Biblioteca


Acervo

A Biblioteca Central da FAÍSA / FACILUZ foi inaugurada em 01 de janeiro de 2000, como parte da criação das Instituições Faculdade Cidade Luz e Faculdade de Ilha Solteira. Foi instalada no prédio de funcionamento das referidas instituições juntamente com outros departamentos necessários ao pleno funcionamento dos cursos a serem oferecidos. Com uma área de 180 m², destina 43 m² à implantação do acervo e 137 m² para utilização do usuários.

Localizada no campus central, oferece cabines para estudo em grupo e individual e ambientes para acesso à internet, tendo por finalidade oferecer infraestrutura informacional às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Ilha Solteira – FAISA e Faculdade Cidade Luz – FACILUZ.

Representa ainda um importante canal de disseminação de informações, atendendo à demanda dos Cursos das referidas instituições tanto ao nível de Graduação como de Pós-Graduação.

Realiza empréstimos domiciliares aos discentes que compõem os cursos oferecidos, bem como atende à comunidade em geral, que pode realizar a consulta local do acervo. O empréstimo de obras é facultado somente à comunidade discente da Faculdade de Ilha Solteira – FAISA e Faculdade Cidade Luz – FACILUZ.

A biblioteca é completamente informatizada, oferecendo aos seus usuários a possibilidade de realizar consultas locais ou por intermédio da internet. Para o processo de informatização do acervo, desenvolvemos um sistema próprio denominado “Sistema Acadêmico de Biblioteca – SAB”.

Políticas para a Biblioteca

A partir da metade da década dos 90, as tecnologias da informação tiveram suas fronteiras de uso alargadas de forma rápida, passando a abranger praticamente todas as áreas de conhecimento e trabalho. Mesmo áreas de trabalho que eram tidas como pouco sujeitas aos impactos das tecnologias da informação passaram a ter, nessas tecnologias, recursos para suporte e facilidades cada vez maiores.

Os softwares para microcomputadores têm evoluído de tal forma que já são evidentes seus impactos na produtividade e na capacitação de operários e administradores. Livros eletrônicos, educação e treinamento apoiados por computador e apresentações multimídia, bem como tratamento hipermídia estão mudando as formas de ensino no início do século XXI.

A Biblioteca, como instrumento de apoio indispensável ao desenvolvimento dos cursos de licenciatura e bacharelado, faz jus à especial atenção da Instituição, tanto na adequação de seu espaço físico e na qualificação de seus recursos humanos quanto na informatização de suas atividades e acervo bibliográfico.

Visando à sua permanente atualização, o acervo sofrerá um constante processo de inclusão de novas obras por indicação dos professores, solicitação de seus dirigentes ou por sugestão dos alunos do curso. Tal processo é fundamental em razão de novas edições ou para reciclagem dos temas objeto de estudos, além de publicações destinadas a subsidiar projetos de pesquisa e extensão.

A filosofia é que o acervo oferecido atenda adequadamente às funções de ensino, pesquisa e extensão, tanto na forma de livros como de periódicos ou mesmo mídia eletrônica, como é o caso de CD-ROMs, vídeos, DVDs  e demais formas editoriais. 

Considerando não apenas o atendimento das disciplinas específicas dos cursos, mas ainda, e de maneira especial, o trabalho de investigação e de pesquisa, o  acervo bibliográfico merecerá cuidado especial por parte da Instituição. Qualitativamente, ele será abrangente, procurando atender às áreas dos cursos ministrados, bem como o acesso a uma gama variada de títulos. Quantitativamente, à medida que os cursos forem sendo implantados e os projetos implementados, as obras consideradas básicas para o desenvolvimento dos projetos e dos planos de ensino das disciplinas terão um exemplar para cada 10 ou 15 alunos.

Além do acervo de livros, a Instituição dotará a Biblioteca de acervo de periódicos, nacionais e estrangeiros, de forma a atender às necessidades dos cursos e o interesse da comunidade acadêmica. Para tanto, manterá correntes assinaturas de periódicos, que serão sempre ampliadas de acordo com as indicações da coordenadoria do curso, docentes e alunos, e levará em conta os projetos de ensino, pesquisa e extensão. A biblioteca terá à disposição, ainda, livros de referência e acervo abrangente das outras áreas de conhecimento que possam contribuir para a formação científica, técnica, geral e humanística da comunidade.

