UNIESP – Ilha Solteira: Brincadeira é assunto sério: Professores e alunos levam tarde lúdica para crianças de região agrícola

Data: 07/11/2016 | 0 Comentário

As brincadeiras, tanto as lúdicas quanto as educativas, contribuem para o desenvolvimento saudável da vida psíquica das crianças, ajudam nas habilidades cognitivas, físicas, socioafetivas e morais, além de auxiliar a estruturar suas vidas emocionais. Assim como as histórias que estimulam o desenvolvimento de funções cognitivas importantes para o pensamento, tais como a comparação, o pensamento hipotético, o raciocínio lógico, pensamento divergente ou convergente, as relações espaciais e temporais. Todos esses conceitos colaboram para a construção da ética e da cidadania das crianças.

Partindo desse princípio, os alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Ilha Solteira – FAISA reuniram-se, em 29 de outubro, em um projeto multidisciplinar de cunho social alusivo ao Dia das Crianças, sob a orientação da professora e mestre Andréa Ricci, no assentamento Santa Maria da Lagoa.

O projeto surgiu após uma oficina de brinquedos com material reciclado na disciplina de Arte, Cultura e Educação, pois era necessário dar um direcionamento aos brinquedos confeccionados. Enquanto isso, na disciplina de Literatura infanto-juvenil, os alunos desenvolviam trabalhos sobre contação de histórias. O projeto foi uma combinação de tarde recreativa permeada de guloseimas, cultura, brincadeiras, aprendizagem e arte, tanto para as crianças quanto para os futuros pedagogos.