9º Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da FAPE: Diálogos para o Desenvolvimento Regional

Data: 14/05/2024 | 0 Comentário

Nos dias 6, 7 e 8 de maio de 2024, a Faculdade de Presidente Epitácio - FAPE, foi palco de discussões instigantes e descobertas surpreendentes no seu 9º Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica. Com o tema "Diálogos para o Desenvolvimento Regional: Pesquisa, Cidadania e Inteligência Artificial", o evento reuniu uma gama diversificada de mentes ávidas por conhecimento e transformação.

A abertura, no dia 6 de maio, marcou o início de uma jornada de aprendizado e troca de ideias. Entre os destaques da programação estava o Júri Simulado sobre o filme "A Menina que Matou os Pais – A CONFISSÃO", um exercício fascinante que mergulhou nos meandros do sistema legal.

No segundo dia, o evento continuou a cativar os participantes com a exibição do documentário "Coded Bias - Preconceito Codificado" e a palestra do Dr. Paulo de Tharso Brondi de Paula Rodrigues, Promotor de Justiça em Rio Verde/GO, sobre "Lawfare no Processo Penal". As Comunicações Orais, com apresentações de trabalhos dos próprios alunos, enriqueceram ainda mais o debate.

E para encerrar com chave de ouro, no dia 8 de maio, foram oferecidos minicursos no Anfiteatro da FAPE, abordando temas como a utilização das Zonas de Processamento de Exportação, o papel do juiz das garantias no processo penal e a judicialização da saúde e os direitos dos autistas.

Um aspecto crucial do evento foi a apresentação dos trabalhos pelos alunos, que demonstraram um alto nível de engajamento e pesquisa em uma ampla gama de áreas do direito. Desde questões ambientais e educacionais até direitos sociais e cibernéticos, os trabalhos refletiram o compromisso da FAPE com a excelência acadêmica e a busca por soluções inovadoras para os desafios contemporâneos.

O 9º Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da FAPE foi, sem dúvida, uma celebração do conhecimento e da colaboração, destacando o papel vital da pesquisa na promoção do desenvolvimento regional e da cidadania. Parabéns a todos os participantes por contribuírem para o sucesso deste evento inspirador!