Cinema & Direito na FAPE: exibição do filme “Hotel Ruanda” na próxima semana

Data: 14/03/2024 | 0 Comentário

Na Faculdade de Presidente Epitácio - FAPE, a interseção entre cinema e direito ganha destaque na temporada 2024.1 com o evento "Cinema & Direito", que promete oferecer uma experiência enriquecedora para os participantes. Com o filme "Hotel Ruanda" como destaque, a comunidade acadêmica se prepara para uma tarde de reflexão profunda sobre questões éticas, jurídicas e humanitárias.

O evento "Cinema & Direito" na FAPE representa uma oportunidade única para explorar os paralelos entre o mundo cinematográfico e as complexidades legais da sociedade. Agendado para o dia 21 de março de 2024, às 15h, este encontro promete transcender as fronteiras tradicionais do ensino, incentivando uma análise crítica e contextualizada.

"Hotel Ruanda", dirigido por Terry George, retrata os eventos devastadores do conflito político em Ruanda, que resultaram na morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. No centro dessa tragédia, surge a figura corajosa de Paul Rusesabagina, interpretado por Don Cheadle, que abrigou mais de 1200 pessoas no Hotel Milles Collines, enfrentando o caos com determinação e compaixão.

A história de Paul Rusesabagina lança luz sobre uma série de questões éticas e jurídicas fundamentais. Como gerente do hotel, ele enfrentou dilemas morais complexos e desafios legais enquanto buscava proteger as vidas dos refugiados sob sua custódia. A exibição deste filme oferece uma oportunidade única para os estudantes e acadêmicos analisarem essas questões em profundidade.

Para garantir a participação ampla e inclusiva de todos os interessados, o evento será transmitido online pelo Google Meet. Essa abordagem permite que estudantes, professores e membros da comunidade participem de qualquer lugar, promovendo o diálogo e a troca de ideias em um ambiente virtual acessível.

O "Cinema & Direito" na FAPE não é apenas uma exibição cinematográfica; é uma jornada de aprendizado e reflexão. Ao explorar as nuances éticas e jurídicas de "Hotel Ruanda", os participantes serão desafiados a considerar o papel do direito na proteção dos direitos humanos e na promoção da justiça em situações de crise.