Quanto às instalações físicas, a partir do momento em que a área da biblioteca não for mais suficiente para atender aos alunos e abrigar o acervo, todas as obras necessárias para a ampliação da biblioteca serão objeto de estudo para serem prontamente realizadas.

A biblioteca adotará, como principal política de atualização do seu acervo bibliotecário, a formalização de parcerias com as principais editoras das áreas de atuação, as quais fornecerão sistematicamente relações das principais publicações para a respectiva aquisição. Paralelamente, o corpo docente contribuirá de forma proativa, efetuando indicações de livros e periódicos para complementar o esforço educacional. De acordo com a política descrita, o acervo será atualizado semestralmente, visando a atender às mais exigentes normas do MEC.

A biblioteca da instituição permitirá o fácil acesso a pesquisas e consultas pelo corpo docente e discente, através de empréstimos de livros e vídeos. O cadastro de alunos e professores será constantemente atualizado por meio da utilização de carteiras de identificação e controle de empréstimos, sendo desenvolvido em paralelo uma análise estatística dos materiais de pesquisas mais utilizados por alunos e professores. Os professores terão total liberdade para a retirada de livros e periódicos para o desenvolvimento de atividades pedagógicas complementares em sala de aula. Além disso, o acervo bibliotecário estará aberto a consultas para toda a comunidade.

Todos os livros apontados como bibliografia básica estarão inseridos no acervo da biblioteca ou serão prioritários no processo de aquisição. Com relação aos livros complementares, os mesmos também serão alvo de interesse por parte da Instituição, os quais têm sido adquiridos desde o processo de autorização dos cursos. O plano de atualização do acervo propõe que toda bibliografia indicada pelo corpo docente esteja disponível na biblioteca da Instituição e em número suficiente.

Serviços Oferecidos pela Biblioteca

Referência:
atendimento e orientação ao usuário;

Internet:
orientação para consultas e pesquisas;

COMUT:
programa que permite aos usuários a obtenção de cópias de artigos de periódicos,  teses e anais de congressos;

Levantamento bibliográfico:
levantamento de obras existentes na biblioteca sobre um determinado assunto.

DSI (Disseminação Seletiva da Informação):
serviço mensal de alerta que tem por objetivo divulgar junto aos docentes os sumários dos principais títulos de periódicos recebidos pela biblioteca. 

Informações Gerais da Biblioteca

Biblioteca e Multimeios

A biblioteca possui um acervo de livros, periódicos e multimeios para atender aos estudantes de todos os cursos de graduação, além dos cursos de pós-graduação lato sensu, cursos preparatórios para concursos e pesquisadores em geral.

É responsável por sua organização e administração o bibliotecário Daniel Abraão Pando, formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Marília, registrado no CRB-8  sob o número 6480.]

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta- feira: das 08h00 às 22h30.

Sistema de classificação do acervo: o acervo da biblioteca está ordenado por assunto de acordo com a Classificação Decimal Universal — CDU que divide o conhecimento humano nas seguintes classes:

0 – Generalidades;

1 – Filosofia; 

2 –Religião; 

3 - Ciências sociais; 

4 – vaga; 

5 - Ciências puras; 

6 - Ciências aplicadas; 

7 – Artes; 

8 – Literatura; 

9 - Geografia, Biografia, História.

Catalogação: a catalogação dos materiais bibliográficos é feita com base no Código de Catalogação Anglo-Americano, 2 edição (AACR2).

Política de atualização: Como política de atualização de seu acervo, a biblioteca da Instituição tem a preocupação de manter seu acervo atualizado, atendendo assim aos padrões de qualidade exigidos. Para tanto, disponibiliza semestralmente recursos financeiros para sua modernização. Desta feita, periodicamente é realizado um levantamento devidamente atualizado das necessidades de livros que precisam ser adquiridos. Todos os livros adquiridos pela Instituição são submetidos a mecanismos de seleção, divididos nas seguintes etapas:

(1) Cada professor faz um levantamento dos livros necessários para sua disciplina;

(2) Este levantamento é apresentado ao Coordenador do Curso que o encaminha, primeiramente à biblioteca para verificação da existência ou não dos livros no acervo;

(3) Posteriormente, o Coordenador do Curso apresenta a listagem dos livros que necessitam ser adquiridos à Direção, que faz uma nova análise;

(4) Por último, a Direção Geral é consultada para ver a disponibilidade de recursos financeiros para aquisição dos mesmos.

