CURSOS




Direito

Graduação: Bacharelado



10 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


4100 Horas

Profº. Especialista Heitor Oliveira Müller (heitor.muller@universidadebrasil.edu.br)

INSCREVA-SE           


Descrição

O curso de Direito da Faculdade de Presidente Epitácio - FAPE, foi autorizado pela Portaria Ministerial nº. 194, de 06.03.98, publicada no D.O.U. em 10.03.98, e reconhecido pela Portaria de nº. 1.077 de 27 de dezembro de 2007, publicada no D.O.U. em 28/12/07.

O curso é organizado em cinco anos, subdivididos em dez termos, com profundo diferencial, uma vez que em seu conteúdo curricular as disciplinas estão totalmente integradas com a visão moderna do Direito, isto é, de acordo com a Constitucionalização do Direito como um todo. Dessa forma, o curso proporciona ao acadêmico a visão e compreensão do direito globalizado, sendo que sua divisão em várias vertentes torna-se necessária apenas por questões meramente acadêmicas.

Ainda como diferencial, possibilita ao acadêmico a compreensão e relevância da Constituição Federal de 1988, uma vez que é fundamento de validade para todas as demais normas que compõe o nosso ordenamento jurídico.

O curso de Direito, da Faculdade de Presidente Epitácio, corrobora, por meio de aulas teóricas e práticas, na capacitação do aluno para resolução dos mais variados problemas jurídicos, somando-se à prática jurídica real e simulada, proporcionada pelo Núcleo de Prática Jurídica, no qual pugna por um ambiente forense em total consonância com a ética que deve nortear a atividade do profissional da área jurídica.

Estimula-se a formação de pesquisadores capazes de contribuir fortemente para o contínuo aperfeiçoamento da qualidade de vida da sociedade brasileira, por meio da produção e disseminação de conhecimentos nas áreas específicas do exercício das profissões jurídicas.

O curso tem como finalidade, também, fornecer conhecimentos que possibilitem o ingresso nas carreiras públicas (Magistratura, Ministério Público, Delegado de Polícia, Defensoria Pública e outras) e privadas (Advocacia).

Nesse sentido, a Faculdade de Direito se propõe a contribuir com a coletividade, promovendo a inserção no mundo jurídico de profissionais aptos a buscar o que se chama de efetivação ou otimização dos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos.

Outrossim, acredita-se que o profissional do Direito exerça, com ética e proficiência, as atribuições que lhes são prescritas pela legislação específica, uma vez que esta formação pressupõe o oferecimento de capacitação científica e instrumental e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de uma percepção crítica da realidade.

Mercado de Trabalho

O campo de atuação de um profissional graduado pelo Curso de Direito da FAPE é bastante amplo. Ele é habilitado para atuar em todas as áreas do Direito e, em especial como advogado, professor, juiz, promotor de justiça, defensor público, delegado de polícia e consultor. Pode, ainda, ocupar diversos postos de trabalho nos setores púbico e privados. Como para o advogado o mercado de trabalho da região de Presidente Epitácio oferece enormes possibilidades, o aluno recebe ao longo do curso, além do suporte teórico e prático, o incentivo para realizar estágios extracurriculares e para participar de eventos na área jurídica e naquelas correlatas à sua formação. Verifica-se pela descrição do perfil da região onde o curso está inserido, de forma especial o da cidade de Presidente Epitácio, que o Curso de Direito da FAPE forma o profissional da área jurídica com reais possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Some-se a isso que o Bacharel em Direito continua naturalmente com maior espaço no mercado de trabalho do que os demais graduados. Neste particular, ele é o único a atender aos requisitos das carreiras jurídicas como Advogado, Juiz de Direito, Promotor de Justiça e Delegado de Polícia. Independentemente disso, o Bacharel em Direito ainda concorre para as demais carreiras públicas com o Administrador, o Economista, o Contabilista etc.

Objetivo

O curso de Direito tem por objetivo graduar o bacharel com formação humanística, técnico-jurídica e prática, indispensável à adequada compreensão do fenômeno jurídico e às transformações sociais, visando desenvolver os conhecimentos teóricos e específicos à área de formação do operador do direito, bem como instrumentalizá-lo, graduando o bacharel em direito com sólida estrutura profissional alicerçada no saber teórico interdisciplinar, desenvolvendo sua capacidade de pesquisa e prática efetiva do direito, qualificando-o assim a exercer o múnus profissional com visão crítica, consciência jurídica e ética.

Atividades Complementares: 200 horas.

* Disciplinas Optativas: Biodireito; Direito Agrário; Direito dos Meios Eletrônicos; Direito Eleitoral e Partidário; Direito Municipal; Execuções Penais; Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS; Medicina Legal; Direito Urbanístico; Direito do Comércio Internacional; Juizados Especiais e Processo Eletrônico.

Informações Gerais


Documento Download
Anais do I Encontro Científico
Calendário de Provas Exames - 2018.2
Calendário de Provas N1 - 2018.2
Calendário de Provas N2 - 2018.2
Calendário de Provas Repositivas - 2018.2
Certificados - 3º EPIC - Expositores
Certificados - 3º EPIC - Ouvintes
Certificados - Alunos - Caminhada Rosa
Certificados - Alunos - Fernando Capez
Certificados - Alunos - Marcelo Villaça
CERTIFICADOS - INVERNO SOLIDÁRIO
Certificados IV SEMANA - Alunos
Folha de Trabalho
Manual do TIID
Matriz Curricular do Curso
Regulamento de Monitoria
Regulamento do TCC
Relatório de Banca
Requerimento Coordenador

Corpo Docente


Nome Email Currículo