Coordenação de Pesquisa e Extensão divulga edital de TCC para o Curso de Direito

Data: 06/03/2024 | 0 Comentário

A reta final do Curso de Direito traz consigo um momento crucial para os estudantes: a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II). Na mais recente deliberação da instituição de ensino superior (IES), um novo edital foi divulgado para guiar os alunos nesse último passo acadêmico.

Concebido como um componente curricular obrigatório, o Trabalho de Conclusão de Curso é a oportunidade para os alunos demonstrarem as competências e habilidades adquiridas ao longo de sua formação. A pesquisa, apresentada na forma de monografia ou artigo científico na área do Direito, é desenvolvida individualmente, sob a orientação de um professor indicado pela Coordenação do Curso.

O edital apresenta um cronograma detalhado, delineando os prazos para diversas etapas do processo. Desde o envio dos Projetos de Pesquisa até as apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso, cada data é estrategicamente definida para garantir o fluxo eficiente do processo.

A relação entre aluno e orientador é crucial. O estudante deve contatar seu orientador até o dia 25/03/24, enviando a Ficha de Aceite de Orientação para o e-mail indicado. Esse vínculo é essencial para uma orientação eficaz ao longo do desenvolvimento do trabalho.

O edital destaca a importância da estrita obediência às normas da ABNT na elaboração dos trabalhos. Além disso, o envio do Trabalho de Conclusão de Curso requer anexação de documentos essenciais, como pareceres do orientador e do professor de TCC, termos de responsabilidade e agendamento da defesa.

Após o depósito dos trabalhos, a Coordenação realizará uma vistoria rigorosa para verificar a existência de plágio. A comprovação de qualquer forma de plágio resultará na reprovação sumária do aluno.

As apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso ocorrerão de forma remota, utilizando uma plataforma a ser definida pela Coordenação do Curso. A banca examinadora, composta por três membros, incluindo o orientador, avaliará o desempenho dos estudantes durante o período de 10/06/24 a 14/06/24.

A entrega da versão final do trabalho, após apresentação, encerra o ciclo do TCC II. Os alunos que alcançarem conceito igual ou superior a 9,0 terão 30 dias úteis para entregar a versão final, garantindo assim o recebimento do grau de Bacharel em Direito.

Esse edital não apenas delineia os passos finais da jornada acadêmica, mas também reflete o compromisso da IES em manter padrões de excelência e ética. Ao enfrentar desafios, os alunos demonstram não apenas conhecimento jurídico, mas também resiliência e habilidades essenciais para sua futura carreira no Direito.

O edital está disponível no site da FAPE para consulta pública.