FAPE divulga Edital do Trabalho de Conclusão de Curso de Direito para 2023.1

Data: 22/02/2023 | 0 Comentário

A Faculdade Presidente Epitácio - FAPE lançou seu edital para a elaboração de trabalho de conclusão de curso. O documento, que tem como objetivo incentivar a pesquisa e a produção acadêmica, foi elaborado pela Coordenação do Curso em conjunto com os professores responsáveis pela orientação dos trabalhos.

Segundo a Coordenação, o edital traz as normas e critérios para a elaboração e apresentação das monografias ou artigos científicos, dentro do previsto no Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso, que devem ser desenvolvidas em conformidade com as diretrizes curriculares do curso de Direito. Além disso, o edital determina prazos e datas para entrega dos trabalhos, bem como as exigências para a defesa oral dos trabalhos.

O TCC é uma atividade acadêmica que consiste na elaboração de um trabalho científico, no qual o aluno deve demonstrar conhecimento aprofundado em um tema específico da área jurídica. De acordo com a Coordenação, a elaboração da monografia ou artigo científico é uma oportunidade para que os alunos desenvolvam suas habilidades de pesquisa e escrita, além de aprofundar seus conhecimentos sobre temas relevantes do Direito.

O edital está aberto a todos os alunos do curso de Direito que estejam cursando o 9º semestre, ou que tenham concluído todas as disciplinas exigidas para a monografia. A primeira etapa compreende no envio dos Planos de Pesquisa Jurídica e pode ser realizada no link https://forms.gle/cGtznHJ4P7Gpr4h76, e os trabalhos devem ser entregues no prazo estipulado pelo edital:

Prazo final

Envio dos Projetos de Pesquisa para Colegiado de Curso

23/02/23 a 27/02/23

01/03/23 a 03/03/23

Divulgação das Orientações

15/03/23

Protocolo pelo aluno da Ficha de Aceite pelo Orientador

16/03/23 a 20/03/23

Período de Orientações com os docentes

21/03/23 a 30/05/23

Período de Agendamento de Apresentação da Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso

06/06/23 a 12/06/23

Divulgação das datas das apresentações

Em até 72h do envio do Agendamento

Apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso

19/06/23 a 23/06/23

Entrega da versão final

30 (trinta) dias úteis após a apresentação

Para a professora Isabela Fernanda, uma das professoras-orientadoras do curso, a iniciativa é uma oportunidade para os alunos aprofundarem seus conhecimentos em temas específicos e se prepararem para os desafios da vida profissional. "A monografia é uma atividade que exige disciplina, dedicação e muito trabalho, mas também traz muitos benefícios para o aluno, tanto em termos de aprendizado quanto de desenvolvimento pessoal", afirma.

A divulgação do edital tem sido amplamente divulgada entre os alunos do curso de Direito, que demonstram grande interesse em participar da iniciativa. A expectativa é que os trabalhos produzidos tragam contribuições significativas para o avanço do conhecimento jurídico e para o fortalecimento da formação acadêmica dos estudantes.