Acervo

A Biblioteca Universitária é um instrumento de apoio indispensável ao desempenho das funções acadêmicas de alunos e professores. O acervo é atualizado em atendimento às bibliografias indicadas pelos professores e ou coordenador do curso.

O acervo está totalmente informatizado e pode ser consultado na internet. A biblioteca também é filiada ao programa COMUT.    

Periódicos      

É composto de jornais, revistas gerais e especializadas, nacionais e estrangeiras, em todas as áreas do conhecimento. O acesso é restrito e estão disponíveis somente para consulta. Além dos exemplares impressos, a biblioteca disponibiliza o acesso via internet a portais de periódicos como a base Scielo e o Portal de Periódicos da CAPES que disponibilizam vários títulos de periódicos para consultas online.

Informatização

O sistema de informatização da biblioteca foi desenvolvido na própria instituição e denomina-se Sistema Acadêmico de Biblioteca (SAB). A biblioteca oferece um catálogo Online de sua biblioteca, permitindo pesquisa online de seu acervo bibliográfico e reservas de material bibliográfico.

Outros meios e multimeios

As diversas coleções estão disponíveis para consulta local e empréstimo, sendo constituída de: fitas de vídeos e CD-Roms.
 

Sistema de consulta e empréstimo

O catálogo on-line da biblioteca é acessível através da internet pela comunidade em geral.

São considerados usuários da Biblioteca: os docentes e discentes; o pessoal técnico-administrativo; membros da comunidade em geral. O empréstimo domiciliar é oferecido apenas para usuários da instituição. Para usufruir qualquer modalidade de empréstimo da biblioteca, os usuários devem apresentar identificação própria, no caso da comunidade em geral, a carteira de identidade é suficiente.

Os prazos de empréstimo e a quantidade de exemplares variam de acordo com a categoria do usuário, conforme o Regulamento da Biblioteca. Os empréstimos são renovados pelo mesmo prazo do empréstimo inicial, de acordo com a categoria do usuário. O usuário que estiver com débito na biblioteca não terá direito de usufruir o empréstimo domiciliar.

Em caso de extravio ou perda do material, o usuário deve comunicar o fato a biblioteca e repor o mesmo material. No caso de material esgotado o usuário deverá repor um material do mesmo valor indicado. Para renovação do material bibliográfico o usuário deverá dirigir-se à biblioteca de posse dos exemplares. Em caso de atraso na devolução das obras emprestadas, é cobrada a multa por exemplar, por dia de atraso conforme especificado no Regulamento da Biblioteca.

Multas não quitadas no momento da devolução permanecem registradas no sistema, impedindo um novo empréstimo e renovações até a sua quitação. Em caso de doenças ou internação multas são abonadas mediante apresentação de atestado médico. Sábados, domingos e feriados não são considerados para cálculo do valor da multa.

A biblioteca está estruturada conforme relação abaixo, TODAS sob a responsabilidade do bibliotecário e do pessoal técnico administrativo:

Seção de circulação: controla empréstimo, devolução e consulta de todo material bibliográfico.

Seção de multimeios: seção responsável pelos materiais não convencionais, tais como: fitas de vídeo, CD-Roms, disquetes e mapas.

Seção de periódicos: possui periódicos em diversas áreas permitindo a realização de levantamentos bibliográficos e consulta a artigos originais, é responsável pelo registro e organização de coleções adquiridas. Promove o intercâmbio nacional através do sistema COMUT.

Seção de processamento técnico: seção responsável pela catalogação e classificação de todo material bibliográfico recebido, recuperando-o de maneira indicada através do cadastramento do sistema de acervo bibliográfico integrado de toda obra adquirida, que pode ser encontrada pelos indicadores autor, título ou assunto.

Seção de referência: coloca a informação ao alcance do público interno e externo, elabora pesquisas bibliográficas, zela pela eficiência das atividades desenvolvidas pelo atendimento ao usuário.

Pesquisa digital: a biblioteca disponibiliza 2 computadores para consulta ao acervo, e 5 computadores para acesso à internet e leitura.

Regulamento

Para maiores informações sobre as regras de utilização da biblioteca, clique abaixo e faça o download do documento completo.