CPA - COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO

Informações Gerais


A avaliação institucional da Faculdade de Ilha Solteira prima pela participação da comunidade acadêmica, técnica e administrativa. Em avaliações futuras serão aperfeiçoados os modelos de avaliações, incluindo a atuação da Comissão Própria de Avaliação - CPA, em conformidade com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Atualmente não ocorre a participação desejada da comunidade tanto de acadêmicos como professores e funcionários. Essa atuação é principalmente de natureza compulsória, dado que esses agentes restringem-se a realizar a avaliação institucional, sem participar completamente do processo e, principalmente, sem receber os resultados dessa avaliação ou ver suas repercussões. Para corrigir esta distorção a CPA tem realizado visitas às salas de aula esclarecendo da importância do processo avaliatório institucional e a necessária adesão de toda comunidade acadêmica da Faculdade de Ilha Solteira.

CPA – Comissão Própria de Autoavaliação

Possui resolução e regulamento próprio aprovado pelo Comitê de Gestão garantindo representatividade de segmentos e vedando maioria absoluta.

Princípios: Necessidade de avaliação; reconhecimento da legitimidade dos princípios norteadores e critérios; envolvimento dos segmentos; globalidade; impessoalidade; respeito à identidade institucional; continuidade; regularidade; disposição para mudança.

Objetivos: Manter os setores informados sobre excelência, deficiência e carência para tomada de decisões corrigindo-as e estimulando o que se mostrou como de excelência, revendo o PDI e mantendo a avaliação institucional como:

a) processo contínuo de aperfeiçoamento do desempenho;
b) ferramenta p/ planejamento, gestão e prestação de contas. Essas diretrizes são desdobradas em perspectivas de resultados: atualização de PPC, projetos administrativos; solução para problemas estruturais e funcionais; detecção de necessidades, possibilidades e potencialidades para ações recíprocas da IES com a sociedade; planejamentos pedagógicos administrativos; diagnóstico da clientela para oferta de cursos; indicação de áreas para pós-graduação; detecção das necessidades educacionais emergentes; identificação dos melhores procedimentos acadêmicos e lideranças intelectuais para criar novos conhecimentos; melhoria nas relações com a comunidade acadêmica e outras instituições.

Procedimentos: Consideram-se 10 dimensões: missão e PDI; ensino; pesquisa; pós-graduação; extensão; responsabilidade social; comunicação; recursos humanos; gestão; infraestrutura; planejamento e avaliação; atendimento ao estudante; sustentabilidade financeira.

Metodologia: Os segmentos respondem a questionários, entrevistas, analisam aspectos positivos e negativos dos cursos, discutem as debilidades e fortalezas da IES para sugerir melhorias. A CPA dentro da Faculdade de Ilha Solteira tem sua avaliação geral de forma semestral (as normas dizem que devem ser realizadas anualmente) envolvendo discentes, docentes, coordenadores, diretores, técnico-administrativos, egressos, sociedade civil. Categorias e indicadores aplicados a este instrumento são construídos retratando a realidade e expectativas dos interessados propiciando diagnósticos confiáveis classificados da seguinte forma:

- Graduação e Pós-graduação: procura por curso; matrícula/evasão/frequência no curso; corpo docente e aulas;
- Extensão e Atividades Complementares: alunos na extensão; cursos de extensão; atividades abertas à comunidade externa e eventos culturais realizados; atividades complementares; estrutura; convênios e parcerias p/ inserção dos alunos na comunidade;
- Avaliações Externas: conceitos satisfatórios no reconhecimento de cursos; imagem da IES favorável na sociedade e ex-alunos;
- Corpo Docente: na extensão/atividades complementares/programas de capacitação/estudos de aperfeiçoamento/pós-graduação; docentes avaliados positivamente pelos alunos/coordenação;
- Infraestrutura: Biblioteca, salas de aulas, laboratórios e informática; informatização institucional; recursos audiovisuais; instalações gerais; área de lazer; acessibilidade; instalações para extensão/estágio; limpeza; iluminação; segurança; ventilação.

A cada período da avaliação é organizada, pela CPA e Direção, uma campanha motivadora para participação na pesquisa de todos os estudantes, docentes e técnicos administrativos.

Resultados e divulgação: De posse dos resultados, a CPA estuda, gera e acompanha as ações de melhoria pedagógico-administrativas cabíveis e esperadas. A seguir, é dado retorno aos segmentos envolvidos para que conheçam o Plano de Ação de Melhoria, focado na implementação das mudanças e projetos das metas propostas. O retorno dos resultados é feito através de: divulgação na IES e cursos; ao docente pelo desempenho; reuniões com funcionários e docentes; reuniões com os alunos.

O que fazer com os resultados?

A CPA tem procurado fazer com que os resultados sejam um ponto de partida para mudanças de posturas, de atitudes, decisões e encaminhamentos indispensáveis ao fortalecimento do ensino em toda a sua dimensão em que se insere a Faculdade de Ilha Solteira. Para que se preste a reavaliar, rever e redefinir as práticas.

A CPA buscando otimizar efetivos resultados para o conjunto institucional. Para tal, faz se mister apresentar à comunidade toda os resultados obtidos na avaliação, o que realmente acontece. Assim, todos tornam se agentes da cobrança de mudanças em direção a corrigir as falhas apontadas na avaliação em questão.

 

Membros da CPA

Giovana Oliveira Salmazo - Coordenadora;
Marcos Antonio Dias - Docente;
Vanusa Martins de Souza Loureiro - Dicente;
Sérgio Takeshi Sato - Técnico-Administrativo;
Nayara Soares Balbino Rover - Sociedade Civil;

Arquivos


Documento Download
Regulamento da Comissão Própria de Avaliação
Relatório CPA 2013