CURSOS




Educação Física

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


3400 Horas

Leo Andre de Almeida ()

INSCREVA-SE           


Descrição

O Curso de Educação Física da Faculdade de Presidente Epitácio – FAPE, foi autorizado pela Portaria Ministerial nº 461 – DOU de 08/09/2016. Processo – nº 201113937 o curso é organizado em quatro anos, subdivididos em oito termos/semestres, uma vez que em seu conteúdo curricular as disciplinas estão totalmente engendradas com a proposta da Educação Física Escolar “Licenciatura” de modo a propiciar um conhecimento profissional situado em um espaço de contínua evolução e aperfeiçoamento  para garantir a educação, com vista a inclusão plena, de segmentos historicamente atrelados aos direitos e deveres sociais, culturais, econômicos e políticos, preparando-os para executar a docência que depreende: e proporcionará ao aluno, além da sua formação técnico-profissional, sua formação como cidadão participativo e organizado de modo a formar profissionais eticamente comprometidos e tecnicamente competentes para o correto exercício da docência na área da Educação Física Escolar. Pretende-se ainda que o Licenciado Pleno em Educação Física seja portador de uma base humanista imprescindível para o desempenho de suas atribuições. Considerando a realidade regional e nacional, os licenciados serão capacitados para atender as exigências apontadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, referentes à formação de professores para a Educação Básica CNE/CP nº 1/2002, bem como às Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Educação Física CNE/CES nº 7.

Perfil Profissional

Dessa forma, pretende-se que o egresso do Curso de Educação Física de Presidente Epitácio seja um educador com capacidade de desenvolver pesquisas, e propor ações educativas inovadoras, intervindo e modificando as práticas sistematizadas, bem como de acompanhar e avaliar os processos educativos em espaços escolares, não-escolares e de lazer. Atuante nas áreas da interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e do Multiculturalismo na Escola auxiliando assim, outras áreas do conhecimento. Comprometido com a preservação da biodiversidade no ambiente natural e construído, com sustentabilidade e comprometido com a melhoria de qualidade de vida dos seus futuros discentes e comunidade.

Mercado de trabalho

Em conformidade com o Projeto Pedagógico constituído mediante às Diretrizes Curriculares Nacionais (PCNs) para o Curso de Graduação em Educação Física Escolar – Licenciatura, o Curso destina-se  à formação de Professores a fim de atuarem Docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos  de cunho esportivo e recreativo em atividades educativas em diferentes espaços escolares e não-escolares nos quais existe a ação educativa. Assim, o Licenciado em Educação Física na Faculdade de Presidente Epitácio tem como seu perfil e capacidade de desempenhar atividades de forma organizada, a qual favorecerá a socialização, o desenvolvimento da criança nos eixos, cognitivos, psicomotor e afetivo. E também podendo atuar nas áreas da Educação Especial.

Objetivos

O Curso de Educação Física Escolar Licenciatura da Faculdade de Presidente Epitácio atua com o proposito, da qualificação e desenvolvimento de competências e habilidades na formação docente para atuar na Educação Básica como estratégia necessária na construção de uma sociedade mais justa e igualitária; Promover o domínio de conhecimentos e informações quanto a proposta de intervenção às questões dos saberes pedagógicos que demandam a necessidade com base na dimensão sócio-política e cultura atrelada a teoria e prática; Fomentar a compreensão e discussão de questões sociais, culturais, cognitivas na formação de pesquisadores, capacitando-os a entender os diferentes meios utilizados pelos alunos no processo de aprendizagem e construção do conhecimento, como agente de transformação na escola de qualidade, Promover a formação de um educador capaz de resgatar o compromisso das escolas com a educação por meio de uma prática competente. Desenvolver atividades em escolas públicas e/ou privadas, ainda, em espaços não-escolares estabelecendo a compreensão e operacionalização das vertentes educativas; Privilegiar a autonomia do futuro docente na sua educação continuada, permitindo superar suas limitações, orientar, capacitar e dirigir professores de uma instituição de ensino e/ou não, a fim do cumprimento dos currículos estabelecidos para a qualidade de ensino; Atuar de forma ético-profissional, com o intuito do desenvolvimento de noção de respeito, cidadania, solidariedade e relação escola-comunidade; Investigar e diagnosticar problemas educacionais diversos e providências de mecanismos de intervenção; Participar na construção da identidade Institucional mediante ao desenvolvimento de seus projetos pedagógicos e planos de gestão. Participar na construção da identidade Institucional por meio do desenvolvimento de seus projetos pedagógicos.

Estágio Supervisionado Curricular

O Estágio Supervisionado Curricular é obrigatório para os cursos de Licenciatura (formação de docentes) conforme previsto na legislação. O Estágio pressupõe atividades pedagógicas efetivadas em um ambiente institucional de trabalho, reconhecido por um sistema de ensino, que se concretiza na relação interinstitucional, estabelecida entre um docente experiente e o discente estagiário, com a mediação de um professor acadêmico atuante na Faculdade responsável estudantes em processo de estágio. A carga horária do Estágio Supervisionado do Curso de Educação Física – Licenciatura é de 400 horas distribuídas ao longo dos semestres letivos a partir do 5º termo e das atividades complementares 200 horas.

Professores do Curso de Educação Física

GEISA ORLANDINI CABICEIRA GARRIDO

DOUTORA

BIANCA MARIA OMOTE

MESTRE

LUCIMAR MANZOLI DE ALBUQUERQUE

MESTRE

FABIANA BUENO G. MANTOVANI

MESTRE

HELENROSE OLIVA VALIN DA ROCHA

ESPECIALISTA

MARILUCI CAMPOS EL HAGE

ESPECIALISTA

ELEM SANCHES DE OLIVEIRA MATIAS

ESPECIALISTA

ELAINE A. GOMES FERREIRA DA SILVA

ESPECIALISTA

LÉO ANDRÉ DE ALMEIDA

ESPECIALISTA

 



Informações Gerais


Documento Download
1) Relatório de Estudos Docentes
CADERNO DE ESTÁGIO-ENSINO FUNDAMENTAL I e II
Estágio Supervisionado do Curso
Estudo de Vagas do Curso
Plano de Ação do Curso
ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO DO ENSINO INFANTIL
Termo de Compromisso de Estágio

Corpo Docente


Nome Email Currículo
ELAINE ALEXANDRE GOMES FERREIRA DA SILVA
-
FABIANA BUENO GOMES MANTOVANI
-
GEISA ORLANDINI CABICEIRA GARRIDO
-
LEO ANDRE DE ALMEIDA
-
LUCILENE FAVARETO TORQUATO FEBA
-
LUCIMAR MANZOLI DE ALBUQUERQUE LIMA
-