Publicações

Professora da FAPE publica artigo científico os direitos da mulher no Brasil

Data: 09/03/2023 | 0 Comentário


Compartilhe

          

A professora mestre Isabela Fernanda dos Santos Andrade Amaral, docente do Curso de Direito da Faculdade de Presidente Epitácio, publicou um artigo científico intitulado "Do Silêncio das Mulheres na História a Conquista de Voz da Mulher Brasileira na Constituição de 1988". O artigo foi publicado em um livro que analisa a relação da exclusão da mulher como objeto da historiografia e a articulação realizada por mulheres durante a Constituinte de 1987-1988.

Utilizando métodos histórico e dedutivo, a autora apresenta a relevância do assunto para a compreensão da situação histórica na qual foram aprovados artigos referentes a direitos de igualdade e demais garantias constitucionais às mulheres. Além disso, o trabalho traz à baila fato importante para o direito brasileiro que, aparentemente, está caindo em esquecimento.

O artigo aponta que, devido à condição subjugada culturalmente imposta às mulheres, elas foram mantidas às margens da construção histórica, sem fontes sobre suas vidas e representantes nas ciências; havendo alteração desse quadro somente com os movimentos feministas do século XX.

No Brasil, as mulheres começaram a ganhar visibilidade no espaço público a partir da década de 1960, durante o regime militar, com vários movimentos populares, o que levou à instituição do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) e ao movimento Mulher e Constituinte, obtendo sucesso em eleger 26 parlamentares mulheres e em aprovar 80% das reivindicações presentes na Carta da Mulher Brasileira ao Constituinte.

O artigo reforça a importância da voz das mulheres na construção da história e dos direitos das mulheres. Segundo a autora, somente com voz as mulheres são capazes de contraírem sua própria história e direito.

O artigo completo pode ser acessado através do link https://sistema.atenaeditora.com.br/catalogo/post/do-silencio-das-mulheres-na-historia-a-conquista-de-voz-da-mulher-braliseira-na-constituicao-de-1988.




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!