CURSOS




Pedagogia

Graduação: Licenciatura






Presencial







()

INSCREVA-SE           


Descrição

O curso de Pedagogia tem por identidade central a formação do pedagogo docente para atuação na educação infantil e nas primeiras séries do ensino fundamental. Além desta formação docente também está contemplada a formação do pedagogo – docente para a atuação na Educação de Jovens e Adultos.

Como aprofundamentos o curso oferta sólida formação para a atuação do pedagogo não docente apto a atuar nas áreas de gestão escolar (Administração e Supervisão), planejamento, avaliação, educação inclusiva além da possibilidade de atuação na área de pesquisa em educação.

Outra possibilidade que emerge é a da atuação em espaços de educação não formal em Organizações não governamentais (ONGs) e em empresas.

Duração

O curso de Pedagogia da FAISA tem duração mínima de quatro anos, após os quais o estudante está licenciado a exercer o magistério na educação infantil, nas séries iniciais do ensino fundamental e na educação de jovens e adultos. Além disto, está apto para atuar na Gestão de Escolas e Sistemas de Ensino. A estrutura curricular do curso compreende disciplinas visando à formação comum do pedagogo e disciplinas específicas que possibilitam ao estudante fazer os aprofundamentos necessários para o exercício das atividades profissionais do pedagogo onde quer que ele seja requerido no mundo do trabalho. Tal formação ainda contempla o Trabalho de Curso, atividade em que o estudante pode fazer livremente o aprofundamento que achar mais interessante na sua formação e também 200 horas de atividades acadêmico científico-culturais.

Perfil Profissional

Quem se forma em Pedagogia tem oportunidade de trabalhar como Professor e também no planejamento e implantação de Programas Educacionais, ligados ou não ao sistema regular de ensino.

O pedagogo poderá atuar em equipes de planejamento junto às Secretarias Municipais de Educação, para planejar e desenvolver programas de formação contínua em serviços destinados aos professores; para participar de equipes multidisciplinares que elaboram programas de educação à distância e acompanham processos de inclusão escolar; e, também, poderá atuar em campanhas para formação de recursos humanos no interior de instituições públicas ou privadas, etc.

Não se pode deixar de reconhecer a inserção, principalmente a partir dos anos 1990, do pedagogo no cenário empresarial atuando enquanto elemento de fomento a formação continua dos profissionais das empresas (Educação Empresarial), além de outras possibilidades.

Atuação do Pedagogo

- Professor nas etapas da Educação Infantil, das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e também da Educação de Jovens e Adultos;
- Supervisor /Diretor / Coordenador em escolas públicas e particulares;
- Supervisor / Diretor / Coordenador em creches e escolas de educação infantil;
- Supervisor de Ensino nos sistemas de ensino público e privado;
- Seleção e treinamento de pessoal em empresas;
- Serviços de difusão cultural e de comunicação de massa: jornais, revistas, televisão, editoras, rádio, agências de publicidade, etc;
- Assessoria pedagógica;
- Dirigente de ensino do sistema público de educação estadual e municipal;
- Membro especialista de equipe multidisciplinar;
- Assessor e/ou consultor em órgãos sub-regionais, regionais e centrais da administração do sistema de ensino público;
- Educador em instituições de educação especial;
- Educador em programas de educação não formal no terceiro setor (Organizações não governamentais – ONGs).

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo