FAPE – Faculdade de Presidente Epitácio realiza o III Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica

Data: 29/11/2017 | 0 Comentário

A Faculdade de Presidente Epitácio – FAPE promoveu nos dias 20 e 21 de novembro a terceira edição do evento de científico, EPIC – Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica, com a apresentação de palestras, seminários, vídeos e trabalhos científicos produzidos por alunos, ex-alunos e pessoas da comunidade.

Pela primeira vez, o evento foi realizado durante os períodos matutino e vespertino, além do noturno. Durante o dia, foram realizados palestras e seminários sobre os mais variados temas, por exemplo, sobre “Direito a Liberdade de Expressão”, “Direito Ambiental”, “Mudanças na Reforma Trabalhista”, entre outros temas.

Também aconteceu apresentação de documentários no dia 20/11, com temas relacionados ao Dia da Consciência Negra e exposição sobre a vida de Rosa Parks, dentre outros. No dia 21/11, os documentários foram relacionados aos povos indígenas (documentário “Índios no Poder”) e pessoas com deficiência física (documentário “Como seria?”).

No período noturno, houve a apresentação dos trabalhos elaborados pelos alunos do curso de Direito. Os trabalhos foram enviados na forma de artigo científico, resumo expandido e resumo simples, devendo ser publicados em breve nos anais do evento.

O evento possui extrema importância para o meio acadêmico, pois desafio da instituição de ensino superior hoje é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. E a pesquisa científica é um dos meios de formar cidadãos e profissionais capazes e formadores de opinião.

Assim, o encontro faz parte do esforço de valorização desta atividade, porque dá ao aluno a oportunidade de expor o seu trabalho aos demais membros da comunidade acadêmica. A participação de todos, com críticas e sugestões aos trabalhos apresentados, representa uma grande contribuição à formação de nossos alunos.

A Faculdade de Presidente Epitácio - FAPE, no contexto regional e nacional da educação, busca, cada vez mais contribuir de forma expressiva com a formação humanitária e técnica de profissionais qualificados e com a geração de conhecimento.

A instituição apoia o desenvolvimento intelectual e profissional contínuo de estudantes, incentiva a pesquisa, a extensão, a arte e a cultura e busca facilitar a integração com tendências atuais do mercado profissional.

Para desenvolver um projeto de pesquisa é necessário buscar o conhecimento existente na área, formular o problema e o modo de enfrentá-lo, coletar e analisar dados, e tirar conclusões.            Portanto, os participantes do evento, seja como expositores ou ouvintes, terão o seu conhecimento ampliado, sendo importante na formação profissional. O coordenador do curso de Direito Heitor Oliveira Müller, um dos organizadores do evento, informa que a instituição neste ano decidiu ampliar o evento para o período do dia no intuito de ampliar o conhecimento e a participação da comunidade acadêmica.

O coordenador do curso de Direito Heitor Oliveira Müller comentou ainda que “além de estimular o corpo discente de graduação para a pesquisa científica, houve uma preocupação de trazer novos debates durante os seminários, palestras e vídeos, incentivando a persuasão e a crítica por meio de novas ideias”. Conforme sua explicação, os “alunos nunca devem permanecer parados, mas em constante evolução no que diz respeito ao conhecimento”.

Assim, a Faculdade de Presidente Epitácio – FAPE, parabeniza a toda a comunidade acadêmica pelo envolvimento neste terceiro evento voltado exclusivamente para a pesquisa científica.