Alunos de Direito da FAPE apresentam trabalhos no EICI do Centro Universitário de Presidente Prudente

Data: 08/11/2023 | 0 Comentário

No dia 1º de novembro de 2023, três alunos do Curso de Direito da Faculdade de Presidente Epitácio tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos no prestigioso Encontro de Iniciação Científica Integrado do Centro Universitário de Presidente Prudente (EICI). O evento, que estava em sua nona edição, trouxe à tona pesquisas científicas que visam aprimorar a formação dos alunos no ensino superior. Além disso, proporcionou um ambiente de diálogo e debate com a participação de alunos, professores e pesquisadores, focando em como as produções científicas contribuem para o avanço da sociedade.

Os talentosos estudantes que representaram a Faculdade de Presidente Epitácio foram Eliandro Nascimento, Maciel Fontana e Maikel Botelho Júnior. Cada um deles apresentou trabalhos que demonstram a diversidade de interesses e preocupações dentro do campo do Direito.

• Maikel Botelho Júnior apresentou um trabalho cujo tema era "Dependência Afetiva e os Riscos contra o Direito à Medida Protetiva ao Feminicídio". Sua pesquisa explorou o delicado equilíbrio entre a dependência afetiva e a necessidade de proteger as vítimas de feminicídio, destacando os desafios legais envolvidos.
  • Maciel Fontana compartilhou sua análise sobre o "Mercado de Trabalho para Pessoas com Deficiência". Orientado por Elton da Silva, o trabalho abordou questões relacionadas à inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência, oferecendo insights valiosos sobre como melhorar a igualdade de oportunidades.

• Eliandro Luiz do Nascimento, sob a orientação de Maycon Amim Vieira, explorou os "Desafios Jurídicos na Transição Energética Brasileira: Sustentabilidade e Regulamentação". Seu trabalho mergulhou fundo nas complexidades legais que envolvem a transição energética no Brasil, examinando questões de sustentabilidade e regulamentação.

As apresentações dos alunos ocorreram das 20h às 22h e foram bem recebidas pela audiência, que incluiu colegas, professores e outros pesquisadores presentes no evento. O EICI deste ano teve como tema "Educação em Transformação: o Conhecimento Científico e a Prática Profissional", enfatizando a importância de como diversas áreas do conhecimento científico podem contribuir para o desenvolvimento humano e a preparação para o mercado de trabalho.

O evento proporcionou um espaço crucial para a troca de ideias e o fortalecimento da pesquisa acadêmica, além de promover discussões sobre como a ciência pode impactar positivamente a sociedade. Os alunos da Faculdade de Presidente Epitácio demonstraram seu comprometimento com a pesquisa e a relevância de suas áreas de estudo, enriquecendo o ambiente de aprendizado no EICI.

Para o Diretor-Geral da FAPE, Prof. Heitor Müller, “essas apresentações são um exemplo notável de como a pesquisa acadêmica pode se traduzir em contribuições significativas para questões sociais, legais e profissionais, refletindo o compromisso da próxima geração de profissionais de Direito com a melhoria da sociedade”. O gestor acompanhou os alunos no evento e informou que a instituição incentiva e espera ver mais iniciativas desse tipo e continuar a promover a pesquisa e a inovação no âmbito acadêmico.