Alunos de Direito da FAPE realizam seminário sobre entidades administrativas

Data: 23/11/2023 | 0 Comentário

Alunos do 4º termo de Direito da Faculdade de Presidente Epitácio (FAPE) realizaram, no dia 22 de novembro de 2023, um seminário sobre entidades administrativas. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Direito Administrativo, ministrada pelo professor mestre Élton da Silva.

O processo de aprendizagem foi conduzido por meio de uma metodologia ativa, na qual os estudantes foram desafiados a realizar pesquisas autônomas, consolidar o conhecimento adquirido e, posteriormente, compartilhar suas descobertas por meio de seminários. Essa abordagem pedagógica proporcionou aos alunos não apenas a oportunidade de absorver teoria, mas também de aplicar, analisar e sintetizar informações, estimulando um entendimento mais profundo e prático do Direito Administrativo.

Os alunos foram divididos em grupos e realizaram pesquisas sobre as entidades em espécies dentro do tema de Administração Direta, indireta e paraestatais. Após a pesquisa, cada grupo apresentou um painel com os principais tópicos abordados.

O professor Élton da Silva destacou a importância da atividade para a formação dos alunos. "O seminário foi uma excelente oportunidade para os alunos aplicarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula e para desenvolverem suas habilidades de pesquisa e comunicação", disse.

Ao abordar temas como as nuances da Administração Direta, Indireta e Paraestatais, os estudantes não apenas consolidaram seu conhecimento teórico, mas também desenvolveram habilidades cruciais, como pesquisa jurídica, pensamento crítico e habilidades de apresentação. O professor afirma que a atividade é importante para o contexto da formação profissional dos futuros advogados, ressaltando que a experiência prática e a capacidade de aplicar conceitos jurídicos a situações do mundo real são fundamentais para o sucesso na carreira jurídica.

A metodologia ativa utilizada na atividade foi a de aprendizagem baseada em projetos (ABP). A ABP é uma abordagem pedagógica que promove a aprendizagem significativa, na qual os alunos são protagonistas do processo de ensino-aprendizagem.

Na ABP, os alunos são desafiados a resolver problemas reais ou simulados, utilizando seus conhecimentos e habilidades. Isso permite que eles desenvolvam habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe.

No caso do seminário sobre entidades administrativas, os alunos foram desafiados a pesquisar sobre um tema complexo e a apresentar suas conclusões para uma plateia. Isso permitiu que eles desenvolvessem habilidades importantes para sua formação acadêmica e profissional.

Essa abordagem inovadora na educação jurídica na FAPE reforça o compromisso da instituição em oferecer uma formação abrangente e alinhada com as demandas do mercado e da sociedade. O sucesso desta atividade destaca não apenas a dedicação dos estudantes, mas também a eficácia da metodologia ativa como uma ferramenta valiosa no processo de aprendizado jurídico.