Presidente Epitácio: FAPE realiza Semana Jurídica com debates de temas atuais

Data: 30/09/2019 | 0 Comentário

Aconteceu entre os dias 02 a 06 de setembro, no Anfiteatro Municipal João Brilhante, a 6ª edição da Semana Jurídica do curso de Direito da FAPE – Faculdade de Presidente Epitácio, organizada pelo coordenador do curso, prof. Heitor Oliveira Müller. O evento deste ano teve como tema “Direitos Sociais, Democracia e Sustentabilidade” e contou com a participação de profissionais sobre diversas áreas que brilhantemente instigaram a todos com suas exposições.

Na primeira noite (02/09), os alunos puderam conferir a palestra do Dr. Guilherme Scucuglia Cezar, explanando sobre "Adequação do Jurídico à Realidade: uma Forma de Garantia de Direitos Fundamentais".  Na noite seguinte, (03/09), o tema da palestra foi “Judicialização da Educação Infantil”, ministrada pelo Dr. Luiz Antonio Miguel Ferreira.

A terceira noite de palestra (04/09), contou com a presença da Dra. Lígia Maria Lario Fructuozo que discorreu sobre o genocídio de Ruanda e sua experiência naquele país com sua palestra "Nas Colinas de Ruanda: a história não contada e os 25 anos do genocídio".

Uma mesa de debates foi realizada na quarta noite (05/09), com as presenças do Dr. Wilton Boigues Corbalan Tebar,  que abordou o tema “Direitos da Personalidade”; de Walléria Suri, que discorreu sobre “A luta pela visibilidade e os direitos das pessoas trans: políticas, projetos e inclusão social versus vulnerabilidade", e, ao final, a Dra. Geisa Orlandini Cabiceira Garrido realizou uma conclusão sobre os temas explanados.

Por fim, na última noite (06/09), o tema Direito Ambiental, Sustentabilidade e Direitos Sociais foram tratados de forma interdisciplinar com as palestrantes Vanessa Davi Húngaro e Dra. Lauriana Vasconcelos de Almeida. A primeira discorreu “A emergência ecológica em tempos de crise nas democracias ocidentais”, enquanto a segunda palestrante explanou a respeito da “A Dignidade da Pessoa Humana e o Direito à Moradia”. Para concluir a mesa de debates da noite, o evento contou com a presença do professor do Curso de Direito, Wellington Boigues Corbalan Tebar.

O evento foi um enorme sucesso e recebeu a presença de alunos do curso de Direito, professores e da diretora geral, Dra. Maria Antonieta de Carvalho e Silva. Também compareceram durante a semana a ilustre presidente da 120ª Subseção da OAB de Presidente Epitácio, Dra. Éllen Adriane do Amaral, do vice-prefeito da Estância Turística de Presidente Epitácio, Dr. José Carlos Botelho Tedesco, do secretário de Educação e Esportes, Dr. Leonardo Menezes Trombeta.

O evento contou, ainda, com a participação do Centro Acadêmico de Direito XIII de Novembro na organização das atividades, sob a orientação do Presidente João Pedro da Paz.

Sobre a FAPE

A FAPE – Faculdade de Presidente Epitácio é uma instituição de ensino superior existente há mais de 20 anos e oferece os seguintes cursos presenciais: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física e Pedagogia. Além disso, a faculdade é polo da Universidade Brasil, oferecendo diversos cursos semipresenciais ou à distância.