Publicações

Presidente Epitácio: Estudantes de Direito participam audiência criminal simulada

Data: 30/05/2018 | 0 Comentário


Compartilhe

          

Os alunos do 7º termo do curso de Direito da FAPE – Faculdade de Presidente Epitácio participaram no dia 21 de maio, de uma audiência criminal simulada, como parte integrante do projeto pedagógico do curso, em especial das disciplinas de Prática de Processo Penal e Estágio Supervisionado I, ambas com a supervisão do coordenador do curso de Direito, Heitor Oliveira Müller, também professor das disciplinas.

Na sessão, o objeto de estudo e julgamento foi a suposta prática de delito de tráfico de entorpecentes, associação criminosa para o tráfico e corrupção de menores (art. 33, “caput” e art. 35, ambos c/c art. 40, inciso VI, todos da Lei Federal 11.343/06; nas do art. 244-B, §2º, do ECA – Lei Federal 8.069/90).

A atividade contou com a atuação do Professor Marco Antônio Ribeiro como magistrado que auxiliou a didática e a explicação sobre o andamento da audiência aos alunos. Houve, ainda, os depoimentos dos acusados, testemunhas de acusação e de defesa. Em seguida, aconteceu a produção de alegações finais do Ministério Público e da Defesa, sendo ao final prolatada a sentença em que condenou os acusados.

Ressalta-se que o Núcleo de Prática Jurídica é composto por um Fórum Simulado, onde tramitam processos fictícios da área cível, penal e trabalhista, bem como de um Escritório Simulado, com casos simulados para que os alunos atuem como advogados.

O professor Marco Antônio enfatiza a importância do evento aos alunos que estão cursando Direito: “A simulação da audiência criminal serve para proporcionar aos alunos a experiência do cotidiano forense, permitir que todos conheçam as rotinas processuais que enfrentarão quando estiverem no mercado de trabalho, seja como advogados ou como promotores. Por isso, durante a audiência explicamos passo a passo de cada ato, de forma que os alunos possam compreender a importância da prática jurídica”.

A Faculdade de Presidente Epitácio – FAPE parabeniza a todos os alunos do 7º semestre do Curso de Direito pela participação e o envolvimento, comprovando mais uma vez a sua seriedade com o ensino jurídico de qualidade ofertado pela instituição e por seus professores.

Sobre a FAPE:

Criada há 20 anos, a FAPE – Faculdade de Presidente Epitácio agora é integrante da Universidade Brasil, abrangendo a microrregião de Presidente Epitácio/Bataguassu-MS, com um corpo docente altamente qualificado e atuante, tem foco na formação do cidadão. Oferece os seguintes cursos para o segundo semestre de 2018: Administração, Direito, Educação Física e Pedagogia.

Venha você também fazer parte da Universidade Brasil.




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!