compartilhando experiências e desafios enfrentados na profissão. "A Delegacia de Defesa da Mulher é essencial para garantir um atendimento especializado e humanizado às vítimas de violência, promovendo a justiça e a segurança de todas as mulheres", comentou a Delegada.

A Prof.ª Fernanda Aparecida Lisboa Porcel ressaltou a importância da visita para a formação dos futuros profissionais do Direito. "A prática jurídica é fundamental para que os alunos compreendam a aplicação dos conceitos teóricos aprendidos em sala de aula. Visitas como esta permitem que eles vejam de perto a realidade do sistema de justiça, desenvolvendo um olhar mais crítico e humano sobre as questões jurídicas", afirmou a coordenadora do NPJ.

O Coordenador do Curso de Direito, Prof. Carlos Eduardo Ferraz dos Santos, também destacou a relevância dessa atividade para a formação acadêmica dos estudantes. "Iniciativas como esta são de extrema importância para o curso de Direito, pois proporcionam uma experiência enriquecedora que complementa a formação teórica dos alunos. Ao conhecerem o funcionamento de uma delegacia especializada, eles adquirem uma compreensão mais ampla e realista do sistema de justiça, o que é indispensável para sua futura atuação profissional", destacou o coordenador.

A visita à Delegacia de Defesa da Mulher foi, sem dúvida, uma experiência marcante para os alunos do curso de Direito da FAPE, contribuindo significativamente para sua formação acadêmica e profissional. A atividade reforça o compromisso da instituição em oferecer um ensino de qualidade, que alia teoria e prática, preparando os estudantes para os desafios da carreira jurídica.